Buscar

Atividade 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC 
CURSO DE BIOMEDICINA 
DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA / BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÙDE 
 
ESTUDO DIRIGIDO (P-VALOR)
Thalys Meireles de Souza Santos 
 
 
QUESTÃO 1. A frequência cardíaca máxima (FCM) é o valor mais elevado da frequência cardíaca que um indivíduo pode atingir em um esforço máximo até o ponto de exaustão e constitui variável fisiológica relevante para quantificar o esforço máximo durante um teste ergométrico. A FCM é um importante marcador biológico para a prescrição e o monitoramento do exercício físico, com indicações que podem variar entre 60% e 85% da FCM para o desenvolvimento da resistência e da potência cardiorrespiratória, respectivamente. 
Questiona-se se o emprego de equações que predizem a FCM, como (220 – idade) de Karvonen ou (208 [0,7 x idade]) de Tanaka, não induziria ao erro na prescrição da intensidade de treinamento cardiorrespiratório por superestimarem a FCM de indivíduos jovens (< de 40 anos) e subestimarem a FCM de indivíduos idosos (> de 60 anos). Para testar essa hipótese, Camarda e cols. (2008) realizaram um estudo comparativo entre a FCM medida em teste ergoespirométrico e as equações propostas por Karvonen e Tanaka. Para tanto foram avaliados 2047 indivíduos (1 091 homens e 956 mulheres) com média ± desvio-padrão de idade igual a 37,1 ± 11,4. Estimou-se, portanto, o coeficiente de correlação de Pearson e o p-valor foi menor que 0,05, em ambos os casos. 
Considerando o texto e os resultados apresentados nos gráficos 1 e 2, pode-se notar que: 
 
(a) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam fraca correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é seguro prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício utilizando essas equações. 
(b) equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam fraca correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Porém, a prescrição da intensidade de esforço pode depender de outros fatores como nível de aptidão física e frequência das sessões de treinamento. 
(c) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam moderada correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é arriscado prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício utilizando essas equações. 
(d) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam forte correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é seguro prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício utilizando essas equações. 
(e) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam forte correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. No entanto, a prescrição da intensidade de esforço depende de outros fatores como nível de aptidão física e volume da sessão de treinamento. 
 
QUESTÃO 2. Com relação aos conceitos básicos de estatística necessários para avaliação de artigos científicos, marque a opção correta: 
 
(a) O intervalo de confiança mais utilizado é o de 80%. 
(b) O nível descritivo, expresso comumente como p, indica o erro tipo I, que corresponde à possibilidade de não se reconhecer uma diferença que realmente existe entre os grupos do estudo analisado. 
(c) O ponto de corte, em termos de p-valor, geralmente utilizado para considerar uma inferência como estatisticamente significativa, é de valores abaixo de 0,05. 
(d) O p-valor mais utilizado é o de 10%, indicando que há uma chance em 10 de que os resultados obtidos não sejam válidos. 
 
 
 
QUESTÃO 3. O diagnóstico da saúde da criança em idade escolar, no âmbito das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), requer da equipe de Saúde da Família a utilização de instrumentos que possam guiar a tomada de decisões. Uma das linhas de ação do PSE é a avaliação nutricional, que tem como uma de suas finalidades a identificação de crianças com obesidade. Para tanto, pode ser utilizado o PedsQL 4.0, um questionário que avalia a qualidade de vida relacionada à saúde pediátrica. 
O PedsQL 4.0 compreende 23 itens divididos em quatro domínios: físico, emocional, social e escolar. As questões são respondidas pelas crianças de forma numérica em uma graduação de 0 a 4 e com referência ao último mês vivenciado pela criança. As respostas são aferidas e os resultados são transformados linearmente para uma escala de 0 a 100. Quanto maior o escore, maior o índice de qualidade de vida do avaliado. O índice de qualidade de vida geral é determinado pela média de todos os domínios, ao passo que o aspecto psicossocial é determinado pelo escore médio dos domínios social, emocional e escolar. Um estudo avaliou a qualidade de vida relacionada à saúde de crianças com e sem obesidade, por intermédio do PedsQL 4.0, cujos resultados são mostrados na tabela abaixo. E, de acordo com os resultados desse estudo, avalie as afirmações a seguir, e marque a opção que reflete as afirmações corretas. 
 
I. Os achados do estudo apontam uma relação significante entre obesidade e qualidade de vida geral. 
II. Crianças obesas apresentaram escores inferiores às crianças eutróficas em todos os domínios relacionados à qualidade de vida. 
III. As crianças obesas podem sofrer estigmação social, o que pode causar impacto negativo sobre a sua 
qualidade de vida, interferindo principalmente nos aspectos emocionais e sociais. 
 
(a) I, II e III. 
(b) I e III, apenas. 
(c) II e III, apenas. 
(d) I, apenas. 
(e) II, apenas. 
 
 
 
QUESTÃO 4. Estudou-se, em uma pesquisa clínica, o efeito de uma droga, supostamente antidiabética, sobre a glicemia de um grupo homogêneo de pacientes portadores de diabetes tipo II. Neste estudo, o maior interesse residia na comparação entre os valores de glicemia medidos, em cada paciente, em dois momentos: (1) logo antes do início do tratamento com a referida droga; (2) quatro semanas após tratamento ininterrupto com a droga. O valor médio de glicemia encontrado no segundo momento foi menor em relação ao primeiro. Na análise dos resultados, um teste estatístico apropriado revelou que é de 7% (p = 0,07) a probabilidade de que a redução da glicemia observada após o tratamento seja devida ao acaso. Do ponto de vista estatístico, pode-se concluir que: 
 
(a) o resultado do estudo é inconclusivo, independentemente do nível de significância (alfa) previamente adotado. 
(b) os resultados comprovam o efeito antidiabético da droga testada. 
(c) os resultados descartam qualquer efeito antidiabético da droga testada. 
(d) a droga possui um efeito antidiabético estatisticamente significativo se previamente tiver sido adotado um nível de significância (alfa) de 5%. 
(e) a droga possui um efeito antidiabético estatisticamente significativo se previamente tiver sido adotado um nível de significância (alfa) de 10%. 
 
 
 
QUESTÃO 5. O gráfico abaixo resulta de um experimento realizado para verificar a eficácia de uma nova droga hipotensora em reduzir a pressão arterial média (PA média) de um grupo de pacientes hipertensos (Experimental). O resultado obtido (média ± erro padrão da média) foi comparado à PA média de um grupo de pacientes hipertensos que não receberam a droga em questão (Controle). Utilizando-se o tratamento estatístico adequado e adotando-se um nível de significância de 5% (α = 0,05), verificou-se que a probabilidade de a diferença observada entre os dois grupos ser devida ao acaso é de 9% (p = 0,09). Dessa forma, a conclusão desses resultados é que: 
 
 
(a) não se pode afirmar que esta droga tenha efeito hipotensor. 
(b) se pode afirmar que a droga não tem qualquer efeito hipotensor. 
(c) a droga tem um efeito significativamente hipotensor. 
(d) a droga deve ter um efeito hipotensor, que não foi detectado no experimento. 
(e) a droga tem um efeito significativamente hipertensor.

Outros materiais