Buscar

Politicas Sociais em Educação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Promover a inclusão na perspectiva da garantia do direito à educação é uma das preocupações das políticas sociais em educação. A atenção destinada a esse tipo de iniciativa remete às temáticas estabelecidas na Conferência Mundial sobre a Educação para Todos realizada em 1990. As metas estabelecidas na Conferência resultam de um consenso de diversas entidades como Banco Mundial (BM), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tendo em vista o esforço coletivo realizado nesse evento, disserte sobre as metas estabelecidas para a educação.
	Resposta Esperada:
*O objetivo de universalizar o acesso à educação através da garantia do acesso a crianças, jovens e adultos e a inclusão das pessoas portadoras de deficiência.
*O entendimento do compromisso da educação com o atendimento de necessidades básicas de crianças, jovens e adultos sem qualquer distinção.
*O atendimento de conteúdos mínimos de aprendizagem, considerados como essenciais para a vida contemporânea.
*A necessidade de reafirmar essas metas em eventos ao longo das décadas seguintes, visto que não forma contemplados em sua totalidade.
	2.
	A violência estrutural leva a consequências graves as pessoas. Isto acontece quando o poder público deixa de responder às demandas necessárias do cidadão. A falta ou a inexistência de algo que é necessário para o bem comum prejudica o desenvolvimento e o processo de cidadania. Neste caso, podemos destacar que o sujeito passa a sofrer a violência. Sofre sem acesso. Partindo desse pressuposto, de que outra forma existe a violência estrutural?
	Resposta Esperada:
A violência estrutural acontece de maneira indireta e sutil, pela desigualdade de oportunidades, pela desigualdade no acesso às políticas públicas e aos recursos, sejam eles materiais ou culturais. Isso acontece devido a fatores como o acesso precário à educação em certos locais distantes. Também acontece devido ao não atendimento a serviços de saúde que existem, mas não são devidamente acessados por conta da desigualdade de oportunidades, no interior de uma sociedade estruturalmente desigual.

Mais conteúdos dessa disciplina