Buscar

Pró fármacos

Prévia do material em texto

17/09/20, 4 aula
PRÓ FÁRMACOS
Ele não tem uma permeabilidade boa porque ele é hidrofílico. Mas ele tem um potencial anti-hipertensivo muito grande. Então vamos colocar um grupo de átomos que goste de lipídeos, ai ele se torna mais afim de lipídeo e pode atravessar a membrana, mas ele não fica tão bom quanto ele era. Mas tem um fato: quando ele entra e passa no fígado, ele metaboliza esse fármaco tornando-o ativo.
Então fármaco inativo tem que virar um fármaco ativo. Geralmente essa ativação é no fígado, mas pode ser em outros órgãos, como o estômago.
Omeprazol (é um pro fármaco) e ele é ativado na célula estomacal. Ele tem que passar pro intestino, fígado e depois ele vai ser distribuído. Ele vai ser ativado na célula parietal então ele não vai efeito na cavidade
Ligação dos fármacos a proteínas plasmáticas
Absorção é intestinal. Chegou a circulação sistêmica, o medicamento vai se ligar as proteínas e uma pequena fração não vai se ligar. Porcentagem que ficam ligados às proteínas plasmáticas.
Quais são essas proteínas: beta globulina, glicoproteína ácida e principalmente a albumina. A mais importante é a albumina pq ela liga tanto fármaco que tem caráter ácidos quando básicos.
Albumina
Ela liga tanto fármacos ácidos como liga fármacos básicos. Ela tem mais de 1 sitio de ligação, ela pode ligar ao mesmo tempo mais que um fármaco.
*Somente o fármaco livre (não ligado, portanto), é que fará efeito.
A parte que está livre vai se ligar e vai fazer ação. A albumina aguarda e eu desloco da proteína reserva pra poder repor, é o equilíbrio químico.
Ocorre uma competição entre A e B, é a dança da cadeira. Vai sentar ali o que tiver em maior quantidade, no caso é o A. todos os B ficaram soltos, isso dá efeito colateral.
Não se deve administrar conjuntamente. Em raros casos da interação de medicamentos
COMO AS DROGAS AGEM
Alvos de ação das drogas:
· Proteínas
-Se ligam em enzimas (inibindo-as)
-Receptores
-Canais iônicos
-Proteínas de transporte
· Ácidos nucleicos (*frequentes)
-DNA
-RNA
Proteínas
A)Enzimas 
	Medicamento
	Alvo
	Ibuprofeno
	COX
	Dipirona
	COX
	(xenical)
	Lipase pancreática
	Captopril/enalapril
	ECA= enzima conversora de angiotensina
B)Receptores
Todos os receptores são proteínas. Existem receptores de membrana, de citoplasma, de núcleo. 
Se liga à adrenalina, insulina, acetilcolina. Drogas que se ligam especificamente em cada tipo de local. Uma que se liga no núcleo, não vai se ligar no citoplasma, e assim acontece com os outros também. Ligam nos receptores e ambos ligam no núcleo.
C)Canais Iônicos
Ele ta presente na membrana citoplasmática. Por meio desse canal de cálcio entra na célula muscular e promove a contração. Existem drogas/substancias que bloqueiam esse canal.
Bloqueadores de canais de Ca, ex: nifedipino e amlodipino. Eles impedem a entrada do calcio, menos cálcio fica disponível pra célula e essa célula contrai menos. Isso trata hipertensão.
D)Proteína de Transporte
Exemplo: omeprazol, pantoprazol. Eles agem na H+ K+ ATPase ou Bomba de H+ estomacal
Existe uma proteína de transporte (bomba) que joga o H+ (ácido) no estomago, que da a acidez do estomago. Quando quero reduzir a acidez, a gente inibe essa bomba/transportador.
Efeito Terapêutico
Uma droga vai influenciar uma função orgânica. Ou ela vai aumentar a atividade (que esta muito baixa) ou ela vai diminuir a função (que esta exacerbada).
As drogas vão sempre influenciar as funções orgânicas, ou estimulando ou deprimindo. Pra que elas ajam elas precisam se ligar nas proteínas alfa e essa interação é especifica. Quando essa drogas se ligam a ele, eles interagem por ligação iônica, por pontes de hidrogênio, hidrofóbicas, van der waals, covalente
Tipos de interação dos fármacos- receptor
Ligação iônica; pontes de hidrogênio; hidrofóbicas; van der waals; covalente. Vários pontos do medicamento interagem com o alvo.
- Ex: o ácido acetil salicílico (aas, aspirina) se liga as enzimas COX, quando ele se liga, nunca mais ele desliga. Ele vai quebrar ambas e vai refazer a enzima. Vai melhorando a interação com o alvo, tornando cada vez mais especifica
Relação Dose- Resposta * (importante)
Resposta farmacológica é proporcional ao numero de receptores com os quais o fármaco interage (teoria de clark e gaddun)
Efeito máximo é alcançado quando todos os receptores estão ocupados
Pra maioria dos fármacos o efeito farmacológico é proporcional a dose que eu to administrando. Quanto maior a dose, maior a possibilidade de efeitos adversos e intoxicação... até um patamar. Não costuma se trabalhar com altas concentrações.
DEFINIÇÃO DE AGONISTA
Substancia (droga, medicamento) que é capaz de se ligar ao receptor (alvo) e desencadear efeito, ou seja ativar o receptor. 
O agonista se liga ao alvo e produz o efeito
DEFINIÇÃO DE ANTAGONISTA
Substancia (droga medicamento) que ao se ligar ao receptor (alvo) não é capaz de ativá-lo e assim, NÃO produzem efeito.
Impede que o agonista se ligue, então não há efeito nenhum. 
Exemplo: quando o animal tem parada cardíaca a adrenalina se liga aos receptores e aumenta a frequência cardíaca. Ela vai promover o efeito que é o aumento da frequência cardíaca. Mas quando eu tenho constantemente uma taquicardia (adrenalina em excesso) eu dou um antagonista que vai se ligar no mesmo receptor que o agonista e impediu que a adrenalina se ligasse e fizesse efeito
Antagonistas competitivos: se liga ao mesmo lugar que o agonista. Ocupa o local dele e impede a ligação do agonista. Ele bloqueia, só vou chamar de bloqueador o competitivo.
Antagonistas não competitivos: ele se liga próximo, eles atrapalham e os agonistas não conseguem fazer efeito.
TIPOS DE ANTAGONISTAS
Antagonismo químico
Pouco comum, duas subtancias se combinam de modo que o efeito da droga ativa, dominui ou é abolido. Ex: tetraciclina administradas com leite- calcio é quelado e TTC perdem a ação.
Antagonismo farmacocinético
Quando ocorre aumento no metabolismo da droga, por efeito de outra droga. É uma interação entre medicamentos.
Aumento da taxa de excreção de uma das drogas; diminuição da absorção de uma das drogas
ATIVIDADE QUE FIZEMOS EM SALA
1. uma droga acida pode ser absorvida no intestino :Verdadeiro
2. drogas acidas são melhor absorvidas no estomago: Verdadeiro
3. uma droga administrada por via oral pode sofrer metabolismo de primeira passagem: Verdadeiro
4. uma droga administrada por via IV é 100% absorvida: Falso
5. um dos fatores que alteram a biodisponibilidade sistemica é a sensibilidade do fármaco ao pH: Verdadeiro
6. a membrana citoplasmatica tem caracteristica proteica predominantemente de modo que farmacos hidrofilucos a transpassam bem: Falso
7. Uma droga pode adquirir carga dependendo do pH do ambiente onde se encontra: Verdadeiro
8. drogas com carga sao envolvidas por agua e assim têm dificuldade para atravessar as membranas: Verdadeiro
9. o metabolismo de primeira passagem pode ocorrer em outro orgao que nao o fígado: Falso, o metabolismo de primeira passagem é só no figado
10. o omeprazol é um pro fármaco ativado no estomago: verdadeiro

Continue navegando