Buscar

Estudo de Caso - Módulo B - Fase II - Nota 100

Prévia do material em texto

Educação pela cidade: diferentes tempos e espaços
A Universidade de São Paulo mantém há 25 anos o programa USP Aberta à Terceira Idade com o objetivo de proporcionar formação, promoção da saúde, bem-estar psicológico, social e da cidadania, além de estimular a troca de saberes entre as gerações. A partir deste ano o programa passou a se chamar USP60+ com atividades realizadas em São Paulo e diversas cidades do interior. Há programas esportivos como dança circular, ginástica adaptada, musculação, pilates, yoga e oficinas culturais com especialistas sobre: empreendedorismo, cordel, origami e artesanato. Todas as atividades são gratuitas e qualquer pessoa com mais de 60 anos pode participar. Em Jundiaí-SP, cidade vizinha onde moro, encontramos o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Vista Alegre. Este Centro é um equipamento público estatal, instalado em área de vulnerabilidade social, que abriga em seu espaço atividades culturais, esportivas, educacionais e serviços socioassistenciais para toda família. O lugar oferece cursos de capacitação profissional, diversas oficinas, atividades esportivas e apresentações culturais. A cidade onde resido, Jarinu-SP, tem na agricultura a base da sua economia e faz parte do “Circuito das Frutas” do estado de São Paulo. São destaques na região a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui e figo. A gastronomia regional é muito rica e com o objetivo de promover, incentivar e divulgar a produção e cultura locais, em parceria com o meu Polo Presencial, é possível organizar uma feira/exposição com comidas típicas e doces artesanais preparados pela comunidade. Apesar do município não possuir um espaço cultural público o evento poderá ser realizado no ginásio de esportes e contar com a participação da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros da cidade. Além de promover o trabalho e o empreendedorismo local, este projeto visa estimular o turismo rural e proporcionar ao público uma viagem nas cores, cheiros e sabores da culinária regional. 
O Polo Turístico do Circuito das Frutas congrega municípios que são referências na fruticultura do Estado de São Paulo, sendo uma região cuja produção de frutas é a base econômica para muitos produtores, incentivando assim o turismo rural.
Em 1994, a Universidade de São Paulo - USP criou o programa Universidade Aberta à Terceira Idade - UATI.
A partir de 2019, o programa passou a se chamar USP 60+ e oferece disciplinas regulares dos cursos de graduação da USP e atividades esportivas e físicas para pessoas idade a partir de 60 anos.
As atividades são realizadas nas unidades da USP nos campi de São Paulo, USP Leste, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.
A Universidade de São Paulo Com o objetivo de proporcionar uma formação e aprimoramento constante para a terceira idade, através da aquisição de novos conhecimentos, promoção da saúde, o bem-estar psicológico, social e da cidadania e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações, 
No entanto, em 2019, começaram a surgir questionamentos sobre a melhor forma de se referir a esse público acima dos 60 anos de forma mais inclusiva e objetiva, sem juízo de valor, preconceitos ou cargas negativas. Tendo em vista que esse público vem crescendo muito, ele representa cada vez mais uma população heterogênea, com grandes diferenças entre os indivíduos que a compõem. Dessa forma, a partir de 2020 o programa passa a se chamar USP 60+.
Pessoas com mais de 60 anos podem estudar e se divertir na USP
Há vagas em disciplinas regulares na graduação ou em cursos e atividades culturais e esportivas em sete cidades de São Paulo
A USP abrirá inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2019 do programa USP Aberta à Terceira Idade (UATI). São 5.265 vagas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP em São Paulo e nos campi do interior. Há ainda atividades como cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Houve um aumento de 23% de vagas com relação ao segundo semestre de 2018.
Gestão de negócios, instalações elétricas, educação ambiental, ciência política e produção audiovisual estão entre os 246 cursos disponíveis. Eles são ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas a maioria não.
Também há vagas em programas esportivos como dança circular, ginástica adaptada, musculação, pilates e yoga e atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como empreendedorismo, cordel, origami e artesanato.
Inscrições
A relação completa de atividades está disponível no site. Todas as atividades são gratuitas e qualquer pessoa com mais de 60 anos pode participar.
As inscrições para disciplinas regulares devem ser realizadas de 11 a 15 de fevereiro. As vagas são limitadas e disponíveis por ordem de chegada. Cada unidade define seu calendário de inscrição para as atividades complementares, portanto, é necessário observar as informações de cada atividade na consulta ao site do USP Aberta à Terceira Idade.
Sobre o programa
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Ele proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade e se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.
“Esperamos, neste semestre, expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade e para isso estamos oferecendo mais vagas e novos cursos. Além das atividades, o USP Aberta à Terceira Idade tem parceria com a Unibes Cultural em atividades que debatem temas como cuidados, direitos, arte e capital social”, relata Egídio Dórea, médico nefrologista e coordenador do programa.
Além da parceria com a Unibes, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Unifesp firmou acordo com o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP com o intuito de trazer novas experiências para os participantes do programa a partir de palestras mensais.
Mais informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, e-mail 3idade@usp.br

Continue navegando