Buscar

gestão educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRUDUÇÃO
Neste trabalho irei abordar temas sobre a gestão educacional que é um projeto político-pedagógico no qual podemos observar o trabalho integrado entre o Coordenador Pedagógico, o Orientador Educacional e o Gestor Escolar, em uma atuação conjunta com professores, alunos, funcionários, pais e comunidade escolar.
Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.
Ademais, é preciso ter habilidades de gerenciamento em aspectos que vão do plano pedagógico às questões financeiras, ou seja, dar atenção à instituição como um todo, não apenas no foco de negócio, que é o ensino.
Seu objetivo é orientar a busca de resultados e fortalecimento da liderança, motivando as equipes no alcance dos objetivos, além de enfatizar a qualidade do currículo por competências e promover estímulos à participação dos pais no processo de busca da excelência do ensino-aprendizagem.
A Gestão Escolar envolve vários setores. Entre eles, podemos citar quatro áreas principais: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Gestão de eficiência. Elas precisam estar em constante sintonia para o bom funcionamento da instituição. Logo, o gestor precisa integralizar os diferentes setores em prol do desempenho escolar.
Tendo isso em vista, cada instituição de ensino deve planejar e executar sua proposta pedagógica, administrar os recursos materiais da instituição, zelar pelo ensino-aprendizagem do discente e promover a integração entre a instituição e a comunidade.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com o artigo proposto a educação precisa de uma nova realidade ou seja, não suportar a ditadura que á dentro das escolas, sendo necessário um momento de escuta, no qual os envolvidos no processo educacional sejam convocados a participar da gestão nas unidades de ensino. 
Apesar de não haver leis suficientes para a garantia de um processo democrático nas escolas. A lei n° 13.005/2014 traz estratégias que vão além da questão da consulta pública, consta a participação cidadã em gremios estudantis, fóruns permanentes de educação, em conselhos e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educaçaõ básica e de valorização dos proficionais de educação, que visam a decisão coletiva e o acompanhamento das verbas públicas. São ações que visam a democratização das escolas, não deixando exclusivamente nas mãos de secretários de educaçaõ e de gestores scolares. 
Vale lembrar que a gestão educacional envolve todas as áreas de uma escola, tanto financeira quanto pedagógica, tendo como principal objetivo o aprendizado dos alunos. Embora, historicamente esses profissionais desempenhem funções específicas, mas necessariamente integradas em prol da qualidade educacional é importante ressaltar que a ação integrada desses diferentes atores na “linha de frente” da unidade escolar em busca da democratização e de maior qualidade da escola propiciam uma maior participação de todos os atores envolvidos.
 Orincipal objetivo desse artigo é informar a todos os brasileiros os projetos e leis criadas para que o ensino nas escolas públicas seja de qualidade, e para verificar se isso realmente e aplicado na prática, existe uma disputa entre as escolas com melhores rendimentos em provas externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica que inclui a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc), notoriamente conhecida no território brasileiro como Prova Brasil é objeto de discussões entre os diretores e a comunidade escolar, que objetivam a qualidade educacional para além de números e dados que fazem parte do ranking entre as escolas.
 Além disso o ministério da educação exige que avaliações extrenas sejam aplicadas para que haja mudanças na forma como os gestores educacionais conduziram o cotidiano da escola, de maneira que estes precisem atender as demandas e metas trazidas por tais avaliações. Após os resultados dessas avaliações os gestores e os demais integrantes da equipe pedagógica devem encontrar meios para alcançar melhores resultados. Além disso existe a demanda de divulgações dos indicadores educacionais como, por exemplo, o IDEB, o qual tem seu indice exposto em muitas portas das escolas públicas brasileiras.
PERGUNTAS
1.Qual a função do regimento no ambiente escolar?
O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para a sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?
o regimento escolar segue um padrão elaborado pela própria secretaria de educação, determinando as atribuições que cada um deve desenvolver dentro do ambiente escolar, sendo adaptada as características de cada escola. Lembrando sempre que tudo que é trabalhado, projeto politico pedagógico, regimento a matriz curricular, metodologias, tudo tem que convergir para a aprendizagem do aluno, o aluno é o foco principal.
3.. Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola
O diretor exerce uma importante função no cotidiano escolar. Entre suas atribuições, podemos destacar a rotina no setor administrativo e financeiro, na supervisão dos trabalhos principalmente de manutenção para que não ocorra acidentes com os alunos, trabalha em prol do desenvolvimento pedagógico, na coordenação do corpo docente e até a integração família-escola. Seu papel corresponde ao de um líder, podendo influenciar a todos de maneira positiva ou negativa.
Desse modo, ele é de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar. Isto é, ele deve desenvolver suas habilidades constantemente, com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como estimular as equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive pais e responsáveis.
4..Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes.
O trabalho do doretor etá sempre voltado para a aprendizagem do aluno, também se atenta ao desenvolvimento escolar dos alunos evitando que haja evasão ou reprovação, procurando esses alunos para fazer um novo planejamento para que não haja reprovação ou evasão, estar a frente de confrontos entre alunos e professores, solucionandos da melhor maneira possível, cabe à direção buscar a excelência na gestão de professores, pois, com professores motivados, ganhos significativos no desempenho acadêmico dos alucnos serão percebidos.
PLANO DE AÇÃO
REFERENCIAS
BERNADO elisangela; BORDE amanda; CERQUEIRA leonardo. Gestão escolae e democratização da escola: Desafios e possibilidades de uma construção coletiva

Continue navegando