Buscar

Endomarketing

Prévia do material em texto

8
Endomarketing associado à comunicação interna
O endomarketing é uma junção de estratégias voltadas para colaboradores enfatizando a importância dos funcionários nos processos produtivos. Mas para o bom funcionamento do processo as empresas estão investindo na comunicação interna. A associação do endomarketing com a comunicação interna tem gerado funcionários mais motivados e engajados com os objetivos da empresa. 
A comunicação interna é a responsável pela informação aos colaboradores das ações da empresa, assim como pela mitigação dos valores, objetivos, metas e os valores da organização. Já o endomarketing é o responsável pela integração da empresa com o colaborador visando o aumento da produtividade. As ações de endomarketing devem estar alinhadas com os objetivos da empresa, para que seu resultado seja satisfatório, eficiente e eficaz. A realização de campanhas pode ser feita por slogans de treinamentos e capacitação para alinhamento dos colaboradores, Blogs, TV Corporativa, entre outras. O endomarketing e a comunicação interna se completam no processo de engajamento dos colaboradores para o sucesso da empresa. Enquanto o endomarketing é responsável pela motivação e pela fidelização, a comunicação interna é responsável pela informação dos objetivos das empresas.
A partir do exposto acima podemos entender que o endomarketing e a comunicação interna são ferramentas distintas, porém as duas são utilizadas para a mesma finalidade a aproximação da empresa com seus colaboradores afim de gerar resultados. A aplicação destas ações tem trazido maior lucratividade para as organizações, diminuído o turnover e atraindo profissionais cada vez mais qualificado. O endomarketing atua diretamente na melhoria do clima entres os funcionários, cria a sensação de pertencimento dos colaboradores, fortalece a imagem da empresa em relação ao mercado e constrói equipes de alto desempenho.
 É extremamente importante a junção dessas duas ferramentas para gerar processos eficientes. Porém, ainda temos uma grande barreira que é a implementação delas em conjunto em algumas organizações. Uma forma de avaliar a melhoria do clima organizacional é o índice de rotatividade dos funcionários e o aumento de produtividade.
REFERÊNCIAS
THOMÉ, F. O que é Endomarketing? Entenda o conceito dessa estratégia para a satisfação dos colaboradores. Disponível em: < https://peepi.com.br/blog/endomarketing/#ancora-beneficiosendomkt > Acesso em 18/09/2020.
LG SISTEMAS. RH Mais - Comunicação Interna x Endormarketing. Disponível em : < http://www.lg.com.br/canais/rh-mais/entrevistas/comunicacao-interna-x-endormarketing > Acesso em 18/09/2020.

Continue navegando