Buscar

Disciplina gestão e desencolvimento de pesssoas 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PED90)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657357) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24681105
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os programas de treinamento sugeridos pelas organizações são interligados as suas necessidades estratégicas. Para tanto, são estabelecidos segundo os critérios para que consigam atingir o nível de desempenho. O treinamento de forma geral constitui no processo educacional aplicado a curto prazo. Sobre quando as organizações devem ofertar o treinamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deve ser exigido quando os funcionários demonstrarem atraso na formação continuada e precisam realizar um curso atualizado.
	 b)
	Deve ser ofertado na chegada de novos funcionários, aquisição de novas tecnologias ou quando identificado problemas.
	 c)
	Deve ser implantado para mostrar à sociedade que a organização investe na melhoria profissional de seus funcionários.
	 d)
	Deve ser aplicado exclusivamente para situações em que os funcionários necessitam de aumento salarial e progressão funcional.
	2.
	As organizações contam com o auxílio dos processos de desenvolvimento humano para um acompanhamento dos funcionários. A Gestão de Pessoas se ocupa de várias funções, sendo uma delas o treinamento das pessoas, visando às metas da empresa. Sobre as características que definem o treinamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das pretensões consiste em ampliar nos funcionários a produtividade, atuando nas suas formas de agir.
(    ) Prioriza a análise da vida profissional, experiências, cargos anteriores e cursos realizados.
(    ) Pretende auxiliar os funcionários a desenvolverem capacidades e habilidades para o cargo que ocupam.
(    ) Consiste no breve processo educacional com a intenção de ensinar conhecimentos, atitudes e competências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	Os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas apresentam particularidades que as integram, mais precisamente quanto ao foco de aprendizagem. Atualmente, as empresas voltaram sua atenção à aprendizagem de conhecimentos por seus funcionários. Sobre a organização da aprendizagem, baseada em cinco disciplinas: domínio pessoal, mudança de modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagens de equipes e raciocínio sistêmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Visão compartilhada prioriza a coletividade, a manutenção dos objetivos comuns voltados ao compromisso com todos.
(    ) Raciocínio sistêmico indica uma visão globalizada, na percepção das alterações nas ações provocadas por diferentes forças.
(    ) Domínio Pessoal considera as qualificações pessoais dos funcionários expressas pela certificação dos cursos de formação.
(    ) Mudança de modelos mentais conceitua o desenvolvimento de atitudes e compreensões que incidem nas interações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Nas organizações a aprendizagem ocorre por meio de treinamento e desenvolvimento das pessoas, que pode ser de forma individual ou em grupo. Assim, a maioria das empresas que se encontra em desenvolvimento depende do conhecimento, que varia conforme o processo de aprendizagem dos funcionários. Sobre o conceito de gestão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Constitui na forma como o indivíduo aprende os novos conhecimentos no processo de treinamento que deve utilizar somente para seu desenvolvimento, garantindo sua vaga de emprego.
	 b)
	São os conhecimentos referentes aos cargos de gestão que preconizam o acompanhamento de trabalhos dos funcionários, para que executem com precisão e correspondência as metas e os objetivos.
	 c)
	Seriam os conhecimentos aprendidos pelos funcionários em cursos realizados para promover sua atuação nas organizações, garantindo sua competitividade no atual mercado de trabalho.
	 d)
	Refere-se à forma como o funcionário utiliza e integra o seu conhecimento nas atividades desenvolvidas nos diversos níveis da organização e nas trocas que realiza com seus colegas.
	5.
	As organizações necessitam vislumbrar suas metas e objetivos para depois sistematizarem um programa de treinamento. Desta forma, as ações que serão desenvolvidas servirão para atender significativamente às necessidades da empresa, sistematizando processos de desenvolvimento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as etapas dos processos de desenvolvimento:
	 a)
	Consideram as etapas pertinentes ao treinamento, às atividades cooperativas e aos recursos colaborativos.
	 b)
	Constituem os processos condizentes ao recrutamento, ao treinamento e ao desenvolvimento humano.
	 c)
	Consistem em situações relacionadas ao treinamento, ao desenvolvimento organizacional e de pessoas.
	 d)
	Conservam aspectos relacionados aos Recursos Humanos como o recrutamento, o treinamento e a contratação.
	6.
	As organizações modificaram a concepção administrativa, conforme as mudanças que ocorreram ao longo dos anos na sociedade. Outrora baseada na submissão, reprodução e punição dos funcionários, voltou-se para uma reestruturação conceitual administrativa, considerando o desenvolvimento das competências. Sobre as características que compreendem uma gestão por competências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conhecimento.
II- Habilidade.
III- Atitudes.
IV- Julgamento.
(    ) Constitui no processo de análise das situações para uma ação coerente com o que foi observado.
(    ) Materializa na prática o saber compreendido, mais precisamente o saber fazer na ação o que se tem conhecimento.
(    ) Designa as formas de agir do funcionário com os seus pares, como age nas interações sociais.
(    ) Consiste no saber adquirido pela pessoa considerando aspectos técnicos, conceituais e teóricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	II - III - I - IV.
	7.
	A educação corporativa surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, quando as empresas interessadas em liderarem o mercado, iniciaram esse movimento para alcançarem vantagens competitivas. No Brasil, surge no final do século XX, com a relação entre a gestão de pessoas e a gestão do conhecimento, colaborando com estratégias organizacionais para o desenvolvimento educacional dos seus parceiros; colaboradores, fornecedores e clientes. Sendo ainda voltado para a ampliação das competências individuais e organizacionais de capacitação. Como objetivo central, pretendia disseminar a concepção, o desenvolvimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem que incitava a competitividade, voltada às estratégias empresariais (EBOLI, 2002). A educação corporativa é entendida de forma oposta à qualificação de mão de obra ou a um treinamento empresarial. No entanto, como uma maneira de entender e aplicar a aprendizagem, prioriza as metas estipuladas pelas organizações e o valor para os negócios. Sobre as características da educação corporativa, analise as sentenças a seguir:
I- Fundamenta-se na sociedade do conhecimento, que objetiva a transformação do indivíduo social por meio da aquisição de conhecimentos.
II- Maior ênfase nas competências individuais, utilizadas para alcançar as metas e os objetivos estabelecidos pelas organizações.
III- As organizações assumem a função da formação continuada, trazendo o sentido da escola para dentro das empresas.
IV- Como forma de instituir a cultura de aprendizagem contínua, para que os colaboradores ampliem suas qualificações até o nível de ensino superior.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: EBOLI, M. O desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa. São Paulo:Gente, 2002.
	 a)
	I, IV.
	 b)
	I, III.
	 c)
	III, IV.
	 d)
	II, III.
	8.
	O treinamento objetiva desenvolver o desempenho das pessoas nos cargos que ocupam e na ampliação dos mercados. O treinamento dirige seus trabalhos para o presente, objetivando o desenvolvimento atual do funcionário. O desenvolvimento de pessoas atua sobre suas possibilidades em assumirem outros cargos. Sobre as características quanto ao treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional, analise as sentenças a seguir:
I- O treinamento atual ocorre apenas quando há algumas necessidades ou um problema na organização.
II- Tanto o treinamento quanto o desenvolvimento de pessoas interferem na aprendizagem individual das pessoas.
III- O desenvolvimento organizacional ocorre de forma abrangente, diz respeito como as organizações aprendem.
IV- Os programas de treinamento vislumbram o desenvolvimento das pessoas em adquirirem novas atitudes para lidarem com clientes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Na atualidade, as organizações fazem uso de algumas áreas, como treinamento e desenvolvimento de pessoas, no auxílio à contratação de pessoas qualificadas para os cargos. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA sobre as características atuais que são levadas em conta no momento da contratação:
	 a)
	Após uma seleção de provas ou testes, o candidato ainda passa por uma entrevista que pretende desmistificar o currículo do candidato.
	 b)
	O candidato precisa apresentar experiência anterior, vivenciada e comprovada, indicando conhecimento no futuro cargo.
	 c)
	A contratação privilegia um currículo qualificado com a graduação em Ensino Superior e especialização para o cargo pretendido.
	 d)
	Para a contratação são levadas em conta as habilidades e as competências dos candidatos, com relação aos requisitos ao cargo pretendido.
	10.
	A forma como foi organizado e sistematizado o pensamento administrativo no início do processo de industrialização não se encaixa mais à época atual. Com o desenvolvimento da sociedade, mais precisamente das perspectivas de convivência, aprimoramento e desenvolvimento humano, repercutiu em alterações na forma de conceber a Gestão de Pessoas. Assim, atualmente muitas organizações necessitam apresentar cinco características fundamentais: velocidade, foco, flexibilidade, presença amiga e divertida. Sobre as competências pessoais suscitadas na atual visão de organização para seus funcionários, analise as sentenças a seguir:
I- Disciplina e obediência para seguir as ordens e solicitações passadas pela equipe gestora.
II- Comunicação e colaboração relacionada ao desenvolvimento interpessoal dos colaboradores.
III- Conhecimento tecnológico proporcionando uma melhor integração entre as equipes de trabalho.
IV- Competição para conseguir se manter no mercado de trabalho com a valorização dos currículos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 5 acertos e 5 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando