Buscar

Eficácia do Vinagre como Sanitizante na Alface

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTACIO DE TERESINA
Disciplina: Tecnologia dos Alimentos
Docente: Andrea Nunes Mendes de Brito
Discente: Anna Tamyres Nunes Sousa
Resenha Artigo:Análise da Eficácia do Vinagre como Sanitizante na Alface.
O estudo presente no artigo analisa a eficácia de um produto como sanitizante em hortaliças, sendo a sanitizaçao um procedimento que se faz necessário para a redução significativa de microrganismos
Como referido observou se um aumento de procura da população em mudar os hábitos alimentares em busca de uma melhor qualidade de vida. Sendo as hortaliças alimentos que contribuem nutricionalmente ao individuo como para a promoção de sua saúde, recomendando se assim higienização adequada dos alimentos.
A hortaliça utilizada para analise no estudo foi a alface e o produto como sanitizante o vinagre, a alface desde a sua colheita já pode ter sido contaminada.Segundo o autor ele menciona ( FRANK e TAKEUSHI, 1999) em que afirma que a lavagem das hortaliças em água corrente de boa qualidade pode reduzir em ate 90 % da carga microbiana dos vegetais, o que não é suficiente tendo em vista os níveis seguros de consumo.Por isso a necessidade da adição de santizantes.
O autor ao utilizar o vinagre para sua amostra não expôs suas propriedades, mas acredita se que devido as sua acidez foi o objeto de estudo.
Como método de pesquisa reuniu alfaces de seis pontos,separando-a a uma parte submetida ao tratamento do vinagre a outra parte não para comparar,passados pelo processo de lavagem em água corrente submetem-dos ao tratamento na quantidade de 125/1litros de água por 15 min.
Após feita a contagem padrão de bactérias aeróbicas mesófilas de bolores e leveduras e de coliformes tanto fecais quanto total, obteve os seguintes resultados: Há uma redução significativa em comparação da alface tratada e não tratada quanto ao numero de coliformes fecais dado possivelmente a acidificaçao do meio do uso do vinagre.Por fim o resultado obtido é a redução mas não de forma satisfatória e esperada não estando dentro dos padrões estabelecidos pela ANVISA.
Em comparação o hipoclorito tem melhor resultado com a redução total de coliformes fecais,A respeito da contagem padrão dos bolores, leveduras observou se também que não houve nenhuma redução significativa no numero de colonias comparada com as alfaces que não passaram pelo tratamento do vinagre.
Conclui se portanto que tendo em vista as amostras coletadas e os resultados apresentadas pelo autor no estudo pode se perceber que o como sanitizante o vinagre não apresenta eficácia, necessitando de mais estudos sobre em quesitos de padronização do tempo e concentração do produto.

Outros materiais