Buscar

AQUISIÇÃO DA LINGUA DE SINAIS COM L1 PROVA discursiva final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Aquisição da Língua de Sinais para Surdo como L1 (LBR02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656024) ( peso.:4,00)
Parte superior do formulário
	1.
	Pesquisas provam que a aquisição da Língua de Sinais e das línguas orais ocorrem de forma equivalente. A aquisição de linguagem é um processo emocionante e está dividida em quatro estágios: período pre-linguístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e o estágio das múltiplas combinações. Disserte sobre as características de cada um desses estágios.
	Resposta Esperada:
O período pré-linguístico (abrange o período desde o nascimento até aproximadamente os 14 meses de idade). A criança surda, até um ano de idade, produz os balbucios e depois deixa de produzir a continuidade da comunicação oral por não ter o input (estímulo) da audição. Os balbucios oral e manual se desenvolvem de forma paralela nos bebês surdos e ouvintes, ou seja, o bebê surdo apresenta os mesmos tipos de balbucio que o bebê ouvinte. A surdez do bebê não o impede de balbuciar oralmente até certo período. No estágio de um sinal (desde os 12 meses de idade até por volta dos 2 anos) o uso da apontação desaparece. Crianças menores de 2 anos não utilizam o sistema pronominal. No estágio das primeiras combinações, começam a utilizar o sistema pronominal. A apontação é usada de forma incorreta (falam de si mesmas apontando para o outro, no caso, o mediador). As crianças mudam de apontamento para os primeiros sinais, primeiras combinações. Usam combinações simples, relacionam fatos como aqui e agora, além de marcar sentenças interrogativas e usam a expressão facial com bastante intensidade, como o uso do não sem ser manual, mas com o movimento da cabeça para dizer o não. É comum as crianças incluírem alguns classificadores em seus primeiros sinais ou combinações. Neste estágio, temos o período crítico para a aquisição da linguagem. Esse período é chamado de crítico porque é considerado o mais propício/adequado para a aquisição da linguagem. Já no Estágio de múltiplas combinações (entre dois anos e meio e três anos) ocorre a explosão de vocabulário. A partir dos 3 anos costumam utilizar o sistema pronominal com alguns erros e a apontação é usada de forma incorreta (falam de si mesmas apontando para o outro, no caso, o mediador). Aos quatro anos de idade, as crianças já se comunicam com intencionalidade mais definida, usam configuração de mãos dentro do contexto.
	2.
	Existe uma grande movimentação mundial quanto ao uso das línguas de sinais para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial do indivíduo surdo. Dessa forma, se tem valorizado cada vez mais a metodologia do bilinguismo nas escolas como sendo a mais importante. Neste contexto, existem as variações linguísticas em língua de sinais dentro de cada país. A respeito desse tema, disserte e exemplifique sobre as varições linguísticas de LIBRAS.
	Resposta Esperada:
*A variação linguística é resultado da influência histórica de cada geração. São acontecimentos gerados por meio da língua de uma sociedade. *As línguas evoluem e suas variações podem ser vistas durante a comunicação entre os pares falantes da mesma língua. *Em libras essas variações podem ser históricas, sociais e regionais. *Na variação regional, há vários sinais com o mesmo significado. Um exemplo disso, em Português, é a palavra "mandioca", que, dependendo da região do país, ela pode ter nomes diferentes, como macaxeira; a palavra pode mudar, porém, o significado é o mesmo. *Temos também o exemplo da palavra ou o sinal de "Verde", há duas formas de sinalizá-lo, e o uso das duas formas depende da região.
Parte inferior do formulário

Outros materiais