Buscar

ORGANIZAÇAO DO TRABALHO PEDAGOGICO - Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Organização do Trabalho Pedagógico (HID13)
Avaliação:
Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649295) ( peso.:4,00)
1.	A autoavaliação pode ser realizada com seus alunos e com o próprio professor ou equipe de professor, dando maior legitimidade no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para que este instrumento tenha esta legitimidade e não acabe sendo um espaço de ?lavar roupa suja?, o que é preciso ser trabalhado pelo professor antes deste momento.
Resposta Esperada:
Ao realizar a autavaliação em sala de aula com os alunos, é necessário realizar um trabalho em que o professor perceba que faz parte do processo de ensino-aprendizagem. Perceber que ao avaliar o professor e a si mesmo está realizando a construção de um movimento em que ambos estão cooperando para seu crescimento e amadurecimento cognitivo. O professor precisa estar comprometido com este momento e levar o aluno a realizar esta atividade de maneira reflexiva, sem a preocupação de ser ou não punido, como acontecia. O aluno também deixa registrado na autoavaliação suas opiniões, suas dúvidas e possibilidades de mudança no processo com o professor.
2.	De acordo com Saviani (1991, p. 45), após a revolução Francesa, "os interesses da burguesia: não caminham mais em direção à transformação da sociedade; ao contrário, os interesses dela coincidem com a perpetuação da sociedade. É nesse sentido que ela já não está mais na linha do desenvolvimento histórico, mas está contra a história. A história é contra os interesses da burguesia. Então, para a burguesia se defender desses interesses, ela não tem outra saída senão negar a história, passando a reagir contra o movimento da história". Acerca do exposto, explique como surgiram as novas classes sociais - a burguesia e o proletariado.
FONTE: SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
Resposta Esperada:
O proletário consiste naquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho, que ele vende para sobreviver. Burguesia é um termo com vários significados históricos, sociais e culturais. A palavra se origina do latim burgus, significando cidade, posteriormente o conceito foi definido como classe social que assumiu um protagonismo decisivo nas grande revoluções políticas modernas. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial, as antigas estruturas escolares tornaram-se anacrônicas, não atendendo mais às exigências de mercado. Novas classes sociais se desenvolveram: a burguesia e o proletariado.