Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERCIDADE 
EMERSON CARLOS FREITAS DE OLIVEIRA
COVID 19
CARUARU
2020
EMERSON CARLOS FREITAS DE OLIVEIRA
COVID 19
 Trabalho Apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade, como requisito para atividade do Curso em Enfermagem.
Dorcente: Emerson Carlos
Caruaru
2020
Gestação e a COVID 19, Gestantes, Puérperas, Pós aborto (perda fetal) Sintomas, exames, notícias sobre no Brasil e no mundo, cuidados de enfermagem, orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e MS (Ministério da Saúde), e Fake News.
Os coronavírus podem causar resultados adversos graves na gravidez, como aborto espontâneo, parto prematuro, restrição de crescimento intra-uterino e morte materna. A transmissão vertical do vírus responsável pela nova doença de coronavírus 2019 COVID-19, pela síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 SARS-CoV-2, ainda não foi detectada, enquanto a transmissão perinatal foi suspeita em um caso. As consequências da infecção pelo COVID-19 durante a gestação são incertas, sem evidências até o momento de resultados graves para mães e bebês, no entanto, a possibilidade deve ser considerada. Para o atendimento pré-natal de gestantes sem risco epidemiológico ou clínico para a infecção COVID-19, os cuidados serão aqueles usuais com a higienização das mãos. No entanto, para o atendimento de gestante classificada como caso suspeito ela deverá utilizar máscara cirúrgica de proteção tipo cirúrgica, inclusive se for internada, e o profissional que a atender deverá utilizar máscara cirúrgica, luvas, óculos e avental. O uso de máscara N95 ou similar pela equipe de atendimento, neste momento não é indicado pelo Ministério da Saúde, exceto durante procedimentos que provoquem aerossóis, Para o atendimento pré-natal de gestantes sem risco epidemiológico ou clínico para a infecção COVID-19, os cuidados serão aqueles usuais com a higienização das mãos. o uso de Oseltamivir para os casos de Síndrome Gripal nas grávidas em qualquer idade gestacional, como é o caso indicado para puérperas até duas 02 semanas após o parto, que tenham situações de risco para complicações, Gestantes e puérperas não possuem risco individual aumentado, até onde as evidências atuais indicam, pela COVID-19, mas segundo o Ministério da Saúde, medidas devem ser adotadas para proteção da criança. Além disso, gestantes e puérperas têm potencial maior de risco para desenvolvimento de SRAG por Síndrome Gripal decorrente do vírus da Influenza.
A perda gestacional é a complicação mais comum da gestação, cerca de 20% das gravidezes clinicamente diagnosticadas evoluem para interrupção espontânea e não está associada somente a morbidade física ou alta mortalidade, mas com repercussões sociais e psicológicas importantes a família. É definida como a remoção do embrião ou do feto antes de atingir a viabilidade podendo ser um evento único isolado ou recorrente Desta forma, importante seguir as recomendações expressas evidências retratam que o uso de antibiótico na gestação é recomendado em infecções bacterianas secundárias documentadas, sendo seu uso empírico não recomendado, Gestantes em isolamento com consultas pré-natais agendadas devem ser orientadas a entrar em contato o seu serviço de saúde, As mulheres grávidas devem ser aconselhadas a não comparecer às unidades de saúde ou maternidade, A Organização Mundial de Saúde OMS idealiza um mundo em que todas as mulheres e recém-nascidos recebam cuidados de qualidade durante toda a gravidez, parto e período pós-natal. Dentro do ciclo dos cuidados de saúde reprodutiva, os cuidados pré-natais CPN constituem uma plataforma para importantes funções dos cuidados de saúde, incluindo a promoção da saúde, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção das doenças. Está comprovado que, com a implementação oportuna e adequada de práticas baseadas em evidências. Um novo estudo feito pelo Imperial College de Londres, uma das universidades mais respeitadas do mundo, estima que o Brasil tem a maior taxa de transmissão da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo o estudo, assinado por 47 pesquisadores, a taxa de transmissão do país é R2,81 sendo que R0 representa um índice em que cada pessoa infectada não transmite a doença a ninguém. Ou seja, em média no Brasil, cada pessoa com covid-19 passa a doença para outras três.
O país também enfrenta um cenário de crescimento no número de mortes por doenças respiratórias e de óbitos registrados em cartórios, dados que indicam forte subnotificação de casos de covid-19, Brasil e Estados Unidos são países que ainda passam por uma fase difícil da pandemia. Os países podem registrar muitas mortes em decorrência de complicações da covid-19. No total, dez países integram o grupo classificado de muito alto em relação às possíveis mortes ocasionadas pelo coronavírus. Outros 22 integram a classificação de relativamente baixo risco de morte, A transmissão do vírus está em queda em países muito afetados pela pandemia, como Espanha e Itália, que adotaram medidas para estimular o distanciamento social isso segundo dados da OMS Organização Mundial de Saúde, e por fim para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população, Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.