Buscar

Prévia do material em texto

isciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639232) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18759488
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Sendo assim, podemos dizer que a linguagem se subdivide em linguagem verbal e linguagem não verbal. Sobre características que se relacionam exclusivamente à linguagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
(    ) O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
(    ) São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.
(    ) Um exemplo é a linguagem escrita presente nos meios de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A televisão, o vídeo, o cinema, o computador, a internet fazem uso da palavra associada à imagem e ao som. Em decorrência dessas possibilidades, a escola poderia se valer da tecnologia como ferramenta que favoreça o dinamismo das aulas, a interatividade, a autonomia e a crítica. De acordo com essa ideia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os jovens são atraídos pelas tecnologias de informação e comunicação porque possibilitam a dinamicidade e, no caso da internet, interação em tempo real.
	 b)
	A escola que possuir computador poderá dispensar outras tecnologias e os projetos pedagógicos.
	 c)
	O computador abarca ferramentas cujo uso pode ser dispensado em sala de aula.
	 d)
	A informática é incapaz de favorecer situações de aprendizagem, sendo que somente o livro didático dispõe dessa capacidade.
	3.
	A comunicação, principalmente nos dias de hoje, é assunto muito discutido. A necessidade que temos de nos comunicar é enorme. Procuramos por rapidez e inovação quando desejamos interagir com as pessoas. Com as novas tecnologias, presenciamos uma explosão de novos gêneros e formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. No que se refere às tecnologias e aos gêneros textuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estão ligados à transformação da sociedade, sendo que o ato de falar e escrever está sempre perpassado por algum gênero e, este, por sua vez, será permeado por tipos textuais.
(    ) O correio eletrônico, as cartas pessoais ou comerciais e o bilhete são gêneros textuais.
(    ) A lista de gêneros é reduzida, tal qual como os tipos de textos são empiricamente realizados.
(    ) Os gêneros resultantes das novas tecnologias criam formas comunicativas com signos verbais, sons e imagens simultâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	No processo de escuta, encontram-se sinais de comunicação que se estabelecem quando a mensagem transmitida é captada pelo receptor que, ao escutar, processa a informação adquirida através de dois fatores - o inato e o ambiental. Quanto a este último, desenvolve-se a capacidade de interagir verbalmente, segundo as regras de convivência dos diferentes ambientes e instituições. Significa dizer que a escuta pode ser aprendida e praticada na escola. Sobre o favorecimento e o desenvolvimento da escuta, analise as afirmativas a seguir:
I- Na sala de aula, dentre as possibilidades de exercitar a habilidade de escuta, está a leitura em voz alta de textos diversos, cuja compreensão dependerá da realização de atividades, como resumo, respostas a um questionário ou, ainda, orientação sobre um determinado jogo.
II- Dentre as estratégias para desenvolver habilidades de escuta, podemos citar o contar e ouvir histórias ou relatos.
III- Um ambiente propício para a prática da escuta supõe a mediação do professor, especialmente no que se refere à explicação prévia dos objetivos e a antecipação de certas dificuldades que podem ocorrer.
IV- O professor deverá atentar para o fato de que as atividades de produção oral de textos dos mais variados tipos, descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos, narração de acontecimentos e fatos dificultam o desenvolvimento da habilidade de escuta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	5.
	Quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretar e produzir textos que circulam em um determinado ambiente social. Pela forma e pela distribuição do texto no papel, muitas vezes, identificamos as partes que o compõem. Isso nos prepara para a leitura e, consequentemente, para a interpretação do texto. Sobre o texto argumentativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um tipo de texto que está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo: uma receita de bolo, a bula de remédio e o manual de instruções.
	 b)
	É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
	 c)
	É um tipo de texto que objetiva persuasão. Para convencer o leitor de seu ponto, o texto precisa de clareza e objetividade. A estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão é o padrão para as redações no vestibular.
	 d)
	É um tipo de texto em que o principal objetivo é contar algum fato. Esse fato serve como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. Visa sempre a um receptor.
	6.
	O leitor interage com o autor e o texto na medida em que o interpreta. O ato de ler não é uma atividade passiva. A compreensão do leitor está ligada as suas significações e à força que ela assume no contexto. Sobre a que corresponde essa concepção, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao leitor, quando procede a leitura e dota o texto de significado, passando a construtor de novos saberes.
II- Ao autor do texto, indispensável nessa relação com a leitura.
III- À leitura passiva, cuja informação está somente no texto.
IV- Ao texto somente, uma espécie de teia da linguagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	7.
	Leia os textos a seguir:
Texto 1 - "Uma palavra, outra mais, e eis um verso/ Doze sílabas a dizer coisa nenhuma./ Esforço, limo, devaneio e não impeço/ Que este quarteto seja inútil como a espuma." (Antonio Carlos Secchin)
FONTE: http://static.publico.pt/poema/default.asp?data=2000-09-11. Acesso em: 20 jul. 2018.
Texto 2 - "Gastei uma hora pensando em um verso/ que a pena não quer escrever./ No entanto ele está cá dentro/ inquieto, vivo./ Ele está cá dentro/ e não quer sair./ Mas a poesia deste momento/ inunda minha vida inteira." (Carlos Drummond de Andrade)
FONTE: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/m00010.htm. Acesso em: 20 jul. 2018.
Sobre esses textos, analise as sentenças a seguir:
I- Em ambos os textos, podemos identificar as funções da linguagem metalinguística e poética.
II- No texto 1, identificamos a função conativa, e no texto 2 a função fática.
III- Nos textos 1 e 2, os autores escrevem poemas sobre a própria escrita de um poema. Esta função da linguagem somente pode ser utilizada em textos literários.
IV- Nos dicionários e gramáticas, podemos identificar a função metalinguística,também empregada nos textos 1 e 2.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	Nos dias atuais, é imprescindível que o professor considere a inclusão digital em suas aulas, caso seu contexto e o de seus alunos assim o permitam. A tecnologia amplia as possibilidades de explorar conteúdos que antes eram limitados na sala de aula, mediante um cuidadoso planejamento. Observe a charge e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os recursos midiáticos possibilitam enriquecer as práticas pedagógicas, independente de se fazer um planejamento adequado para isso.
(    ) Ao trabalharmos com recursos midiáticos, precisamos considerar que as práticas pedagógicas aliadas a eles devem promover a interação, a reflexão e a construção do conhecimento.
(    ) Na charge apresentada, a professora demonstrou que está preparada para desenvolver seu trabalho considerando a inclusão digital.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: http://2.bp.blogspot.com/-M46myqZbRog/U-Lj6uepBMI/AAAAAAAADtk/mupsrkjnmaA/s1600/computadornaEscola.jpg. Acesso em: 17 jul. 2018.
	
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	9.
	É por meio da linguagem que efetivamos as nossas emoções, os nossos sentidos, expressamos nossos desejos. Por meio da linguagem, interagimos com nossos pares e transmitimos nossos pensamentos e aflições. Muitos linguistas abordam essa temática. No que se refere às considerações sobre linguagem, língua e fala idealizadas pelo linguista Ferdinand de Saussure, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para o estudioso em questão, a linguagem é de natureza heterogênea e física, fisiológica e psíquica e pertence ao domínio individual e social.
(    ) De acordo com Saussure, a língua é um produto social da linguagem, constitui algo adquirido, um conjunto de convenções necessárias, adotadas e aceitas por uma comunidade, sendo objeto de estudo da linguística.
(    ) Para Saussure, a fala é um ato individual de vontade e inteligência do usuário da língua.
(    ) Para o estudioso, a fala deverá ser o principal objeto de estudo da linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	10.
	Na escola, é importante que o professor atente para a fala e as réplicas dos alunos, para ter noção do que os mesmos conhecem e de suas experiências, ou seja, do que estão se apropriando. No que se refere ao desenvolvimento das habilidades de escuta e fala em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As possibilidades de escuta, fala e reflexão sobre a língua poderiam ser o caminho para eliminar qualquer manifestação preconceituosa, perceber que os diversos falares coexistem e que é na fala que primeiramente as modificações são manifestadas, o que comprova que a língua é dinâmica e viva.
(    ) O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende de um ambiente que respeite e acolha a vez, a voz, a diferença e a diversidade. É preciso, portanto, um ensino adequado à linguagem com vistas ao uso nas instâncias públicas e privadas, de forma competente. Tais práticas promovem a criticidade.
(    ) A escola deverá levar o aluno a analisar atentamente a variedade linguística que ocorre no nível fonológico, no intuito de levá-lo a perceber que ela é uma variedade superior às demais.
(    ) Na sala de aula, entre as possibilidades de exercitar a habilidade de escuta e fala, está a leitura em voz alta de textos diversos, cuja compreensão dependerá da realização de atividades como resumo, respostas a questionários, entre outras; além disso, o relato de fatos e histórias também tem papel importante no exercício de escuta e oralidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores.
FONTE: BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: reflexões sobre o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 147.
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
	 b)
	A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
	 c)
	É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
	 d)
	Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.
Prova finalizada com 10 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário