Buscar

Wate, Alexandre-Relatorio

Prévia do material em texto

Alexandre Absalão Wate
Relatório de Práticas Pedagógicas de Didática de Física I
Universidade Pedagógica
Maputo
2020 
Alexandre Absalão Wate
	
		
Licenciatura em Ensino de Física
Relatório de Práticas Pedagógicas de Didáctica de Física I
	Relatório da disciplina de Praticas Pedagógicas de Didáctica de Física I, a ser entregue na Faculdade de Ciências Naturais e Matemática para efeitos de avaliação orientado pelo docente Msc. Agostinho Barreto.
	
	
Universidade Pedagógica
Maputo
2020 
Introdução 
A UP sendo uma instituição pública de ensino superior, completamente vocacionada para a formação de professores no País. Temos notado a existência da cadeira Praticas Pedagógicas de Didáctica de Física I no seu plano curricular, cujo propósito é de aproximar a realidade educativa que os estudantes têm esperado no âmbito de exercer sua carreira do professorado.
O presente trabalho constitui o relatório da PP1 e, é o resultado das analises da motivação e dos métodos de aquisição de conhecimentos encontradas durante a observação de vídeo aula do professor Marcelo Boaro. Neste âmbito, permite-nos em nossa formação inicial conhecer de perto a realidade da interação dos alunos com o próprio professor na sala de aula, as formas pelas quais o professor utiliza para deixar os alunos mais motivados pela aula a ser dada e mais atentos durante o percurso dela.
Analise pessoal do assunto da aula
A aula em analise dada pelo professor Marcelo Boario tem como tema principio de Arquimedes e o empuxo, o empuxo deve-se à diferença das pressões exercidas pelo fluido nas superfícies inferior e superior do corpo mergulhado no fluido. Sendo que as forças aplicadas pelo fluido na parte inferior sejam maiores que as exercidas na parte superior, a resultante dessas forças fornece uma vertical de baixo para cima, que é o empuxo.
 
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um liquido, age nele duas forças, a saber:
A força do peso (P), devido à interação com o campo gravitacional;
Força de impulsão (E), devido à sua interação com o liquido.
Como já tinha citado que a força de impulsão deve-se à diferença das pressões exercidas pelo fluido nas superfícies inferior e superior do corpo mergulhado no fluido. Assim podemos escrever, 
, mas como , então, 
, a pressão é definida pela relação 
, igualando as equações, obteremos,
 , como A, 
Principio de Arquimedes
A teoria para obtenção do empuxo está directamente relacionada ao principio de Arquimedes que diz: “Todo corpo imerso, totalmente ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob acção de uma força vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido. E essa força denomina-se empuxo, cuja a intensidade é igual ao peso do liquido deslocado pelo corpo.”
Formulação Matemática 
Com base no principio de Arquimedes diz que o empuxo é igual ao peso do liquido deslocado pelo corpo, portanto, pode-se escrever que:	
Essa mesma equação pode ser reescrita utilizando-se considerações de massa especifica, pois como visto anteriormente , portanto, , assim: 
Pela analise realizada é possível perceber que o empuxo será tanto maior quanto maior for o volume de liquido deslocado e quanto maior for a densidade deste liquido.
Para corpos totalmente imersos, o volume de fluido deslocado é igual ao próprio volume do corpo. Neste caso, a intensidade do peso do corpo e do empuxo são dadas por: 
Considerações finais
Três importantes considerações finais que podem ser feitas em relação ao empuxo: 
· Se , tem-se e, neste caso, o corpo afundará no liquido;
· Se tem-se e, neste caso, o corpo ficará em equilíbrio quando estiver totalmente mergulhado no liquido;
· Se tem-se e, neste caso, o corpo permanecerá boiando na superfície do liquido.
Desta forma, é possível se determinar quando um solido flutuará ou afundará em um liquido, simplesmente conhecendo o valor da sua massa especifica.
	
Professor: Marcelo Boaro Duração ___31_____min__33___ s
Link do Vídeo https://youtu.be/n5_qJ2cIr9s	
Classe 9ª Unidade Temática Estática dos fluidos (hidrostática)
Tema da Aula	 Principio de Arquimedes e Força de Impulsão ou Empuxo
	Assunto de Motivação
	NR
	 INDICADORES
	SIM
	NÃO
	+/-
	 comentários
	
	
Estimula a participação, o interesse e a curiosidade dos alunos pelo assunto abordado.
	
 
 X
	
	
	O professor formula certas perguntas, as quais se relacionam com a vivência dos alunos do ponto de vista a trazer mais interesse nos alunos de se preocuparem com o estudo do empuxo.
	
	
Valoriza as ideias dos alunos de forma a incentivar a sua participação.
	
	
	
 
 X
	O professor não valoriza de forma directa as ideias dos alunos pois não há nenhuma interação entres eles, mas ele explica com base nas pré-conceptivas dos alunos ou formas do raciocínio do cesso comum.
	
	
O professor estabelece relações entre conteúdos abordados com aspectos do dia-a-dia e recorre a exemplos relacionados com as vivências dos alunos.
	
 
 X
	
	
	Durante a parte introdutória, o professor trouxe varias questões como forma de fazer o aluno a ter a essência da aula, uma delas foi “Porque é mais fácil empurrar um corpo para cima dentro da agua do que fora dela” apesar de trazer a curiosidade aos alunos foi também umas das formas de relacionar o empuxo com aspectos do dia-a-dia.
	
	
Usa possibilidades de visualização com (experiências, cartazes, vídeos, simulações, computador, internet) como forma de criar mais interesse nos alunos.
	
	
 
 X
	
	Durante a realização da aula, o professor não demonstra nenhum tipo de experimento de forma directa, mas assim de forma indireta pois trás um exemplo esbolçando uma simples experiência de modo a mostrar a influência do empuxo num corpo mergulhado no fluido.
	
	
Propicia a descoberta de forma a elevar o desejo de saber do aluno.
	
 X
	
	
	Partindo do exemplo mostrado no quadro professor faz chegar ao conceito do empuxo por via da ligação teoria e pratica.
	Assunto: Apresentação dos Objetivos
	
	
Explicita para os alunos, de forma clara, as aprendizagens (conteúdos e objectivos) que se aspira alcançar com a aula.
	
 
 X
	
	
	Do jeito que o professor explicita os objectivos para os alunos é muito interessante, pois ele primeiramente trás certos exemplos bem relacionados com a essência da aula como forma de trazer uma boa percepção por parte dos alunos acerca dos objectivos da aula.
	
	
Formula os objectivos como resultados alcançáveis.
	
 X
	
	
	Baseando-se na sua perspectiva de trazer a essência da aula aos alunos, o professor teve como hipótese “o empuxo é igual ao peso do liquido deslocado” esse foi um dos objectivo a ser alcançado na realização da aula.
	
	Faz a contextualização dos conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos, procurando mostrar a sua importância para o dia-a-dia destes.
	
	
 X
 
 
	
	O professor simplesmente relaciona os conteúdos abordados com o dia-a-dia em busca do melhor entendimento por parte dos alunos, mas não trás a sua importância na vivência deles. 
	Assunto: Tratamento dos conteúdos da matéria nova
	
	
O nível de abordagem dos conteúdos científicos corresponde a classe em causa e são de boa qualidade.
	
 
 X
	
	
	Os conteúdos científicos abordados correspondem plenamente a classe em causa pois o principio de Arquimedes por ser uma das matérias da hidrostática e a mesma é estudada do principio na 9ª classe.
	
	
Mostra segurança no desenvolvimento dos conteúdos, não incorrendo em erros ou imprecisões.
	
 
 X
	
	
	O professor durante a sua elaboração ou explicação da aula não apresenta nenhum tipo erro ou imprecisão, ele trás de forma clara os conhecimentos pelos os quais os alunos devem sair na sala de aula terem adquiridos.
	
	
Apresenta o saber de forma problematizadora de modo a suscitar dúvidas noaluno.
	
 
 X
	
	
	Na maior parte da aula o professor apresentou vários problemas, os quais os alunos tem se deparado no dia-a-dia, como forma de esclarecer as dúvidas por parte dos alunos, já que não houve interação entre eles.
	
	
Incentiva a investigação dos fenómenos, relações entre conceitos e leis físicas, a partir do prognóstico, passando pela observação até a explicação.
	
 
	
 
 X
	
	O professor não incentiva nenhuma investigação por parte dos alunos devido ao ausência dos mesmos, mas ele próprio idealiza um sistema onde trás a relação entra a força do peso e a pressão(teorema de Steve).
	
	Recorre a exemplos pertinentes na exploração dos conteúdos relacionados com o dia-a-dia dos alunos.
	
 
 
 X
	
	
	O professor sempre trouxe exemplos relacionados com o quotidiano dos alunos de modo que eles possam a entender de forma positiva o conteúdo a ser dado.
	
	Abordagem dos conteúdos é acompanhada de experiências dos alunos ou do professor com envolvimento dos alunos.
	
	
 
 X
	
	Abordagem dos conteúdos não foram acompanhadas com a experiencias, apenas o professor se inspirou numa experiencia de tal modo que os alunos possam perceber o que esta em jogo.
	Assunto: Consolidação e Aplicação
	
1
	
As formas de consolidação escolhidas foram adequadas aos conteúdos e aos objectivos da aula.
	
 
 X
	
	
	O professor se baseou nos conteúdos e objectivos da aula do ponto de vista a mostrar em que situações podem ser aplicados os conceitos de empuxo e principio de Arquimedes.
	
2
	As actividades de consolidação e aplicação escolhidas foram adequadas aos conteúdos e aos objectivos da aula.
	
 X
	
	
	De acordo com a aula um dos objectivos a ser observados é que a força de impulsão é igual ao peso do fluido deslocado, já por parte da consolidação o professor trás exercícios relacionados com esses conteúdos.
	
3
	
Há diversificação suficiente de actividades de consolidação de modo a manter o interesse dos alunos.
	
	
	
 
 X
	Não há tantas diversificações de actividades, mas o professor mante o interesse nos alunos pois exemplifica com base nas todas situações possíveis, as quais se relacionam com os conteúdos e os objectivos da aula.
	4
	O professor usa fichas de trabalho para elevar o nível de participação dos alunos nas actividades de aprendizagem.
	
 X
	
	
	O professor disponibiliza um link contendo la fichas de exercícios para que os alunos possam a cessar.
	
5
	
A participação dos alunos nas tarefas de consolidação é positiva e integral. 
	
	
	
	Uma vez que o professor e os alunos não estão próximos, não foi possível analisar a participação dos alunos nas tarefas de consolidação. 
	
6
	
Os alunos resolvem tarefas de consolidação com muito entusiasmo e mostram terem compreendido as matérias.
	
	
	
	Não foi possível observar a tarefa em causa, já que não foi uma interação directa entre alunos e o professor.
	
7
	
Formula as questões de forma clara e consegue conquistar um clima de vivacidade nos alunos.
	
	
	
	Apesar de que não foi possível analisar o clima por parte dos alunos, mas o professor trouxe boas questões de forma clara e relacionados com a matéria dadas.
	
8
	O professor propõe actividades de apoio aos alunos que revelam dificuldades de aprendizagem.
	
 X
	
	
	O professor disponibiliza um link contendo exercícios para que os alunos possam exercitar.
	
9
	Organiza os alunos em grupo-de-pares para permitir discussão entre os alunos e dá um certo tempo para responderem.
	
	
	
	Não houve nenhuma discussão entre alunos e nem com o professor e os alunos.
	
10
	
Os exemplos enunciados nas tarefas estão relacionados com aspectos concretos do dia-a-dia dos alunos. 
	
 
	
 X 
	
	O professor apenas exemplos como forma de consolidar a matéria, de como aplicar as equações deduzidas na aula.
	
11
	
Estimula e reforça a participação de todos os alunos.
	
 
	
	
 X
	O professor estimula a participação dos alunos, mas não reforça a participação dos alunos nas tarefas de consolidação.
	
12
	
Usa os alunos para fazer a síntese global dos conteúdos tratados na aula.
	
	
 X
	
	Os alunos praticamente não colaboram em nada apenas escutam o professor durante a sua explicação.
	
13
	
O professor faz pessoalmente o resumo final da aula.
	 
 X
	
	
	O professor faz pessoalmente a introdução da aula assim como o resumo final da aula.
	
14
	
Indica tarefas a realizar em casa pelos alunos, vulgo TPC. 
	
	
 
 X
	
	O professor não da nenhum TPC apenas orienta um site de exercícios, para que cada um possa exercitar quando puder.
	
15
	
Anuncia o assunto da próxima aula estabelecendo ligações com os conteúdos abordados.
	
 
 X
	
	
	No inicio da aula o professor anuncia o assunto das aulas anteriores e das próximas aulas como forma de estabelecer ligações entre as aulas.
	Assunto: Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Organização e Recursos
	
	Estratégias de Ensino-Aprendizagem
	
	
	
	
	
	
Mantém os alunos activamente envolvidos nas tarefas propostas.
	
	
 X
	
	O professor não elabora uma tarefa envolvendo alunos, pois não esta se interagindo com eles, nem exemplifica com base deles.
	
	Utiliza métodos diversificados de modo adequado, designadamente na realização frequente de sínteses de aprendizagem.
	
	
X
	
	O professor apenas trouxe uma pequena síntese como forma de fechar a aula.
	
	Orienta o trabalho dos alunos com base em instruções precisas, visando a sua concentração e a autonomia na realização das tarefas.
	
	
 X
	
	O professor apenas orienta o trabalho de modo que possa exercitar e não de caracter obrigatório.
	
	
Através do diálogo, apoia os alunos na construção do conhecimento.
	
	 
 X
	
	O professor não tem como apoiar os alunos nas discursões entre eles, pois ele apenas da a aula sem a presença deles.
	
	
Há variação clara de actividades durante a aula.
	
	
 X
	
	Durante a aula não houve a variação das actividades, apenas uma actividade envolvendo alíneas que complementam os conteúdos abordados.
	
	
Os alunos mostram compreender a matéria e aderem às tarefas propostas pelo professor.
	
	
	
	Não foi possível a tarefa por parte dos alunos, pois eles não estiveram presente.
	
	
O professor utiliza material didáctico adequado aos objectivos e a metodologias definidos no plano de lição.
	
 X
	
	
	A aula dada esteve estrutura pela parte introdutória, desenvolvimento, consolidação das tarefas e da orientação das tarefas disponíveis no link apresentado.
	
	Organização
	
	
	
	
	
	
Diversifica os modos de organização do trabalho (trabalho frontal com a turma, trabalho de grupo, trabalho de pares, trabalho individual ou modalidade mista).
	
	
X
	
	Durante a realização da aula não houve nenhum tipo de diversificação por parte da organização dos trabalhos, pois o professor não nenhum tipo de trabalho.
	
	
Circula pela sala para estimular a atenção dos alunos.
	
	
X
	
	Dado que os alunos não estiveram presente na sala de aula, não houve necessidade da circulação do professor na sala, apenas circulando em redor do quadro uma vez que estava sendo gravado.
	
	Recursos
	
	
	
	
	
	Aproveita as possibilidades didácticas de recursos variados como (livro escolar, fichas de trabalho, fichas de experiência, fotocópias, cartazes, projectores, etc.
	
	
X
	
	O professor durante a sua realização da aula não chegou de utilizar nenhum desses recursos didácticos, apenas deu aula com conhecimentos que ele já tinha adquirido.
	
	
Usa material de experimentação de fácil acesso, construído pelo professor pelos alunos.
	
	
X
	
	O professor não chegou de realizar nenhuma experiencia como forma de atingir os objectivos, mas assim por um fenómeno idealizado.
	
	
Usa material de experimentação convencional disponível no laboratório da escola. 
	
	
X
	
	Nenhum tipo de material de experimentação foi usado na sala de aula.
	
	Utiliza recursos inovadores, incluindo as tecnologias de informação e comunicação como (computador, vídeo, multimédia, etc.)
	
 X
	
	
	O professor deu a sua aula através dum vídeo, por essa rezão que não houve a participaçãodirecta dos alunos.
	Assunto: Segurança do Nível Inicial
	
	
O professor diagnostica as concepções alternativas dos alunos relativamente ao que deve ser aprendido.
	
X
	
	
	O professor não diagnostica de forma directa pois não há colaboração dos alunos devido ao ausências deles na sala, mais ele sendo um professor conhece as formas de raciocino do senso comum, as quais os alunos trazem na sala de aula e se baseia nelas.
	
	Efectua a articulação das aprendizagens a realizar com aprendizagens anteriores.
	 X
	
	
	O professor indica os assuntos abordados anteriormente pra que possa a relaciona-los com os conteúdos a serem dados.
	
	Se houver lugar ao TPC, assegura-se de que os alunos o realizaram e efectua orienta os alunos para a sua correcção.
	
	
X
	
	Sendo que os alunos estão distantes do professor, o professor não da nenhum TPC.
	
	As tarefas de revisão são dirigidas ao colectivo-turma, a grupos de alunos, a algum(ns) aluno(s) em particular
	
	
X
	
	O professor executa pessoalmente as tarefas de revisão.
	
	Os alunos respondem positivamente às tarefas apresentadas pelo professor.
	
	
	
	Não foi possível verificação as respostas das tarefas de consolidação por parte dos alunos.

Continue navegando