Buscar

Avaliando Aprendizado 1

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II    
	Aluno(a): VALCIRENI NÓBREGA LEITE
	Matríc.: 200702233891
	Acertos: 0,4 de 0,5
	22/04/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Conforme a Lei nº 13.105/2015, a petição inicial é indeferida quando:
		
	
	Contiver pedidos compatíveis entre si
	
	A parte manifestamente for legítima.
	 
	o autor carecer de interesse processual.
	
	Da narração dos fatos decorrer logicamente a conclusão.
	
	Apresentar pedido ou causa de pedir
	Respondido em 13/06/2020 18:15:22
	
Compare com a sua resposta: 1. Não é hipótese de litisconsórcio, muito menos de necessário 2. Não. sentença ultra petita que condenou o réu à obrigação indenizatória não constante do pedido.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Brenda, atualmente com 20 anos de idade, estudante do 2º período de direito, percebe mensalmente pensão decorrente da morte de seu pai. Sucede, contudo, que ela recebeu uma correspondência do fundo que lhe paga a pensão, notificandoa de que, no dia 20 do próximo mês, quando completará 21- anos, seu benefício será extinto. Inconformada, Brenda ajuizou ação judicial, requerendo em antecipação de tutela a continuidade dos pagamentos e, por sentença, a manutenção desse direito até, pelo menos, completar 24 anos de idade, quando deverá terminar a faculdade. Tal demanda, contudo, é rejeitada liminarmente pelo juiz da 3ª Vara, sob o argumento de que aquela matéria de direito já está pacificada de forma contrária aos interesses da Autora na jurisprudência dos Tribunais Superiores e, ainda, por ele já ter proferido, em outros casos com a mesma questão de direito, diversas sentenças de improcedência. Sobre os fatos descritos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A decisão acima mencionada, se transitada em julgado, não faz coisa julgada material, na medida em que a ausência de citação do Réu impede a formação regular do processo.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	No caso de eventual recurso de Brenda, o juízo que proferiu a sentença poderá, se assim entender, retratar-se.
	
	Mesmo que a demanda envolvesse necessidade de produção de prova pericial, o magistrado poderia se valer da improcedência liminar, tendo em vista a força dos precedentes dos Tribunais Superiores.
	
	Se a matéria de mérito estivesse pacificada nos Tribunais Superiores em favor da autora, poderia o magistrado, ao receber a petição inicial, sentenciar o feito e julgar desde logo procedente o pedido.
	Respondido em 13/06/2020 18:19:14
	
Compare com a sua resposta: a) Conforme o Art. 357 do CPC não sendo o caso de julgamento antecipado do mérito, deverá o juiz, em decisão de saneamento e de organização do processo, delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios e definir a distribuição do ônus da prova, observado o art. 373. b) Nos termos do Art. 385, §1º do CPC, se a parte devidamente intimada para prestar seu depoimento pessoal e advertida da pena de confesso não comparece ou se recusa a depor ou depõe com evasivas o juiz poderá lhe aplicar a pena de confesso, ou seja, admitir os fatos como verdadeiros. Aliás, é essa a função tradicional do depoimento pessoal.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Ano: 2016 / Banca: FGV / Órgão: OAB / Prova: Exame de Ordem Unificado - XX - Primeira Fase)Distribuída a ação, Antônia (autora) é intimada para a audiência de conciliação na pessoa de seu advogado. Explicado o objetivo desse ato pelo advogado, Antônia informa que se recusa a participar da audiência porque não tem qualquer possibilidade de conciliação com Romero (réu). Acerca da audiência de conciliação ou de mediação, com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Antônia deve ser informada que o seu não comparecimento é considerado ato atentatório à dignidade da justiça, sob pena de multa.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Ainda que ambas as partes manifestem desinteresse na conciliação, quando a matéria não admitir autocomposição, a audiência de conciliação ocorrerá normalmente.
	
	A audiência não será realizada, uma vez que Antônia manifestou expressamente seu desinteresse pela conciliação.
	
	Romero deverá ser citado para apresentar defesa com, pelo menos, 15 (quinze) dias de antecedência.
	Respondido em 13/06/2020 18:20:21
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá apontar os atos previstos no art.337 do NCPC referente aos fatos controversos, teses juridicas e provas. Art. 357. Não ocorrendo nenhuma das hipóteses deste Capítulo, deverá o juiz, em decisão de saneamento e de organização do processo: I - resolver as questões processuais pendentes, se houver; II - delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios de prova admitidos; III - definir a distribuição do ônus da prova, observado o art. 373; IV - delimitar as questões de direito relevantes para a decisão do mérito; V - designar, se necessário, audiência de instrução e julgamento.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Dentre as possibilidades de indeferimento da petição inicial, marque a alternativa correta:
		
	
	Ocorre o indeferimento quando a possibilidade jurídica do pedido não for atendida.
	
	O indeferimento é causa de extinção com resolução de mérito.
	 
	A petição será indeferida quando a parte não tiver interesse processual (interesse de agir).
	
	O indeferimento ocorre quando a petição inicial vai de encontro a súmula do STJ ou do STF.
	
	Nenhuma das alternativas.
	Respondido em 13/06/2020 18:22:54
	
Compare com a sua resposta: Em regra, os pedidos devem ser certos, contudo há a possibilidade de pedidos genéricos, quando nas ações universais, se o autor não puder individuar os bens demandados, quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato e quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Marque a opção INCORRETA: Na sistemática do CPC a improcedência liminar do pedido pode ocorrer quando, por exemplo:
		
	 
	For o caso de entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas.
	 
	For o caso de pedido que contrariar súmula de Tribunal de Justiça, em controle difuso de constitucionalidade, quanto a direito local.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	For o caso de súmula do STF ou STJ ou mesmo acórdãos proferidos por estes tribunais em julgamentos de recursos repetitivos.
	
	For o caso de assunção de competência, de prescrição ou decadência.
	Respondido em 13/06/2020 18:33:25
	
Compare com a sua resposta: 1. Não cabe rescisória. O inciso II do art. 966 do CPC admite a rescisória na hipótese de impedimento e não de suspeição como a questão demonstra. 2. É a ação autônoma de impugnação de natureza constitutiva negativa quanto ao juízo rescindendo, dando ensejo a outra relação processual distinta daquela em que foi proferida a decisão rescindenda (Nelson Neri Junior)

Continue navegando