Buscar

qualidade prova 3

Prévia do material em texto

O maior desafio em relação à implementação dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho é falta de recursos financeiros das empresas. É isso que podemos observar nas micro e pequenas empresas espalhadas pelo nosso país.
Sim. Porque, na prática, as ações de QVT contribuem para a retenção do colaborador no ambiente de trabalho.
É muito comum que as pessoas passem a maior parte dos seus dias no ambiente de trabalho. Como consequência, se torna natural que grande parte do que acontece por lá influencie o comportamento do profissional, além de seu rendimento e, principalmente, sua saúde – física e mental. Dessa forma, um ambiente corporativo de qualidade proporciona segurança, motivação, além de desenvolvimento pessoal e profissional para o colaborador.
Sabendo disso fica mais fácil entender porque a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é o nível de satisfação que o funcionário tem com o seu ambiente corporativo, em conjunto com as suas atividades exercidas. Se um colaborador está satisfeito com a empresa na qual trabalha, ele acaba se tornando mais motivado, produtivo, criativo, saudável e inovador. Ajudando a promover mais lucros e benefícios para a empresa, partindo da ideia de que se tornará mais energético e produtivo.
A Qualidade de Vida no Trabalho envolve todo um conjunto de ações que, quando implantadas, tornam o ambiente corporativo agradável e promove inovações e melhorias na empresa, que beneficiam, não só toda a equipe, mas também a empresa como um todo, visto que esta passa a alcançar cada vez mais resultados extraordinários no mercado em que atua.
Pense bem: a estimativa é de que boa parte do tempo que uma pessoa passa em seu ambiente de trabalho tende a ser improdutivo, deixando apenas 39% do expediente realmente aproveitado. A área de Recursos Humanos – RH tem vital importância nesse ponto.
Digo isso, pois eles são os responsáveis por escolher pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução de seus funcionários, garantir que seus salários e benefícios sejam justos e suficientes para as funções exercidas, recompensá-los pelos resultados alcançados e principalmente por estar atenta às necessidades básicas de seus colaboradores. Além disso, é importante que o RH tome medidas para garantir que sua equipe esteja sempre motivada.

Continue navegando