Buscar

Atividade discursiva Organizacional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIC – Campus Tangará da Serra 
Curso de Psicologia 
Acadêmica: Laiz Garcia Guedes
Atividade Discursiva de Psicologia Organizacional e do trabalho II
 
Para Criar um diálogo é preciso compreender o significado de crítica construtiva e critica destrutiva. 
A crítica construtiva tem como finalidade dar feedback positivo, elogiando, mostrando possíveis melhorias e mostrando algumas falhas perante as ações da pessoa, com um diálogo aberto entre as pessoas, estabelecendo assim uma relação saudável, respeitosa e direta, dando a oportunidade de melhora e de progresso. Já em relação a crítica destrutiva sua finalidade está relacionada ofensa, agredir e denegrir a imagem da pessoa, não oportunizando a melhora do mesmo, assim, não constroem uma relação saudável e nem respeitosa. 
Tendo a compreensão da diferença entre as duas críticas, é possível criar os diálogos. O primeiro exemplo será de crítica construtiva e o segundo de crítica destrutiva. 
Exemplo 1: Loja de materiais de construção, dialogo entre gestor e o vendedor (colaborador): 
Gestor: Observamos que você cativa os clientes e tem um argumento persuasivo, convencendo o cliente a comprar os produtos, ou fazendo com que ele leva mais coisas ou algo semelhante ao que ele queria, isso é muito importante, pois deixa o cliente satisfeito, temos mais lucro e você com mais comissão. Porém, percebo que você leva muito tempo em uma venda, e outros clientes acabam indo embora, diminuindo seu rendimento, porque você atende menos pessoas. Como você vê isso? 
Colaborador: Demoro algum tempo para identificar o jeito do cliente e como aborda-lo para que leve mais coisas ou convence-lo de substituir o produto. Porém, analisando da forma que o senhor falou, posso procurar uma forma de atender mais rápido, se não perdemos mais vendas. 
Gestor: Muito bem, espero que evolua cada vez mais aqui dentro e que possamos crescer juntos. Qualquer coisa, pode me chamar.
Esse dialogo possibilitou um maior vinculo entre eles, por parte do colaborador gera segurança, pois poderá melhorar o desempenho. Já por parte do gestor, tem ciência do problema e poderá ajudar o vendedor com workshops e treinamentos para melhorar o desenvolvimento.
 
Exemplo 2: Loja de materiais de construção, dialogo entre gestor e o vendedor (colaborador):
Gestor: Atende logo esse cliente, você é muito lerdo, enrola demais, há anos trabalha com isso e ainda não sabe o que o cliente quer? Seu rendimento está deixando a desejar, os clientes cansam de esperar, o outro vendedor já está no terceiro cliente e você ainda no primeiro. Além disso, todos falam que você sobrecarrega a empresa. 
Colaborador: Eu tento fazer melhor aqui, se não está feliz com meu trabalho, me demita. 
Gestor: Acho que vou fazer isso mesmo.
 A conversa acima gerou estresse e frustação para ambos. Em relação ao gestor pela demora do vendedor, porém ele não consegue ver as qualidades de seu funcionário e não tem habilidade de conversar. Já o colaborador, por seu gestor não ver suas qualidades e seu desempenho. Isso gera uma relação conflituosa/toxica, afetando o psicológico do funcionário, não permitindo melhoria no rendimento.

Continue navegando