Buscar

Desenvolvimento da criança e adolescente av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé 
Curso: PSICOLOGIA 
Disciplina: DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Código: SDE3793 
Professor (a): JEFFERSON CABRAL AZEVEDO Prova: Semestre 2020.1
Nome do Aluno (a) Tamirys da Silva Santos Gonzaga Neves 
Nº da matrícula 201808070852
Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
1 – Apresente os principais aspectos das teorias do desenvolvimento de Vygotsky e Piaget assim como suas semelhanças e diferenças.
As duas teorias pertencem ao interacionismo que a sua base de concepção na crença de que a criança compreende o que está em sua volta de forma ativa, ou seja, vivenciam e constroem hipóteses pra explicar aquilo que é novo, com isso estabelece o conhecimento de acordo com que se comunica com o meio, interagindo com fatores internos e externos a todo o tempo.
Para Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo se dá em vários desdobramentos entre eles o estruturalismo que é a construção da capacidade de apreender através da própria estrutura mental, do indivíduo como um ser social incluindo seu histórico-cultural e a linguagem, o genético que se baseia na maturação biológica dada no sistema nervoso para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e desenvolvimento intelectual. Tornando assim um esquema de desenvolvimento único a cada criança.
Piaget construiu um esquema que explica como o processo de aprendizagem se dá através da interação de indivíduo e o objeto, esse esquema é composto do sujeito, o objeto, a interação, a assimilação e a construção, para que esse processo ocorra é necessário também outros elementos como organização, acomodação, adaptação; Piaget assim como Vygotsky coloca a linguagem como fator essencial neste processo e mesmo diz que quando a criança se torna linguística entra em desenvolvimento cujo ele dividiu em fases (0 à 2 anos; 2 á 7 anos; 7 à 11 anos e de 12 em diante).
 
2 - Apresente os principais aspectos das teorias do desenvolvimento de Freud e Erik Erikson assim como suas semelhanças e diferenças.
Para Freud o desenvolvimento se dá a partir do que o autor chama de aparelho psíquico, um aparelho capaz de estruturar dilemas entre o consciente e o inconsciente através de três estruturas da psique o Id, o Ego e o Superego. O ID é a estrutura inicial portanto inata aquela que herdada e pautada por uma pulsão de energia (libido), sendo regido pelo principio do prazer, ou seja, não fazendo planos de ação ignorando a ética e moral e agindo de forma impulsiva e racional. A partir do ID o EGO se desenvolve está já regido pelo princípio da realidade, leva em conta o mundo externo e busca uma harmonização social tentando controlar os impulsos do ID para garantir necessidades de saúde, segurança e sanidade do indivíduo. O superego se desenvolve do ego e é defibe as normas de conduta e limita a atuação do ego.
A partir disso Freud é o primeiro a concluir que o desenvolvimento da criança é por fazes que ele nomeia como Fase oral (0-18 meses)​, Fase anal (18 meses-3 anos e meio) , Fase fálica (3 a 6 anos)​, Fase de latência (6-11 anos)​ e a Fase genital (a partir de 11 anos). em cada fase a criança vai descobrindo a si mesmo e o mundo em sua volta e com isso necessidades surgem e com se desenvolvem os mecanismos de defesa para sacia-las.
Já Erick pertence a teoria psicossocial e para ele o desenvolvimento se dá em oito estágios, são eles Confiança X Desconfiança - até cerca de 18 meses - estágio sensorial; Autonomia X Vergonha e Dúvida - dos 18 meses aos cerca de 3 anos - fase do desenvolvimento muscular; Iniciativa X Culpa - dos 3 anos aos cerca de 5 - fase do controle motor; Diligência X Inferioridade - dos 5 anos aos cerca dos 13 - período de latência; Identidade X Confusão de Identidade - dos 13 anos aos cerca de 21 - fase da moratória psicossocial; Intimidade X Isolamento - dos 21 anos até cerca dos 40 - fase da maioridade jovem; Generatividade X Estagnação - dos 40 até cerca de 60- fase da maioridade; Integridade X Desespero -para além dos 60 anos -fase da maturidade.​
Durante toda a vida do indivíduo que para o autor é o ciclo da vida, um dos seus principais conceitos é o dos conflitos que o indivíduo passa ao longo da vida e cada conflito pode ssr resolvido com uma resolução negativa ou positiva, nessa teoria se destaca também os fatores externos e forma como a criança é cobrada e estimulada respeitando cada fase.
 
3 – Apresente os principais pontos da teoria do desenvolvimento de Donald Woods Winnicott.
Para Donald o desenvolvimento se dá a partir da experiencia da fusão, ou seja para o bebê ele e mãe são uma só pessoa e para ela todo universo se constitui nela e a capacidade da mãe de desenvolver o holding é fundamental para esse bebê começar o desenvolvimento com os fatores externos, pois o mesmo necessita de um ambiente suficientemente bom para se desenvolver.
Logo após entra a fase do Objetos transicionais e Fenômenos transicionais, onde o bebê começa perceber objetos como símbolos de união de duas coisas e entende que ele e sua mãe também são coisas separadas.
Passando também pelas fases do espaço potencial, fenômenos transicionais e chegado a construção do seu self e de um falso self (como uma patologia desenvolvida por um holding equivocado).​
4 – Quais são os principais aspectos da teoria do Apego de Bowlby.
Bowby tem sua teoria pautada nos tipos de apego desenvolvida m mamíferos por sermos biologicamente imaturos ao nascermos, com isso temo uma alta capacidade de adaptação, porem um apego emocional muito grande. Esse sistema é um comportamento (choro, bater, chamara tenção) ativado para manter a comunicação, tento em vista a necessidade de sobrevivência.
Criando a partir disso uma troca afetiva fundamental para a criança desenvolver suas bases de bem estar físico e emocional, caso a criança seja privada dessa troca pode se desenvolver distúrbios nervos e uma personalidade instável, ou seja o vínculo d criança com sua mãe é pedra fundamental para o desenvolvimento da mesma.
Em sua teoria também destaca-se a teoria original, a separação, perda e o comportamento de apego, com os tipos de apego, o apego seguro, evitante, ambivalente e o desorganizado até que o sujeito vai em rumo a autonomia organizada quando seus pais o apoiam e ele consegue estabelecer laços para além deles.

Continue navegando