Buscar

Carboidratos: Funções, Classificação e Perigos

Prévia do material em texto

CARBOIDRATOS
Alunos: Beatriz, Elaine, Emanuele, Jorge e Yuri
O que são ?
Trata-se da molécula mais abundante na natureza
Moléculas gigantes
Diversas funções 
FUNÇÕES
Fornecer energia
Por meio da alimentação
2. Armazena energia
Energia luminosa convertida em energia química
Fotossíntese
Forma o amido 
3. Estruturação celular
Estrutura fixa
Regula o acesso de água 
CLASSIFICAÇÃO
Monossacarídeos
são açúcares que apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura 
Oligossacarídeos
moléculas solúveis em água
Sofre a “Síntese por Desidratação”
dissacarídeos.
Polissacarídeos
insolúveis em água
Moléculas grandes 
CARBOIDRATOS SIMPLES X CARBOIDRATOS COMPLEXOS
formados por um ou dois açúcares
são chamados de "calorias vazias" 
Possuem mais de três açúcares
são ricos em amidos.
CARBOIDRATOS BONS X CARBOIDRATOS RUINS
Alimentos encontrados na natureza
Produtos industrializados e ricos em açúcar
IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO
faz parte do grupo macronutrientes
em excesso pode causar doenças
é importante no processo de queima de gordura
são fontes de energia
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE DISTÚRBIO DO METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Os distúrbios do metabolismo de carboidratos são distúrbios metabólicos hereditários. Os distúrbios hereditários ocorrem quando os pais transmitem aos filhos os genes defeituosos que causam esses distúrbios.
Os distúrbios do metabolismo de carboidratos incluem
Galactosemia
Doenças de armazenamento do glicogênio
Intolerância hereditária à frutose
Distúrbios do metabolismo do piruvato
PERIGOS DO EXCESSO DE CARBOIDRATOS
OBESIDADE
Cada grama de carboidratos contém 4 calorias, e alguns alimentos podem conter dezenas de gramas de carboidratos. Ou seja, somam centenas de calorias.
Consumir calorias em excesso leva ao aumento de peso e diversos outros problemas; o seu organismo vai armazenar qualquer energia extra como gordura.
Como consequência, isso aumenta as chances de desenvolver a obesidade e o sobrepeso.
2. FUNÇÃO COGNITIVA
Gordura e carboidratos geralmente têm uma relação inversa na dieta.Por exemplo, a maioria das pessoas mantém a ingestão de proteínas um pouco estável; e é mais comum as pessoas que consomem mais carboidratos e açúcar, consumirem menos gorduras saudáveis.
Isso é perigoso, pois o corpo precisa de gorduras saudáveis ​​para manter a função cerebral adequada, controle do humor e regulação hormonal.
3. Diabetes Tipo 2 E A Insulina
Normalmente, o açúcar no sangue serve como fonte de energia para suas células.Contudo, carboidratos refinados – carboidratos de açúcar ou brancos como pão branco e macarrão – são digeridos rapidamente e causam o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Ao longo do tempo, comer muitos carboidratos pode afetar negativamente sua capacidade de controlar seus níveis de açúcar no sangue.
Por isso, as pessoas que comem uma dieta com índice glicêmico mais alto, com alimentos ricos em carboidratos, aumentam os picos de açúcar no sangue – correm maiores riscos em desenvolver diabetes tipo 2.
4- Doença Cardiovascular
Uma dieta contendo muitos carboidratos também pode elevar seu nível sanguíneo de triglicerídeos, um tipo de gordura não saudável que viaja em seu sangue.
Além disso, pode diminuir os níveis sanguíneos de lipoproteína de alta densidade, muitas vezes referido como o colesterol bom, de acordo com o Instituto Linus Pauling.
Os níveis elevados de triglicerídeos, juntamente com níveis relativamente baixos de lipoproteínas de alta densidade; podem aumentar significativamente o risco de doença cardíaca, também pode ter efeitos negativos sobre os vasos sanguíneos.
5- Problemas Digestivos
O excesso de carboidratos na alimentação, pode resultar em problemas digestivos.
Excesso de carboidrato sem fibras, não permite um bom funcionamento intestinal. O aumento excessivo e rápido de fibras, causa desequilíbrio intestinal.
6- Pressão Alta
O excesso de insulina pode ser a causa oculta por trás da hipertensão arterial. A insulina força os rins a reter o sódio, resultando em retenção de líquidos.À medida que o corpo retém mais líquido e aumenta o volume sanguíneo, a pressão arterial começa a aumentar.
A insulina excessiva também aumenta a espessura das paredes arteriais, tornando-as menos elásticas e mais estreitas, o que impulsiona a pressão arterial.
A insulina também estimula as supra renais para restringir os vasos sanguíneos, aumentando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial.
7- Síndrome Metabólica
Outra consequência do excesso de carboidratos é o desenvolvimento da síndrome metabólica.
De acordo com a American Heart Association, a síndrome metabólica é caracterizada por um grupo de fatores de risco que incluem resistência à insulina, obesidade, pressão arterial elevada e colesterol alto, risco de coagulação sanguínea e aumento da inflamação.
BIBLIOGRAFIA
https://www.biologianet.com/biologia-celular/carboidratos.htm#:~:text=%E2%86%92%20Fun%C3%A7%C3%B5es%20dos%20carboidratos&text=Destacam%2Dse%3A,a%20realiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20atividades%20celulares.&text=Nos%20vegetais%2C%20o%20carboidrato%20de,de%20reserva%20%C3%A9%20o%20glicog%C3%AAnio
https://drjulianopimentel.com.br/artigos/excesso-de-carboidratos-perigoso/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-metab%C3%B3licos-heredit%C3%A1rios/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-dist%C3%BArbios-do-metabolismo-de-carboidratos
https://semprebem.paguemenos.com.br/videos/carboidratos-e-doencas-cronicas
https://www.slideshare.net/IcaroWine/doenas-causadas-pelos-excessos-de-carboidratos
https://www.todamateria.com.br/carboidratos-funcao-classificacao/
https://www.todamateria.com.br/carboidratos-ou-glicidios-o-que-sao/

Continue navegando