Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
Graduação em Enfermagem
TURMA: ENF1BN-MCA
Nome: 
Jessica Paula Vieira da Silva RA: 818112272
Larissa Carreiro da Silva RA: 818140144
Leticia Vitória Silva de Oliveira RA: 818135923
Matheus Oliveira de Macedo RA: 818116775
Samara Dias Figueredo RA: 818135303
Questões
São Paulo,
2018
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
Graduação em Enfermagem
TURMA: ENF1BN-MCA
Nomes e RA: 
Jessica Paula Vieira da Silva RA: 818112272
Larissa Carreiro da Silva RA: 818140144
Leticia Vitória Silva de Oliveira RA: 818135923
Matheus Oliveira de Macedo RA: 818116775
Samara Dias Figueredo RA: 818135303
Questões 
Trabalho entregue à Universidade São Judas Tadeu - USJT, na graduação em Enfermagem, na disciplina Bioquimica, sob orientação da Profa. Karen
São Paulo,
2018
Questões:
1. Qual a relação entre frutose e sorbitol?
A frutose pode ser produzida a partir do sorbitol. Frutose e sorbitol é um processo que se relaciona com a manutenção do equilíbrio óxido-redutivo.
2. Pesquise por que não conseguimos aproveitar a frutose presente
nos oligossacarídeos rafinose e estaquiose.
 
Devido a não fabricação de enzimas especializadas para quebrar as moléculas da frutose que está nos oligossacarídeos rafinose o nosso corpo não consegue absorvê-la. 
3. Qual a relação entre frutose e lipídeos?
A frutose administrada oralmente ou por via endovenosa é captada pelas células do fígado, onde é convertida em glicose e principalmente em glicogênio. Apesar da estimulação da gliconeogênese, a administração de frutose pura produz apenas pequenos aumentos da glicemia. 
4. Quais as aplicações benéficas da molécula de frutose 1-6
-difosfatase?
é um açúcar e possui inúmeros efeitos benéficos, como melhorar o potencial antioxidante da célula, proteger o fígado de lesão e reverter o fenótipo de HSC (As células estreladas hepáticas) ativas. 
5. Por que os erros inatos do metabolismo da frutose causam
hipoglicemia e acidose metabólica?
As enzimas são proteínas capazes de acelerar reações bioquímicas no organismo, promovendo assim a diminuição da energia de ativação dos rearranjos moleculares. A fosfofrutoquinase, é a principal enzima regulatória da glicólise e é responsável pela fosforilação da molécula de frutose, tanto da molécula isomerada da glicose, quanto da que vem diretamente da alimentação. Erros inatos do metabolismo da frutose são causados pela deficiência da fosfofrutoquinase, e podem levar tanto à falta de energia vinda da via glicolítica, (frutosúria essencial), quanto acúmulo do glicogênio muscular (doença de Tauri), forma grave que leva, entre outras conseqüências , hemólise acentuada, mioglobinúria e miopatia. Envolvendo a fosforilase e a frutose-1,6- difosfatase explicam o aparecimento da hipoglicemia persistente. Deficiência de frutose-1,6-difosfatase explica a acidose metabólica.
6. Por que a frutose é uma opção de açúcar para os indivíduos
diabéticos?
A frutose é uma opção de açúcar para diabéticos pois ela permite uma subida de açúcar no sangue mais lenta, pelo fato de possuir estrutura química semelhante à da glicose, mas não necessitar da insulina para o seu metabolismo. Entretanto, seus efeitos metabólicos, principalmente os relacionados ao metabolismo lipídico e toda uma rede de metabólitos, são bem menos divulgados.

Mais conteúdos dessa disciplina