Buscar

Exercicios - CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA II

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA II
Exercícios 01
		1.
		A tributação sobre o Lucro no Brasil possui uma conotação diferente em relação ao padrão mundial: a existência de dois tributos sobre o lucro, quando o mais comum seria essa tributação ocorrer apenas através do Imposto de Renda. O motivo da existência de dois tributos no Brasil se dá:
	
	
	
	pela destinação dos valores arrecadados, sendo 100% da arrecadação da CSLL destinada a financiar a seguridade social; e o Imposto de Renda dividido entre a União, os Estados e Municípios.
	
	
	pela destinação dos valores arrecadados, sedo a CSLL dividida entre a União, os Estados e Municípios e o Imposto de Renda destinado à seguridade social.
	
	
	pela destinação dos valores arrecadados, sendo o IR e CSLL divididos entre a União, os Estados e municípios.
	
	
	pela destinação dos valores arrecadados, sendo o IR e CSLL destinados a seguridade social.
	
	
	pela necessidade de uma maior arrecadação por parte do governo brasileiro.
	
Explicação:
Na visão dos especialistas em matéria tributária, a justificativa para a existência de dois tributos sobre o Lucro se baseia na destinação dada aos valores arrecadados, pois de acordo com a legislação vigente, apenas sobre o valor arrecadado pela União referente a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ é efetuado repasse aos Estados e Municípios.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Conforme estabelece a legislação tributária vigente no Brasil, há cinco espécies de tributos. Analise as alternativas abaixo e assinale a única que NÃO apresenta uma espécie de tributo.
 
	
	
	
	Contribuição de melhoria
	
	
	Impostos
	
	
	Empréstimos compulsórios
	
	
	Taxas
	
	
	Tarifas
	
Explicação:
De acordo com a legislação tributária vigente no Brasil, em especial a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 145, 148 e 149, e o CTN, no seu artigo 5º, temos cinco espécies de tributos: Impostos; Taxas; Contribuição de melhoria; Empréstimos compulsórios; Contribuições parafiscais ou especiais.
As tarifas ou preços públicos, diferentemente das taxas, são valores pagos pelos cidadãos pela utilização de serviços facultativos, isto é, não compulsórios, que a administração pública e seus delegados colocam à disposição da população.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com a legislação vigente, o Lucro que pode ser utilizado quando o contribuinte mantém a escrituração contábil fora dos padrões legais e normativos é:
	
	
	
	Lucro Presumido
	
	
	Lucro Operacional
	
	
	Lucro Bruto
	
	
	Lucro Real
	
	
	Lucro Arbitrado
	
Explicação:
Em conformidade com o art. 530 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR), o Lucro arbitrado pode ser definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que, pode ser utilizado quando, por exemplo, o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos ou deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A respeito da justificativa para a cobrança de dois tributos sobre o lucro no Brasil  é correto afirmar que:
	
	
	
	De acordo com a legislação vigente, a União repassa para os Estados e Municípios uma parte do valor arrecadado com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL.
	
	
	Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União, dos Estados e dos Municípios.
	
	
	A União tem interesse em unificar os dois tributos em virtude da destinação dada aos valores arrecadados.
	
	
	Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL são utilizados para custear as despesas com educação, saúde, transporte e moradia.
	
	
	De acordo com a legislação vigente, a União repassa para os Estados e Municípios uma parte do valor arrecadado com a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ.
	
Explicação:
Na visão dos especialistas em matéria tributária, a União não tem interesse em unificar os dois tributos em virtude da destinação dada aos valores arrecadados, pois de acordo com a legislação vigente, apenas sobre o valor arrecadado pela União referente a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ é efetuado repasse aos Estados e Municípios.
Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União e são utilizados, exclusivamente, para custear as despesas da seguridade social. Desta forma, a União não repassa um percentual do valor arrecadado aos Estados e Municípios.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que apresenta um enunciado FALSO.
	
	
	
	Estão obrigadas ao pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ todas as pessoas jurídicas que não possuem imunidade nem isenção tributária.
	
	
	A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, assim como o IRPJ, é um tributo federal.
	
	
	O valor do imposto é apurado sobre o Lucro Real ou por Lucro Presumido, conforme opção feita pela empresa.
	
	
	O Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ é um tributo federal, de competência da União.
	
	
	A empresa poderá mudar o regime de apuração do Lucro Real para o Lucro Presumido IRPJ a qualquer momento.
	
Explicação:
De acordo com a legislação vigente, a opção adotada se estende para todo o ano-calendário. Assim a empresa somente poderá mudar o regime de apuração adotado no início do exercício.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A respeito dos regimes de tributação incidentes sobre o lucro é correto afirmar que:
	
	
	
	Lucro arbitrado é a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado quando o contribuinte deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal.
	
	
	Lucro Presumido é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária.
	
	
	Lucro Presumido pode ser definido como a receita líquida deduzida dos custos de produção.
	
	
	Lucro Real é a receita líquida deduzida dos custos de produção e das despesas operacionais.
	
	
	Lucro Real é a forma de tributação simplificada que utiliza somente as receitas da empresa para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
	
Explicação:
Em conformidade com o art. 530 do RIR/99, o Lucro Arbitrado é definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado tanto pela Receita Federal, nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido, quanto pelo contribuinte quando conhecida a receita.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Toda empresa legalmente constituída no Brasil pode ser enquadrada pela legislação tributária em cinco situações distintas, em relação a tributação. A forma de tributação que decorre, principalmente, da não validade da escrituração contábil ou da impossibilidade de se calcular os tributos pelas vias normais é o:
	
	
	
	Lucro Arbitrado
	
	
	Lucro Real
	
	
	Lucro Presumido
	
	
	Simples Nacional
	
	
	Imunes e Isentas
	
Explicação:
Em conformidade com o art. 530 do RIR/99, o Lucro Arbitrado é definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado tanto pela Receita Federal, nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido, quanto pelo contribuintequando conhecida a receita. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Há dois tributos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas jurídicas> o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Sobre estes dois tributos, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta:
I. O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é um tributo federal e é apurado pelas pessoas jurídicas conforme a opção realizada (lucro real ou presumido).
II. A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal, cujo valor é apurado sobre o lucro líquido do período antes da provisão para o imposto de renda.
III. A diferença entre o IRPJ e a CSLL consiste na destinação do produto da arrecadação, pois no caso do IRPJ o produto da arrecadação é utilizado exclusivamente para custear as despesas com a seguridade social, e no caso da CSLL, é repassado parcialmente a estados e municípios e o restante é utilizado pela União sem destinação específica.
	
	
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	
Explicação:
Há dois tributos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas jurídicas> o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é um tributo federal e é apurado pelas pessoas jurídicas conforme a opção realizada (lucro real ou presumido). A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal, cujo valor é apurado sobre o lucro líquido do período antes da provisão para o imposto de renda. A diferença entre o IRPJ e a CSLL consiste na destinação do produto da arrecadação, pois no caso do IRPJ o produto da arrecadação é repassado parcialmente a estados e municípios e o restante é utilizado pela União sem destinação específica, e no caso da CSLL, é utilizado exclusivamente para custear as despesas com a seguridade social. Desse modo, somente as afirmações I e II estão corretas.

Continue navegando