Buscar

Estágio devido ao covid

Prévia do material em texto

4° Semestre Licenciatura em Pedagogia.
PONTE NOVA/MG
2020
DANIELA CÁSSIA MALAQUIAS DE CASTRO
Relatorio do etagio curricular obrigatorio educação infatil 
 Relatório apresentado a universidade Pitágoras Unopar, como requisito
 Parcial para o aproveitamento da disciplina de Educação infantil do 
 Curso licenciatura em Pedagogia. 
 Professores: Rita Cássia Leite de Andrade, (tutora a Distância)
PONTE NOVA/MG
2020
SUMÁRIO
1	RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS	4
2	RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	7
3	RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE	9
4	PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC	11
5	METODOLOGIAS ATIVAS	13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS	16
7 REFERÊNCIAS	17
1 LEITURAS OBRIGATORIAS
É de suma importância o estágio para a formação acadêmica, é neste momento que se decide se terá certeza ou não se de fato deseja ser um professor(a).
Dessa forma a hegemonia na literatura contemporânea dedica-se ao segmento da Educação Infantil em ideário anties-colar e torna-las referencias positivas para o seu futuro profissional. A temática tem o objetivo de defender o ensino como elemento fundamental do trabalho do professor junto à referida faixa etária.
Após a leitura observa-se que há três enfoques sobre a temática de interdisciplinaridade que são: o binômio cuidar-educar³ a perspectiva anties-colar elementos fundamentais da pedagogia Educação Infantil, o processo de ensinar e de aprender na escolarização formal e suas áreas de atuação.
3 O binômio cuidar-educar expressaria o objetivo principal do trabalho pedagógico junto à faixa etária atendida pela educação infantil (Faria, 2005; Cerisara,2004; Rocha, 1999) e aparece na literatura como algo que marcaria a identidade 
desse segmento educacional, concepção essa que se mostra presente também na documentação oficial.
Sempre há uma nova abordagem no processo de desenvolvimento infantil, descobrindo caminhos diferentes e formas sociais do psiquismo da criança e fazendo com que ela crie sua própria identidade. Tendo consciência da importância dessa etapa acadêmica é que podemos visionar o estudo critico das ciências, reconstrução e socialização com o método a ser abordado com a realidade educacional. 
A seguir apontarei algumas ideias e aspectos de autores que contribuíram com a temática abordada.
Maria Cândida Moraes (2002), na obra O paradigma educacional emergente, ressalta que, se a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude.
Na análise de Frigotto (1995, p. 26), a interdisciplinaridade impõe-se pela própria forma de o “homem produzir-se enquanto ser social e enquanto sujeito e objeto do conhecimento social”.
Edgar Morin (2005), um dos teóricos desse movimento, entende que só o pensamento complexo sobre uma realidade também complexa pode fazer avançar
a reforma do pensamento na direção da contextualização, da articulação e da Inter disciplinarização do conhecimento produzido pela humanidade. Para ele: [...] a reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (como a própria democracia, que é o sistema que se nutre de antagonismos e que, simultaneamente, os regula), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes. (p. 23).
Para Goldman (1979, p. 3-25), um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. Para ele, apenas o modo dialético de pensar, fundado na historicidade, poderia favorecer maior integração entre as ciências.
Mais voltado à pedagogia, Georges Gusdorf lançou na década de 1960 um projeto interdisciplinar para as ciências humanas apresentado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Sua obra La parole (1953) é considerada muito importante para entender a interdisciplinaridade. O projeto de interdisciplinaridade nas ciências passou de uma fase filosófica (humanista), de definição e explicitação terminológica, na década de 1970, para uma segunda fase (mais científica), de discussão do seu lugar nas ciências humanas e na educação a partir da década de 1980. 
Gadotti (1993) ressalta que atualmente, no plano teórico, se busca fundar a interdisciplinaridade na ética e na antropologia, ao mesmo tempo em que, no plano prático, surgem projetos que reivindicam uma visão interdisciplinar, sobretudo no campo do ensino e do currículo. No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e posteriormente da de Piaget. O primeiro autor influenciou o pensamento de Hilton Japiassu no campo da epistemologia e o de Ivani Fazenda no campo da educação.
Para Japiassu (1976), a interdisciplinaridade 548 Juares da Silva Thiesen Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008 caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto. A interdisciplinaridade visa à recuperação da unidade humana pela passagem de uma subjetividade para uma intersubjetividade e, assim sendo, recupera a ideia primeira de cultura (formação do homem total), o papel da escola (formação do homem inserido em sua realidade) e o papel do homem (agente das mudanças do mundo). Portanto, mais do que identificar um conceito para interdisciplinaridade, o que os autores buscam é encontrar seu sentido epistemológico, seu papel e suas implicações sobre o processo do conhecer.
Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura.
Maria Cândida Moraes (2002), ao discutir as implicações do paradigma educacional emergente, destaca a presença desse enfoque no construtivismo piagetiano, na pedagogia libertadora de Freire, na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, na teoria da complexidade de Morin, nas formulações de Capra, Papert, Prigogine, Bohm, Boaventura Sousa Santos e vários outros.
Nesse contexto, as propostas como assim nos falam os autores, é de suma importância o estágio na formação de profissionais capacitados, a formulação de um plano estratégico visa o desenvolvimento pessoal e profissional trazendo uma bagagem de oportunidades e conhecimento com a prática.
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO (PPP)
2.1 O QUE É O PPP E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE DOCUMENTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR? 
O projeto político pedagógico (PPP), é um instrumento fundamental para todas as instituições de ensino, e se encontra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional. É um documento que possibilita a comunidade escolar a desenvolver um trabalho coletivo, para discutir sobre os objetivos da instituição, e o que será feito para alcança-los. Contudo contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos.
2.2 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É UM DOCUMENTO NORMATIVO QUE DEFINE AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ALUNOS DEVEM SE APROPRIAR NA EDUCAÇÃO BASICA. SENDO ASSIM, TODAS AS ESCOLAS DEVEMORGANIZAR SEU CURRICULO A PARTIR DESSE DOCUMENTO. COMO AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SE INTERRELACIONAM COM O PPP?
As competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP, através das definições do currículo escolar, onde contém as aprendizagens previstas na BNCC, que demandam a incorporação de um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e práticas de formação integral nos vários âmbitos da escola, como base para nortear os caminhos pedagógicos.
2.3 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM ELEMENTO CRUCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, VISTO QUE OPORTUNIZA INDICIOS DOS AVANÇOS ESCOLARES E DOS PONTOS QUE PRECISAM SER APERFEIÇOADOS. EM RELAÇÃO AO PPP, DE QUE MODO A ESCOLA APRESENTA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO? 
As atividades avaliativas do educando deverão ser adequadas á faixa etária e ao período em que estiver matriculado. Objetivando uma avaliação contínua, a criança será constantemente acompanhada, orientada, mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo.
A avaliação considera o desempenho da criança, a capacidade em solucionar problemas propostos, diagnósticos dos avançados e dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem. 
A avaliação basear-se em observar atenta a criteriosa sobre as manifestações de cada criança, tendo reflexo sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do educando.
Não haverá avaliação quantitativa para efeitos de promoção ou reprovação, nem para ingresso no Ensino Fundamental. 
A Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional, juntamente com os professores, definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro da aprendizagem do aluno, com base nos aspectos cognitivo e psicossocial.
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
3.1 CONSIDERANDO OS CONHECIMENTOS ABORDADOS SOB A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, APONTE TRÊS ATIVIDADES QUE FAZEM PARTE DA ROTINA DE TRABALHO DO PROFESSOR E EXPLIQUE COMO ESSAS ATIVIDADES DEVEM OCORRER.
1º Acolhida e Acompanhamento do desempenho dos alunos: o registro nos auxilia na observação e na reflexão, a partir das vivências expostas no papel, é possível reviver este momento e assim, traz a percepção do significado que está “por trás” das brincadeiras e falas das crianças, originando a necessidade de refletir e condições para realizar aprendizagens significativas para a turma de Educação Infantil.
Contudo os momentos de acolhidas é um processo de aprendizagens significativas, de múltiplas relações, construção de sentidos e variedades de escolhas entre as crianças. Compreendemos, assim, que planejar e refletir sobre essa acolhida é uma forma importante de respeitar os direitos e as individualidades das crianças.
2º Hora da sala e elaboração dos conteúdos das aulas:  promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
3º Hora da brincadeira e capacitação profissional para o melhoramento constantes de suas aulas: Hora de brincar também é hora de aprender, todo o processo de ensino-aprendizagem implica na boa articulação entre teoria e prática, envolvendo todos os alunos e mantendo os professores motivados. Nesse sentido, garantir um ensino de qualidade demanda a capacitação de professores de forma contínua.
3.2 Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do PPP e da PC? 
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é considerado como o elemento de maior importância do sistema educacional, no sentido de atuar como uma base para o desenvolvimento de práticas pedagógicas.
Diante disso, é função dos educadores compreender as minúcias presentes no PPP, para que a Proposta Curricular seja direcionada, resultando em uma aprendizagem mais significativa aos alunos, de uma forma geral.
3.3 NO QUE SE REFERE ÀS ATRIBUIÇOES DA EQUIPE ADIMNISTRATIVA, DESCREVA A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DA DIREÇÃO COM A EQUIPE PEDAGOGICA PARA A QUALIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS AO CONTEXTO ESCOLAR.
A direção e parte pedagógica de uma escola, para que apresentem eficiência em seus trabalhos, requer um grande alinhamento entre as propostas, norteadas pelo Projeto Político Pedagógico.
Diante disso, é fundamental que ambas as partes estejam em conformidade, no sentido de gerar melhores experiências aos próprios alunos, através de atividades pedagógicas mais significativas, levando a melhores desempenhos.
4 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC
4.1 COMO PODEMOS ENTENDER O TERMO TRANSVERSALIDADE?
Como podemos entender o termo Transversalidade?
A Transversalidade é um princípio que desencadeia metodologias modificadas da pratica pedagógica, integrando diversos conhecimentos e ultrapassando uma concepção fragmentada, em direção a uma visão sistêmica.
4.2 QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM OS TCT’S NA ESCOLA? 
Os TCTS na escola buscam a melhoria da aprendizagem. Ao contextualizar o que é ensino em sala de aula juntamente com os temas contemporâneos, espera-se aumentar o interesse dos estudantes durante o processo e despertar a relevância desses temas no desenvolvimento como cidadão. 
Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de form a transversal no
4.3 DOS TCTS LISTADOS, QUAIS PODEM SER TRABALHADOS DE FORMA TRANSVERSAL NO SEU CURSO DE GRADUAÇÃO? 
Os TCTs listados são:
- Meio ambiente (educação ambiental, educação para consumo);
- Economia (trabalho, educação financeira, educação fiscal);
- Saúde (saúde, educação alimentar e nutricional);
- Cidadania e civismo (vida familiar e social, educação para o trânsito, educação em direitos humanos, direitos das crianças e do adolescente, processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso);
- Multiculturalismo (diversidade cultural, educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras);
- Ciência e tecnologia (ciência e tecnologia)
4.4 O GUIA APRESENTA UMA METODOLOGIA DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TCT’s, BASEADO EM QUATRO PILARES. QUAIS SÃO ESTES PILARES? 
Os quatro pilares são:
- Problematização da realidade e das situações de aprendizagem;
- Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica;
- Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas;
- Promoção de um processo educativo continuado e conhecimento como uma construção coletiva. A perspectiva sobre essa metodologia é favorecer e estimular a criação de estratégias que relacionem os diferentes componentes curriculares e os TCTs. De forma que o estudante ressignifique a informação procedente desses diferentes saberes disciplinares e transversais, integrando-os a um contexto social amplo, identificando-os como conhecimentos próprios.
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 
Refletindo acerca da situação-problema da escola, minha solução seria o método da aula “gamificada” assim colaborando com a mudança da realidade exposta pela pedagoga e a escola, para combater a evasão escolar e do mesmo modo incorporar o uso dos aparelhos celulares em sala de aula. 
Com isso os alunos precisarão que organizar um jogo de memória com os planetas do sistema solar, aumentando o interesse na ciência e o estímulo à memória.
O ponto principal do trabalho se rá envolvendo a disciplina de ciências, tendo como auxílio o uso de revistas, livro didático e os celulares para meio de pesquisa e organização do jogo, os grupos que não tem acesso a um aparelho celular será permitido ser feita a pesquisa em uma sala de informática da escola, mastodo o processo será monitorado pela professora vigente, assim não desviando o foco (principalmente com relação aos celulares). Será organizada uma roda para ter conhecimento de cada planeta do sistema solar, sua posição em relação ao sol e a importância de cada um para o andamento do sistema.
Os alunos terão de compreender a finalidade e regras para planejarem juntos os movimentos de todo procedimento d a elaboração do jogo e assim desempenhar a tarefa proposta, sabendo da dificuldade que será a organização das peças e usarem o trabalho equipe para o sucesso da atividade. 
5.1 PLANO DE AULA
	PLANO DE AULA - 1
	Identificação
Identificação
	Disciplina
	 Alfabetização
	
	Série
	 Ensinos Iniciais
	
	 Turma
	1º B
	
	Período 
	 Vespertino
	 Conteúdo
	Alfabetização e letramento.
	Objetivos 
	Propor atividades que envolvam as práticas sociais das crianças é alfabetizar letrando. Mais do que ensinar a ler e escrever, ensinar a usar essa prática no dia a dia. As crianças aprendem a ler e escrever pelas experiências que proporcionamos a elas, e desenvolvem as habilidades inseridas na cultura e na interação social. Assim a escrita e leitura se desenvolvem para além da escola.
	 Metodologia 
	Iniciar com aulas expositivas, explicando no quadro e com figuras propostas e após realizar as atividades será feita no quadro e a frente da sala com a ajuda dos próprios alunos e por fim utilizar jogos pedagógicos que ressaltam o raciocínio.
	Recursos
	 Figuras, lousa, jogos pedagógicos, e atividades impressas.
	
	
	PLANO DE AULA - 2
	
Identificação
	Disciplina
	 Números 
	
	Série
	 Ensinos Iniciais
	
	 Turma
	1º A
	
	Período 
	 Vespertino
	
 Conteúdo
	Numeração.
	Objetivos 
	Na Educação Infantil, o trabalho com noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança desconstruir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
	 Metodologia 
	Brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias, o aluno estabelece conexões entre seu cotidiano e a Matemática, e entre a Matemática e as demais áreas. 
	Recursos
	 Figuras, lousa, jogos pedagógicos, atividades impressas e músicas.
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho teve grande importância para minha formação acadêmica, pois através dele pude refletir sobre várias questões que irá me auxiliar futuramente, essa forma do estágio adaptado Covid, foi muito bem elaborada, mesmo não podendo fazer um estágio da forma convencional me proporcionou muito conhecimento por abordar temas que condiz com a rotina escolar.
Foi um trabalho muito complexo que a bordou assuntos sobre a atuação do profissional da área pedagógica em diversas funções, onde mostra a importância de cada um conforme sua área, e que um depende do outro para que a escola possa ter uma qualidade em seu trabalho para com o a aluno, preparando-o para ser um cidadão apto a uma vida social.
Contudo as escolas devem seguir as normativas nos documentos do PPP e do BNCC, para seu planejamento curricular. E com seus planos de ação de forma democrática.
Ao realizar o estágio supervisionado, grandes experiências me foram agregadas, são novos e essenciais conhecimentos necessários na vida do futuro profissional. A docência exige conhecimento, então o estágio tem essa finalidade, permitir ao acadêmico o contato com a realidade a ser vivida profissionalmente, é o alicerce e deve ser visto como uma importante fase para sua formação.
Neste sentido, é possível afirmar que é durante o estágio supervisionado que o acadêmico conecta os conhecimentos teóricos com a prática, permitindo-lhe refletir sobre a realidade que se vive e a importância de um bom trabalho docente, e assim poder se aperfeiçoar ao longo deste período. 
Portanto, é de extrema importância que o futuro professor tenha esse contato prévio com a realidade da instituição escolar, pois é a partir daí que começa a conhecer o funcionamento da Escola e a prática pedagógica do professor, podendo extrair os pontos negativos e positivos e te-los como princípio em sua atuação profissional
7 REFERÊNCIAS
ANHANGUERA. Fundamento e Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Disponível em: https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/cef0e36cb56bc0d80571195a9e6072ec/18ec14083a5a5fcdff6438d3d7e01888. Acesso em: 20 outubro. 2020.
BATTINI, Okçana. Atuação da equipe administrativa. Disponível em:
https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d 140f/28010060332142a8c597df63f2113e9f. Acesso em: 10 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2019. www.editorapositivo.com.br/planosdeaula/brasil-meu-brasil-brasileiro
JARDIM, Tatiane. Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Disponível em: https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/faa791d070f1465258c668b206acc912. Acesso em: 20 outubro. 2020.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Disponível em: https://arquidiocesano.com/proposta-pedagogica/sintese-do-ppp/. Acesso em: 20 outubro. 2020.TEXTO COMPLEMENTAR DE ESTÁGIO/LICENCIATURAS. Metodologias Ativas. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/znekgkqecoevhi8/AAA_sXlISGa7wrAGUGuIUvgJa?dl=0&preview=Metodologias+Ativas.pdf. Acesso em: 20 outubro. 2020.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento
articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v.3 n. 39 set./dez. 2008.
VIDOTTI, Vilze. Atuação da equipe pedagógica. Disponível em:
https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/ec6a387c0ac49fc6fb21a5cd127a9a0a. Acessado em: 20 outubro. 2020.
2

Continue navegando

Outros materiais