Buscar

Didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A Tendência Pedagógica em educação que concebe o aluno como um ser passivo, que só deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor sem questionar é:
a) Tradicional
2. Relacione as tendências pedagógicas da educação com as metodologias de ensino que cada uma adota:
A – Tradicional
B – Nova
C - Tecnicista
D – Crítica
I – é usado métodos de ensino que tenham o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos.
II – são realizadas atividades que não levam o aluno à reflexão e aderem aos manuais escolares.
III – prevalece as aulas expositivas sem a participação dos alunos.
IV – os alunos são incentivados a participarem das aulas e a todo o momento são questionados.
A alternativa correta é:
b) A-III; B-I; C-II; D-IV
 3. Prevalece um conceito do senso comum que para ser professor é preciso ter vocação, entendendo a vocação, apenas, como um chamado. Podemos considerar que essa afirmação,
e) apresenta a ideia que ninguém nasce professor, mas se forma professor, estudando, revendo sua formação.
 4. Ao longo dos séculos diferentes fatos históricos e sociais foram vividos o que acabou gerando conseqüências na escola, nas concepções pedagógicas e influenciando diretamente a prática pedagógica dos professores,
I – a concepção de didática Tradicional foca a transmissão de conhecimentos e o professor assume uma postura de autoridade e não de autoritário perante os alunos
II – a concepção de didática Crítica está voltada para formação de alunos críticos, que sejam capazes de compreender, analisar e modificar a realidade social da escola e da suas vidas.
III – a concepção da Escola Nova surge com o intuito de superar o que era imposto pela concepção Tradicional dando oportunidade para o aluno se expressar livremente, mas sofreu críticas pelo esse excesso de liberdade que algumas vertentes tiveram.
IV – a concepção Tecnicista teve com preocupação moldar o comportamento dos alunos com um ensino mecanicista.
As alternativas incorretas são: 
c) apenas a I
6. Todas as tendências pedagógicas da Educação Física tiveram uma preocupação com o desenvolvimento integral dos alunos o que representa que o processo de ensino-aprendizagem deve propiciar o desenvolvimento afetivo, motor, social e cognitivo dos alunos.
d) Um professor precisa entender que o aluno se desenvolve no âmbito afetivo, motor, social e cognitivo e precisa propor aulas que ajudem o desenvolvimento integral.
7. A tendência da Educação Física escolar que tem a preocupação de privilegiar a aprendizagem do movimento a fim de que as habilidades motoras sejam desenvolvidas, e, para isso é necessário que o professor conheça as etapas de aquisição dessas habilidades,
a) é a tendência desenvolvimentista
8. Relacione as tendências pedagógicas da educação física escolar com as metodologias de ensino que cada uma adota:
A – psicomotora
B – construtivista
C - desenvolvimentista
D – crítica
I – procura resgatar as brincadeiras, os jogos de modo prazeroso que envolva o aluno dentro de sua realidade vivida.
II – seguir as seqüências das habilidades básicas, manipulativas e de estabilização.
III – gerar o questionamento, a investigação por meio dos jogos, esportes, etc para que compreenda o significado do que aprende.
IV – procura desenvolver a imagem corporal e os gestos espontâneos.
A alternativa correta é:
c) A-IV; B-I; C-II; D-III
9. O momento de uma aula contribui tanto para o desenvolvimento dos alunos quanto do professor.
d) no momento da aula o professor coloca em prática tudo o que planejou e precisa observar o comportamento e envolvimento dos alunos e rever sua prática pedagógica.
10. A tendência pedagógica em educação física escolar que procura formar um aluno participativo, que conheça o meio em que vive e seja capaz de solucionar os problemas propostos é:
d) construtivista
1. A educação básica é composta pelos três níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e a educação física, segundo a LDBEN (9394/96) no artigo 26 parágrafo 3º., é um componente curricular obrigatório na educação básica, o que nos faz compreender,
I – que os 3 níveis de ensino precisam ofertar a educação física tanto na rede pública quanto na rede privada.
II – que há a necessidade de um professor formado na área para ministrar as aulas de educação física.
III – que os professores polivalentes não têm formação específica para ministrar as aulas de educação física.
As alternativas corretas:
c) todas estão corretas
 2. A educação brasileira possui níveis de planejamento da educação, cada um deles tem seus propósitos, mas todos necessitam estar articulados em prol dos mesmos objetivos. O Planejamento do Sistema de Educação é elaborado a nível nacional, estadual ou municipal e reflete as políticas, as metas, as prioridades educacionais
b) porém cada estado ou município deve, primeiramente, respeitar o plano nacional da educação e a orientações gerais da LDBEN para definir suas diretrizes educacionais.
3. Toda escola possui um documento que expressa suas finalidades educacionais, sua filosofia e seu posicionamento pedagógico. Este documento é conhecido como Projeto Político Pedagógico. Para a construção e a elaboração deste documento, é fundamental:
a) a participação de toda a comunidade escolar: pais, alunos, professores, funcionários, afinal a escola é para todos e desse modo deveria ser pensada e elaborada por todos.
4. O planejamento de ensino possui etapas que precisam ser compreendidas de modo contínuo e articulado e ao professor cabe realmente compreender o que cada uma dessas etapas buscam no processo de ensino-aprendizagem.
I – os objetivos gerais e específicos ajudam a compreender para que vou ensinar os alunos, os conteúdos de ensino definem o que vou ensiná-los, os procedimentos de ensino expressam como vou ensiná-los, os recursos didáticos com o que vou ensiná-los e a avaliação da aprendizagem pontua o que, como e para que avaliá-los.
II – os objetivos gerais e específicos especificam o como vou ensinar os alunos, os conteúdos dizem para que vou ensiná-los, os procedimentos de ensino e recursos didáticos pontuam o que, para que e como avaliá-los e a avaliação da aprendizagem o que vou ensiná-los.
III – os objetivos gerais e específicos expressam o que, para que e como avaliar os alunos, os conteúdos definem o que vou ensiná-los, os procedimentos de ensino o como vou ensiná-los, os recursos didáticos e avaliação da aprendizagem pontuam para que vou ensiná-los.
As alternativas corretas:
e) apenas a I
5. Há diferenças entre o planejamento de ensino e planejamento de aula tanto em suas etapas quanto em seus propósitos finais,
d) o planejamento de ensino tem os objetivos gerais e específicos e pontua o que desenvolver com os alunos ao longo do ano e o planejamento de aula não tem o objetivo geral e pontua o que desenvolver naquela aula ou unidade de conteúdo.
6. Buscamos pelo processo de ensino-aprendizagem um desenvolvimento integral, holístico dos nossos alunos e agrupar o que vamos ensiná-los por tipologias, como defendido por Coll, ajuda-nos a propiciar esse desenvolvimento nas aulas, 
e) a tipologia conceitual deve levar o aluno a compreender e não só memorizar, na procedimental deve propiciar que aprenda pela ação e reflita sobre as atividades realizadas e na atitudinal ajudar a construir o conhecimento com base nas atitudes, valores que vivenciou naquele aprendizado.
7. Pelos procedimentos de ensino o professor define o como vai ensinar seus alunos e precisa considerar que numa sala de aula existem vários aprendizes cada um com características diferentes,
d) e diante dessa peculiaridade de cada indivíduo compreender a teoria das inteligências múltiplas nos ajuda a entender melhor que cada pessoa é de um jeito, mas que todos podem se desenvolver em todas as inteligências.
8. Os recursos didáticos são materiais utilizados em aula que servem para estimular o ambiente de aprendizagem ajudando e apoiando o processo de ensino-aprendizagem,
I – no entanto o professor não deve diversificar tanto o uso desses materiais para não gerarmuito estímulo aos alunos, pois eles podem se distrair e não aprender.
II – é fundamental despertar o interesse dos alunos, motivá-los, desenvolver a percepção e a fixação dos conteúdos aprendidos e os recursos didáticos podem ajudar nesse processo.
III – diversificar o uso dos recursos didáticos é tão importante quanto dos procedimentos de ensino para desenvolver várias aprendizagens nos alunos.
As alternativas incorretas:
b) apenas a I
 9. Precisamos acabar com esse mito de que a avaliação é punitiva, ameaçadora e compreender que avaliar a aprendizagem dos alunos é uma das funções do professor,
a) e deve servir como um retorno de como está o processo de ensino-aprendizagem, como os alunos estão aprendendo, se estão realmente aprendendo, como o professor está ensinando.
10. A proposta pedagógica da escola, o planejamento de ensino e o planejamento de aula devem estar articulados, sendo assim
b) o professor ao elaborar seu planejamento de ensino ou de aula deve lembrar se de ir ao encontro da proposta pedagógica da escola para propor algo que seja significativo para aquela realidade.

Continue navegando

Outros materiais