Buscar

Reflexões sobre demissões e saúde mental no filme Amor sem escalas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Beatriz Amanda Gabriel RA: 7337359
Nome: Gabriela Monteiro Lopes RA: 8751970
APS 
O filme Amor sem escalas é estrelado por George cloney, no papel de Ryan, funcionário de uma empresa que é contratada para realizar demissões em diversas organizações.
Além de fazer parte dessa empresa, Ryan também é palestrante em eventos de motivação, onde leva todo o seu conhecimento para diversas pessoas.
É possível notar a presença de diversos elementos durante todo filme, como: motivação, saúde mental, grupos sociais, ambiente organizacional, que vimos durante todo o ano letivo da faculdade.
Quando Ryan viaja para diversos lugares para demitir pessoas que nunca viu antes conseguimos identificar o que as mudanças em um ambiente organizacional pode causar nas pessoas e mais do que isso, podemos entender o quão duro pode ser para um funcionário perder um emprego sem que esteja preparado para isso. Além de refletir diretamente nas finanças do indivíduo, a sua saúde mental também entra em jogo, quando a depressão e a vontade de sumir falam mais alto.
Ainda no começo do filme a funcionária Natale apresenta uma ideia que de início seria uma ótima oportunidade e cortaria diversos gastos com viagens e hospedagens, que seria realizar as demissões através de vídeo conferência, porém ao longo da história esse projeto tomou um rumo diferente quando Ryan a fez enxergar e entender a necessidade de estar frente a frente do funcionário nesse momento tão delicado.
A solução que acreditamos ser a mais correta em relação as demissões, seria a própria empresa demitir o funcionário presencialmente. Porque o funcionário já está em um momento delicado com a demissão, aí vem uma outra pessoa que não faz parte da organização para demiti-lo, a pessoa fica se sentindo um nada, se sentindo totalmente descartada e desvalorizada. Um momento tão frágil desse acreditamos que deve prevalecer um olhar humanizado, e não apenas mandar o funcionário embora sem o devido respeito.

Outros materiais