Buscar

Riguardare Scuola de Fotografia (Agenzia Riguardare)_parte 2

Prévia do material em texto

18
ALESSANDRA VIRGINIA GURGEL
PRÁTICA PROFISSIONAL II
RIGUARDARE SCUOLA DE FOTOGRAFIA
(AGENZIA RIGUARDARE)
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
SÃO PAULO
2020
ALESSANDRA VIRGINIA GURGEL
PRÁTICA PROFISSIONAL II
RIGUARDARE SCUOLA DE FOTOGRAFIA
(AGENZIA RIGUARDARE)
Prática Profissional II do curso de Administração de Empresas Online da Universidade Anhembi Morumbi.
Orientador: Prof° Ricardo Quirino
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
SÃO PAULO
1. ANÁLISE DO SETOR
A análise das variáveis previstas pela Matriz das Cinco Forças de Michael Porter, foram analisadas para que possamos desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Utilizamos dessas forças com base em que a Riguardare, possa servir os seus clientes e obter lucros. 
O mercado de eventos com o Covid 19 teve um impacto de 98% em todas as empresas desse ramo, impactando empresários, fornecedores, alimentação, segurança, onde algumas categorias adotaram o trabalho remoto.
Alguns empresários contraíram empréstimos e muitos deles não conseguirão voltar à normalidade.
Não se está contratando nenhum serviço por enquanto nesse setor, somente à partir de agosto as feiras de negócios tem a pretensão de voltar à normalidade, isso se for permitido pelo governo devido a aglomeração de pessoas nos pavilhões.
“Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), revelou que a pandemia de covid-19 impactou 98% das empresas do setor de eventos, com uma média de 12 eventos cancelados por empresa. Para driblar os efeitos da crise, 35% dos empresários negociaram crédito para realizar eventos cancelados futuramente. Das 2.702 empresas entrevistadas, 51% optou pelo trabalho remoto, 33% adiantou as férias e 43% dispensou os funcionários.
“O setor de eventos atua sempre em cadeia, são muitos fornecedores envolvidos. Assim, cada evento cancelado impacta pelo menos outras 10 empresas. Ainda assim, os empresários se mantêm otimistas, pois quase 60% afirmaram que acreditam na retomada das atividades de imediato ou nos próximos seis meses", afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.’
Fonte: https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/eventos/2020/04/pandemia-do-coronavirus-afetou-98-do-setor-de-eventos_173211.html
1. FORÇAS DE PORTER
As cinco forças de Porter são análises competitivas que moldam a estratégia e são utilizadas para apoiar os empresários nas suas concorrências: 
1 Rivalidade entre os concorrentes
2 Ameaça de novos produtos ou serviços
3 Poder de barganha dos fornecedores
4 Ameaça de novos concorrentes
5 Poder de barganha dos clientes
PRINCIPAIS FRAQUEZAS E FORÇAS
Com o atual momento da pandemia, os principais clientes reduzirão mais ainda os seus gastos, o que é supérfluo do que é necessário.
Por exemplo, tem feiras onde o público-alvo é de quase 10.000 pessoas, a equipe deve ser no mínimo de 6 pessos mais o vídeo-maker, o cliente tentará reduzir o tamanho dos stands, dias e estrutura.
A força da Riguardare nesse momento são os clientes fiéis de anos de parceria, onde o que prima nas empresas é a qualidade para envio ao marketing.
A Riguardare sempre buscou pelo seu cliente ideal, estudou hábitos e comportamentos para prestar um melhor registro dos eventos.
Sempre se posicionou no mercado por ser a mais rígida com qualidade e prazo e por ter fotógrafos bilíngues, extremamente necessário globalmente.
ANÁLISE EMPRESARIAL 7S
1 - Estratégia: este é o planejamento da empresa para desenvolver e manter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes. 
Riguardare: Personalização do atendimento caso-a-caso, entregar além da expectativa do cliente. Comprometimento, ética e qualidade.
 
2 - Estrutura: é a forma como a empresa se organiza ou seja, como unidades e equipes são estruturados, incluindo autoridade e responsabilidade. 
Riguardare: Empresa de um único sócio, equipe de alta performance e todos sabem desempenhar os variados tipos de fotografia.
. 
3 - Sistemas: as atividades e procedimentos executados pelos colaboradores para realizar o trabalho.
Riguardare: Os equipamentos fotográficos são trocados pelo menos a cada dois anos e passam por revisões a cada seis meses e todos sem seguro de perda e/ou roubo. 
4 - Habilidades: as habilidades e competências dos colaboradores da empresa. 
Riguardare: O olhar diferencial de todos os fotógrafos é o que define a marca da empresa. 
5 - Colaboradores: os empregados que realizam as atividades. 
Riguardare: Um diretor, um financeiro e três fotógrafos 
6 - Estilo: o sistema de liderança adotado na empresa e a cultura colaborativa. 
Riguardare: O sócio Comodo tem a palavra final no alinhamento com os clientes, quando alguém da equipe é chamada para um job extra, conversam e é liberado, sempre houve muita confiança e transparência entre a e	quipe.
 
7 - Valores compartilhados: esses são os valores principais da empresa, como mostrado em sua cultura corporativa e ética geral de trabalho. Ilustram o propósito da empresa. 
Riguardare: Todo evento tem uma história a ser contada e deve emocionar o cliente quando recebe a foto. O trabalho deve ser colaborativo e haver muita união e cumplicidade, o ponto focal é o cliente. Uma das premissas das Riguardare é contratar seus ex-alunos, principalmente por entender a linguagem que deve ser transmitida.
Valores compartilhados
Estratégia
Estrutura
Sistemas
Equipe
Estilo
Habilidades
Rivalidade entre os concorrentes - os Free lancers são o caso mais crítico nesse meio
Ameaça de novos produtos ou serviços - Pós pandemia, algumas empresas já investiram em outras estratégias de negócio
Poder de barganha dos fornecedores - Como o mercado está em crise, buscarão preços mais baixos.
Poder de barganha dos clientes - Farão contratos spot e não mais de longo prazo.
Ameaça de novos concorrentes - Ativação das feiras online.

Continue navegando