Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Atividade a Distância 1 (AD1) – 1º SEMESTRE / 2017 
Disciplina: Fundamentos da Educação IV 
Coordenadora: Profª. Lúcia Aparecida Valadares Sartório
Tutora a Distância: Profª. Erika Lins
GABARITO
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1
Nome: __________________________________________Polo: _____________
Curso: _____________ Nota:_______ Tutor (a) Presencial: ________________
1) Que fatores distinguem o senso comum e o pensamento científico?
Argumentação sugerida: 
O conhecimento amparado no sensu comum traz elementos do cotidiano, observação empírica dos fatos, as primeiras impressões obtidas para se formular um juízo de valor. 
O pensamento científico toma as primeiras impressões e observações como ponto de partida para superar o campo das aparências e conhecer as causas dos problemas, desvendar os diversos fatores que provocaram o resultado de uma dada situação. Como citado no Caderno CEDERJ IV, há uma larga distinção entre sensu comum e pensamento científico:
“O que, exatamente, o sociólogo observará ao abrir a porta da sua casa? Em primeiro lugar, o sociólogo buscará compreender a sua paisagem a partir de métodos, conceitos, referências teóricas, comparações com outras realidades e culturas e regras de verificação. Isso porque a Sociologia é um campo de conhecimento científico que tem como objetivo compreender os fenômenos sociais, os indivíduos e suas formas de coesão social; examinar as estruturas sociais (organizações, comunidades); identificar as categorias sociais (classe, gênero, raça), as instituições (parentesco, economia, política e religião). Compreender como essas forças sociais formam nossas vidas, especialmente aquelas que afetam nossa consciência ou ignorância, nossas atitudes, ações e oportunidades é o objetivo principal da Sociologia.
 Isso quer dizer que o pensamento sociológico produz um tipo de conhecimento bastante diferente e mais complexo do que aquele produzido pelo senso comum. Enquanto este naturaliza a realidade em que vivemos, a Sociologia procura desvendar relações, conflitos, regularidades e padrões, de modo a que vejamos coisas que, à primeira vista, não percebemos. Eis a chave: as coisas não são o que parecem ser” (Caderno CEDERJ IV, aula 1, p. 11)
2) A Terceira Semana da disciplina Fundamentos da Educação IV disponibiliza dois vídeos muito significativos sobre o ensino, especialmente na fala de José Carlos Libâneo, na qual evidencia o caráter específico da escola e o papel que exerce na sociedade. De que modo a escola disponibiliza espaço... 
De que modo a escola pode se tornar um espaço de curiosidade e estímulos para os estudantes superarem o senso comum e desenvolverem o pensamento científico?
Argumentação sugerida: 
José Carlos Libâneo destaca a importância da escola para a formação dos indivíduos e desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, e portanto, tem o dever de ensinar e assegurar o processo de aprendizagem dos estudantes, levando em consideração suas particularidades e características sociais e culturais de cada um.
Sem dúvida, a escola e o ato de ensinar compõe uma totalidade complexa e desafiadora, na qual a atuação do professor é de grande importância pela sua capacidade de compreender a dinâmica do mundo moderno, instigar a curiosidade de seus alunos, estimular a reflexão sobre todas as esferas do conhecimento. A partir do conhecimento dos seus alunos propiciar situações problematizadoras, buscar respostas, estimular diferentes níveis de raciocínio, a observação, comparação, a análise, a conclusão, a sistematização.
Assim, paulatinamente oferecer as bases para o desenvolvimento do pensamento conceitual, científico e aprender a ver a realidade para além do que parece ser.
2

Mais conteúdos dessa disciplina