Buscar

Aprendizagem Construtivista na Pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
ATIVIDADE AVALIATIVA
CURSO: Pedagogia ANO: 2º Data: 22/10/2020 
Disciplina: Didática e Práticas de Ensino I 
Professora: Dyeinne C. Tomé
Acadêmica (o): Marcia Aparecida de Oliveira 
 
1- Argumente, com coerência e com base nos estudos feitos, a seguinte afirmação: A aprendizagem escolar consiste em possibilitar a construção de conhecimentos. O aluno elabora, por intermédio de sua ação pessoal, os conhecimentos da sua cultura. Desta forma, o ensino consiste em prestar a ajuda necessária para que o aluno possa construir o novo conhecimento, ou seja, assimilar e recriar o conhecimento. 
Resposta: O método construtivista e muito usado, pois cabe pão professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações problema que permitam o conflito e consequentemente avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de pensamento, raciocínio lógico, julgamento e argumento. Em meu ver é um método em que p aluno se desenvolve mais pois as salas contêm menos alunos onde o professor pode filtrar as dificuldades de cada aluno e poder trabalhar em cima desse desenvolvimento.
2- De acordo com os textos estudados, é importante considerar os conhecimentos a que um sujeito já tem, suas potencialidades e interesses. Isso permite perceber que os novos conhecimentos são construídos de maneira contínua. Explique como desenvolver pedagogicamente essa afirmação. 
Resposta: inspirado nas ideias de Jean Piaget o método construtivista desenvolve pedagogicamente o aprendizado do aluno de uma forma em que se procura instigar curiosidade, já que o ali no é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, p estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

Outros materiais