Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Aula 7 2

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	GST0615_A7_201909024619_V2
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: CLAUDIO AUGUSTO DOS SANTOS
	Matr.: 201909024619
	Disc.: COMPETÊNCIAS GERENC. 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais:
	
	
	
	Pessoa, satisfação e cultura organizacional.
	
	
	Pessoa, motivação e ambiente.
	
	
	Pessoa, motivação e clima organizacional.
	
	
	Pessoa, comportamento e ambiente.
	
	
	Pessoa, comportamento e motivação
	
Explicação:
O pesquisador Albert bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais: pessoa, comportamento e ambiente.
Pessoa - processos mentais como motivação, atenção e autoeficácia.
Comportamento -  resposta ou ação pessoal
Ambiente - o entrono fisico e social
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na Teoria do Aprendizado Social, cria-se uma distinção entre conhecimento e manifestação do conhecimento. Mas o desafio do aprendizado para fazer essa conversão pode ser facilitado através de componentes analisados como principais no aprendizado por observação. Qual das opções abaixo identifica o componente motivação?
	
	
	
	Focada, dedicada e específica, preferencialmente associada a teorias.
	
	
	Praticando com retorno para conduzir à excelência.
	
	
	Persistir, utilizando reforços e incentivos.
	
	
	Codificando em palavras, rótulos ou imagens a fim de garantir entendimento real.
	
	
	Estabelecer objetivos para alcance das metas.
	
Explicação:
A persistência com reforços e incentivos se dá com a manifestação do conhecimento através da aprendizagem.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		1. Além de ler, estudar e refletir, é preciso que você treine sua efetividade pessoal, ou seja, que você busque primeiramente ¿gerenciar a si mesmo¿ por meio do autoconhecimento e do aprendizado de novas habilidades, segundo os referidos autores. Partindo do pressuposto de que é possível aperfeiçoar habilidades de gerenciamento, apresentamos quatro aspectos fundamentais, descritos por Baldwin, Rubin e Bommer (2008), para que você aprenda com base na observação de variadas situações gerenciais é necessário ter:
	
	
	
	E) NDA
	
	
	A) Atencão,retenção, reprodução, motivação
	
	
	D) Retenção, foco, atenção e motivação
	
	
	B) Motivação , memorização, desatenção
	
	
	C) Foco, atenção, reprodução e retenção
	
Explicação:
Atenção: para o aprendizado efetivo, é preciso que você mantenha o foco e que não se distraia ou fique nervoso.
Retenção: você precisa compreender e registrar aquilo que observou. Para isso, não se limite a observar, utilize códigos, símbolos ou imagens capazes de documentar o que foi visto.
Reprodução: não basta ler e observar, é fundamental que você utilize imagens ou descrições capazes de evocar os comportamentos observados.
Motivação: além da atenção, retenção e reprodução da habilidade a ser aprendida, é importante que você esteja motivado para mantê-la.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A teoria de Bandura defende que ¿a pessoa não responde de maneira mecânica aos estímulos do ambiente, nem a mente humana é um simples sistema computacional, onde o processamento automático da informação (input) gera determinado resultado (output), sem que aparentemente intervenha a consciência¿. Dessa forma, segundo Bandura: (assinale a única alternativa correta)
	
	
	
	podemos afirmar que comportamento, cognição e ambiente não constituem constituem fatores que influenciam os contextos humanos.
	
	
	podemos afirmar que cognição e ambiente não influenciam o comportamento.
	
	
	nenhuma das anteriores.
	
	
	podemos afirmar que que o comportamento é fruto do determinismo recíproco, isto é, da probabilidade de associação entre eventos cognitivos, ambientais e comportamentais afetarem-se mutuamente em graus variados.
	
	
	podemos afirmar que que o comportamento não é fruto do determinismo recíproco, isto é, da probabilidade de associação entre eventos cognitivos, ambientais e comportamentais não se afetam mutuamente.
	
Explicação:
 Para Bandura homem não é totalmente influenciado pelo meio, pois suas reações e estímulos são auto ativadas, na teoria social cognitiva o homem não é visto como um ser passivo dominado pelas ações ambientais, mas sim como um ser influente em todos os processos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre o Desenvolvimento Organizacional (DO), podemos afirmar: - (1) DO é uma série de intervenções de mudanças planejadas que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. -(2) É uma ferramenta para auxiliar as mudanças dentro das organizações. - (3) Valoriza o crescimento humano e facilita as mudanças.
	
	
	
	Apenas a afirmação 1 está correta
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmação 3 está correta
	
	
	Apenas a afirmação 2 está correta
	
	
	Todas estão erradas
	
Explicação:
O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
É uma série de intervenções de mudanças planejadas que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
É uma ferramenta para auxiliar as mudanças dentro das organizações.
Valoriza o crescimento humano e facilita as mudanças.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre os tipos de conhecimentos estudados, é possível afirmar:
	
	
	
	Conhecimentos tácito e explícito têm a mesma definição.
	
	
	Os conhecimentos tácito e explícito não podem se relacionar, pois por divergirem em conceito e aplicabilidade não conseguem unir-se.
	
	
	Conhecimento tácito diz respeito a maneiras formais e racionais de aprender.
	
	
	Os conhecimentos tácito e explícito se relacionam, pois o conhecimento explícito precisa ser tacitamente entendido para ser aplicado.
	
	
	Conhecimento explícito fala das experiências vividas pelo próprio indivíduo.
	
Explicação:
O conhecimento tácito está ligado à experiência e ao arcabouço de conhecimentos do próprio indivíduo, que foi acumulado e internalizado ao longo de sua vida. O conhecimento explícito refere-se a todas as maneiras formais e racionais de aprender; Os conhecimentos tácito e explícito se relacionam, pois o conhecimento explícito precisa ser tacitamente entendido para ser aplicado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais. Quais são esses fatores?
	
	
	
	 
    Empresa, Comportamento e Ambiente.
 
	
	
	 
    Pessoa, Comportamento e Ambiente.
  
	
	
	 
    Pessoa, Organização e Ambiente.
 
	
	
	 
   Saúde, Comportamento e Ambiente.
 
	
	
	Pessoa, Comportamento e Trabalho.
	
Explicação:
 
O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais: Pessoa, Comportamento e Ambiente. Sendo que cada um desses fatores age em coordenação com os demais.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos afirmar sobre a capacidade vicária de Bandura: (1) Segundo Bandura, a aprendizagem vicária diz respeito ao processo em que ¿novas respostas são adquiridas ou respostas já existentes são modificadas em decorrência da observação do comportamento de outrase de suas consequências reforçadoras, sem que haja desempenho aberto do observador durante o período de exposição ao modelo¿ (2) Na aprendizagem vicariante, a capacidade de emitir respostas ou de imitá-las com base em um modelo é fruto da semelhança na estimulação e de processos cognitivos. (3) O indivíduo não detém a capacidade de simbolizar os estímulos presentes na ocasião de aprendizagem de modo que fica impossibilitado em situações de estimulação semelhante .
	
	
	
	Somente a alternativa 3 é correta.
	
	
	Somente a alternativa 2 é correta.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Somente a alternativa 1 é correta.
	
	
	Somente as alternativas 1 e 2 estão corretas.
	
Explicação:
Analisando as afirmativas:
(1) Segundo Bandura, a aprendizagem vicária diz respeito ao processo em que novas respostas são adquiridas ou respostas já existentes são modificadas em decorrência da observação do comportamento de outras e de suas consequências reforçadoras, sem que haja desempenho aberto do observador durante o período de exposição ao modelo. - CORRETA
(2) Na aprendizagem vicariante, a capacidade de emitir respostas ou de imitá-las com base em um modelo é fruto da semelhança na estimulação e de processos cognitivos. - CORRETA
(3) O indivíduo não detém a capacidade de simbolizar os estímulos presentes na ocasião de aprendizagem de modo que fica impossibilitado em situações de estimulação semelhante . - ERRADA - Na aprendizagem vicariante, a capacidade de emitir respostas ou de imitá-las com base em um modelo é fruto da semelhança na estimulação e de processos cognitivos. Isto é, o aprendiz, ao observar um modelo em determinada situação, é capaz de aprender quando se encontra diante de estímulos parecidos com aqueles que constavam na ocasião de aprendizagem.

Continue navegando