Buscar

pcc da fundamentos da educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CURSO: FUNDAMNETOS DA EDUCAÇÃO
PCC DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Docente: Regina Fatima Cury Azevedo
Discente: Josiane da Silva
Tuma:	Fundamentos da Educação (EEL0038\3619949) 9003
(202002355077)
Carlinda, MT
22 de outubro 2020
PCC DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
Na sociedade brasileira, a desigualdade socioeconômica é vista nas seguintes áreas: educação, saúde, trabalho (emprego) e poder de compra (ganho salarial). Nesta direção, podemos considerar que a desigualdade socioeconômica também é considerada um fruto da falta de oportunidades e condições financeiras das pessoas.
Em nosso país, muitos jovens pobres que saem do ensino médio não conseguem se posicionar rapidamente no mercado de trabalho, como consequência disto, a criminalidade e as desigualdades socioeconômicas aumentam. Desta forma, podemos considerar que a desigualdade socioeconômica está associada/relacionada à falta de oportunidades.
O crescimento econômico de uma sociedade não se traduz automaticamente em qualidade de vida e, muitas vezes, o que se observa é o reforço das desigualdades. É preciso que este crescimento seja transformado em conquistas concretas para as pessoas: crianças mais saudáveis, educação universal e de qualidade, ampliação da participação política dos cidadãos, preservação ambiental, equilíbrio da renda e das oportunidades entre toda a população, maior liberdade de expressão.
Algumas das causas da desigualdade são:
· Má distribuição de renda – e concentração do poder;
· Má administração de recursos – principalmente públicos;
· Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro para as empresas e os donos de empresa, melhor;
· Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação;
· Falta de oportunidade de trabalho.
A educação básica universal e de qualidade é uma das principais mediações para que o Brasil possa diminuir o ciclo da pobreza e reduzir as desigualdades social. Isso promove o desenvolvimento e possibilita que as pessoas possam usufruir desse desenvolvimento, diminuindo as desigualdades sociais e aumentando a oportunidade entre as pessoas.
Além de uma educação universal e de qualidade é necessário aumentar a participação feminina na força de trabalho. Esta foi uma das forças que seguraram o aumento da desigualdade nos últimos anos, não focar só na criação, mas sim na qualidade dele.
BIBLIOGRAFIA
A Temática das Desigualdades Socioeconômicas na Escola: Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_geo_artigo_maria_angela_semkiw_perussolo.pdf. Acessado em:14/10\2020.
Desigualdade Social: Disponível em: https://www.politize.com.br/desigualdade-social/ Acessado em:14\10\2020.

Continue navegando