Buscar

prova avaliação institucinal

Prévia do material em texto

1.
		Leia o fragmento a seguir para responder a questão: "[...] a avaliação institucional é um processo intencional, resultado de vontade e opção políticas, um conjunto coerente de conceitos e práticas deliberada e socialmente organizados, estruturados e implementados. Entretanto, em que pese a racionalidade desse processo, não se deve esquecer também as suas tramas nutridas de contradições e dissensos, como costuma ser todo processo social" (DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da Educação Superior. Petrópolis; Vozes, 2000, p. 115). Sendo a Avaliação Institucional um processo social que se desenvolve no âmbito da Educação Superior e que passa pelas necessárias etapas evolutivas visando superar de algum modo contradições e dissensos, marque a alternativa que demonstra a sequência dos processos de Avaliação da Educação Superior no Brasil.
	
	
	
	Comissão Nacional Para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão.
	
	
	Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre os benefícios de uma avaliação pautada nos exames nacionais, podemos afirmar:
	
	
	
	A avaliação tem validade quando pauta somente pela legitimidade técnica.
	
	
	Quando se cria na escola a cultura da avaliação, permitindo que tanto professores quanto os demais integrantes das equipes da escola reflitam sobre a melhoria contínua.
	
	
	Permite respeitar a identidade e a unicidade institucional em um sistema unificado.
	
	
	Os processos de avaliação, mesmo que contínuos, não permitem análise dos pontos fortes e das fragilidades da instituição.
	
	
	A avaliação possibilita a criação de uma sociedade que se pauta em princípios a autocráticos de participação coletiva.
	
Explicação:
Criar a cultura da avaliação, compreendendo-a como um processo educativo, jamais punitivo, em face das possibilidades de refletir sobre a realidade evidenciada e imlementar strategias para suplantar as fragilidades identificadas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Dentre as funções da avaliação aquelas que permitem fazer um levantamento das condições concretas da oferecidas aos alunos para adotar medidas de reforço e melhoria do processo educativo institucional, essencialmente são as funções:
	
	
	
	diagnóstica e formativa
	
	
	formativa e somativa.
	
	
	diagnóstica e verificadora
	
	
	reguladora e normativa.
	
	
	somativa e classificatória
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma proposta de avaliação deve ser coerente com princípios, critérios e premissas que funcionem como fundamentação social e política para a operacionalização dos processos. Assinale a seguir, a única alternativa que NÃO REPRESENTA um tipo de princípio relacionado às propostas de avaliação:
	
	
	
	O Estado supervisiona e regula a educação superior. 
	
	
	A avaliação precisa ter uma legitimidade técnica.
	
	
	A educação é um direito social e dever do Estado.
	
	
	Os processos de avaliação não devem ocorrer de maneira contínua.
	
	
	Os processos avaliativos precisam construir a globalidade.
	
Explicação:
Continuidade:
Os processos de avaliação devem ser contínuos e permanentes, não episódicos, pontuais e fragmentados. Processos contínuos criam a cultura da avaliação educativa internalizada no cotidiano da escola e possibilitam uma análise constante dos pontos fortes e das fragilidades da instituição enquanto responsável pelo processo educativo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A educação é um direito de todos e dever do Estado. Este princípio constitucional  deve ser fundamentado, também,  na responsabilidade social das instituições educativas que devem EVITAR:
	
	
	
	Supervisionar o ensino  para efeitos de garantia de qualidade.
	
	
	Ser contínua, permanente  e de modo participativo .
	
	
	Desconsiderar suas responsabilidades face aos resultados de avaliações externas.
	
	
	Abranger as múltiplas dimensões da avaliação em  seu projeto educativo.
	
	
	Prestar contas à sociedade do ensino que desenvolvem.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		TODA INSTITUIÇÃO SUPERIOR POSSUI UM GRUPO REPRESENTATIVO QUE TEM A FUNÇAO PRINCIPAL DE GERENCIAR OS DADOS COLIDOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA, VERIFICAR AS REAIS NECESSIDADES, SENSIBILIZAR TODOS DO GRUPO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO, ETC.. Qual das opções abaixo representa este grupo?
	
	
	
	Comissão Própria de Avaliação - CPA
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
	
	
	Avaliação Própria Comparada - APC
	
	
	Plano Nacional de Avaliação da Educação - PNE
	
	
	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
	
		
		Dúvidas catalogadas relacionadas com esta questão
	
	
	
	
	 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MODELO DE AVALIAÇÃO DO MEC E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
		
	
	Princípios de avaliação
	
		
	
	Regulação e controle
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Um dos princípios da avaliação educativa deve ser um processo democrático e participativo e deve ser assumida como parte importante de uma política de educação. Esta afirmação:
	
	
	
	Corresponde ao princípio da avaliação nacional para controle técnico-administrativo do ambiente escolar.
	
	
	Indica que o processo avaliativo no Brasil é episódico e pontual.
	
	
	Corresponde a um dos princípios de uma avaliação democrática preconizado pelo princípio da prática social com objetivos educativos.
	
	
	Não corresponde a um dos princípios da avaliação institucional.
	
	
	A afirmação está parcialmente correta, uma vez que a avaliação educativa, ainda que seja um processo democrático, não se constitui em uma política de educação.
	
Explicação:
Evidenciar que a avaliação institucional se constitui em uma política de educação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os pressupostos básicos para a realização de um projeto democrático e formativo de avaliação, de acordo com Janssen Felipe da Silva são:
	
	
	
	elaborar o projeto político pedagógico, pedagogia diferenciada, compromisso social;
	
	
	pesquisa, currículo flexível, compromisso social.
	
	
	currículo flexível, pedagogia diferenciada,compromisso social;
	
	
	pedagogia diferenciada, pesquisa, centralidade na aprendizagem, abertura às mudanças;
	
	
	escola como lócus de aprendizagem, pedagogia diferenciada, abertura às mudanças;

Continue navegando