Buscar

Trabalho de Aparelho Locomotor (APS)

Prévia do material em texto

Trabalho de Aparelho Locomotor
Ruptura de Ligamento Cruzado Anterior
Professora: Luciana Costa
Aluno: Airton da Silva Bomfim Júnior
Outubro de 2020
Rio de Janeiro
Analise o caso clínico
· Atividade 1
Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.
1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho? 
R: Os ligamentos se cruzam formando um X, o ligamento cruzado anterior fica na frente, e o ligamento cruzado posterior atrás. Os ligamentos cruzados controlam o movimento do joelho para frente e para trás. O ligamento cruzado anterior cruza longitudinalmente o centro do joelho. Ele impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur, além de conferir estabilidade rotacional ao joelho. 
São eles: 
1) Ligamento cruzado anterior (LCA),
2) Ligamento cruzado posterior (LCP),
3) Ligamento patelar, 
4) Ligamento colateral fibular (LCL),
5) Ligamento colateral tibial (LCM),
6) Ligamento poplíteo oblíquo, 
7) Ligamento poplíteo arqueado.
2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
R: Anatomia do joelho: O joelho é a articulação intermediária dos membros inferiores (MMII), pois encontra-se entre a articulação do quadril e a articulação do tornozelo, e é responsável por absorver parte dos impactos dos MMII e fornecer estabilidade durante a macha. As articulações do joelho são formadas por quatro ossos: o fêmur, a tíbia, a patela e a fíbula. 
Estes ossos se articulam formando 3 articulações: 
1) Fêmoro -Tibial: Entre o fêmur e a tíbia;
2) Fêmoro - Patelar ou Patelo - Femoral: Entre o fêmur e a patela; 
3) Tíbio-Fibular Proximal: Entre a tíbia e a fíbula
3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados 
R: Há apenas duas décadas, a reabilitação após reconstrução do (LCA) envolvia longos períodos de imobilização completa do joelho em uma posição de flexão e um período extenso (geralmente 6-8 semanas) de apoio de peso restrito. Com os avanços nas técnicas cirúrgicas e uma compreensão melhor da regeneração dos tecidos, a mobilização pós-operatória e o apoio de pesos precoces têm-se tornado padrão após uma reconstrução intra-articular no LCA.
4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo
R: Um começo de tratamento leve, e um acompanhamento de um Fisioterapeuta, e ter cuidados com esforços físicos. como é uma lesão complicada de algum de lesão alta.

Continue navegando