Buscar

relatorio em gestao

Prévia do material em texto

SAMARA FERREIRA DE MORAIS-RA 1299872554
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.
SÃO LUIS-MARANHÃO
2015
SAMARA FERREIRA DE MORAIS-RA 1299872554
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.
Relatório de estágio apresentado ao curso de pedagogia do centro de educação á distância-CEAD. Da universidade anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de estágio supervisionado gestão e espaços não escolares.
SÃO LUIS-MARANHÃO
2015
SUMÁRIO 
Ficha de Identificação do Aluno...............................................01
Introdução..................................................................................02
Atividades desenvolvidas durante Estágio em Gestão e Espaços não Escolares ..........................................................................03
1. Observação e Interação na Escola......................................04
2. Entrevista com o responsável da Escola...........................................................05
Considerações Finais...........................................................................................06
Referências Bibliográficas........................................................09
01. FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome do Estagiário: Samara Ferreira de Morais
RA: 1299872554
Curso: Pedagogia
Semestre: 7º
Ano: 2015
Início do estágio: 23 / 05 / 2015
Término do Estágio: 10/ 05/ 2015
02 INTRODUÇÃO.
 O estágio foi desenvolvido na 	escola Centro de Ensino Coelho Neto C, sendo sua rede de ensino público está localizada na rua 	Jorge Damous,257 Ivar Saldanha no município de São Luís –Maranhão.
 A escola foi fundada desde 1976 mais passou a ser uma instituição de ensino médio somente a partir de 2008 e atualmente possui 840 devidamente matriculados. É uma escola de grande porte tendo em sua estrutura 13 salas e seu funcionamento nos turno matutino e vespertino, tendo Ensino médio e EJA, em sua dependência administrativas tem sala de direção, secretaria, sala de orientação e supervisão pedagógica, biblioteca, sala de professores, sala de leitura, informática,1 laboratório de biologia/física/química ,1 cantina,1 sala de vídeo e 1 auditório, cozinha,refeitório e área de recreação e 2 quadras poliesportiva,salas de arquivos e banheiros masculinos e femininos.
 A escola disponibiliza de um acervo bibliográfico suficiente e atualizado, recursos didáticos bem utilizados e equipamentos acessíveis. 
03.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO EM GETÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
04. OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO.
Observação da estrutura escolar e entrevista com funcionários.
05. ENTREVISTA COM O RESPONSAVEL DA GESTAO DA ESCOLA.
 A escola em seu órgão Maximo possui um conselho escolar sendo de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora. E sua organização é definida pela legislação vigente e seu regimento interno.
O conselho de classe procedera pelo os professores com às seguintes metodologias: trabalhos individuais e em grupos,exercícios, pesquisas, seminários ,feiras e gincanas culturais,projetos ,mostras cientificas,relatórios, primando sempre pelos aspectos qualitativos. O conselho de classe procedera a analise do desempenho do aluno por intermédio do acompanhamento em grupo e individual, o qual será deliberativo e tem por objetivo decidir quanto a promoção ou retenção do aluno. E com participação dos pais.
A organização administrativa do CE Coelho Neto encontra-se disposta da seguinte forma: um gestor geral, dois gestores auxiliares, três supervisores educacionais e três apoios pedagógicos.
Compete ao gestor geral a auxiliares coordenar e supervisionar todas as atividades pedagógicas e administrativas estimulando aqueles a quem orienta, solidarizando-os no esforço comum, buscando alcançar os objetivos.
Coordenar a elaboração do plano anual do estabelecimento de ensino, garantindo a participação do seu corpo técnico-pedagógico e administrativo. 
Representar oficialmente o estabelecimento de ensino sempre que se fizer necessário.
A escola possui um setor técnico administrativo satisfatório, tendo assim um bom relacionamento e desempenho de atividades entre comunidade e escola, mantendo um ambiente limpo e acessível. Dando suporte necessário aos professores e demais funcionários.
Setor pedagógico coordenar o planejamento pedagógico, bem como acompanhar todo desenrolar do fazer pedagógico.
Desincumbir-se das atividades que lhes são inerentes, das decorrentes das normas de ensino.
Articular com a gestão, docentes, alunos,pais/responsáveis de alunos as diretrizes emanadas da secretaria de Estado da Educação, orientar, acompanhar e avalair o desenvolvimento da programação elaborada com os professores, assistir aos professores que apresentarem dificuldades na adequação dos conteúdos e estratégia de ensino dentre outras atividades.
O corpo docente e formado por professores concursados que desenvolve habilidades e competências que possibilitem a superação de limites, o estabelecimento de relações no convívio social, respeitando as diferenças sociais ,religiosas e socioculturais, bem como a conservação e preservação do meio ambiente para a construção de conhecimentos que viabilizem o ingresso e a atuação no mercado de trabalho.
Subsidiar o trabalho docente nas decisões referentes a conteúdos e metodologias, redefinindo o currículo para o êxito do processo ensino-aprendizagem, propiciar à comunidade escolar a cooperação, a solidariedade, o espírito de equipe para que as metas sejam alcançadas de acordo com as propostas contidas nesse projeto, integrar a comunidade escolar em seu entorno, através de atividades planejadas, respeitar as diferenças aprendendo a conviver com as adversidades.
A escola não possui grêmio.
08. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término do Estágio fica clara a importância do contato direto com a realidade escolar. A interação com os funcionários e alunos é de inteira importância pois é o momento de vivenciar a realidade do cotidiano escolar, com uma equipe eficiente e sempre disposta a ajudar no aprendizado do estagiário.
O estágio é um período em que se põe em pratica tudo aquilo que se aprende na teoria. É importante para saber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possa buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº 9394/96).10
Diante dos obstáculos fica claro que a prática não é tão fácil, como às vezes aparenta ser nos momentos teóricos que são vivenciados na sala de aula na qualidade de acadêmico. No estagio vivencia-se situações que fazem lembrar exemplos apresentados teoricamente, e que para tentar soluciona-lós precisa-se recorrer a pesquisas. 
Sobre o PPP da escola.
O PPP é um caminho traçado coletivamente, o qual se deseja enveredar para alcançar um determinado objetivo. Deste modo, ele deve existir antes de tudo porque se define como ação que é anteriormente pensada, idealizada. É tudo aquilo que se quer em torno de perspectiva educacional a melhoria da qualidade do ensino através de reestruturação da proposta curricular da escola, de ações efetivas que priorize a qualificação profissional do educador, do compromisso em oportunizar ao educando um ensino voltado para o exercício da cidadania, etc. É através de sua existência que a escola registra sua historia, pois é conhecido como “um conjunto de diretrizes e estratégias que expressam e orientam a pratica político-pedagógica de uma escola”.
Referindo a essa idéia, DEMO(1998),comenta que o Projeto Político Pedagógico é como um farol de mudanças, pois define pontos importantes para a educação básica como “ A instrumentalização publica mais efetiva de cidadania e da mudança qualitativa ma sociedade e na economia”. Para ele, esses aspectos são primordiais no sentindo de oportunizar a formação do sujeito competente e adequado onde se todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significatentar quebrar um estado confortável para arriscar-se atravessar um período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor que presente. 
 
09. REFÊRENCIAS.
LDB n° 9394/96
Regimento Interno da Rede Estadual de Educação do Maranhão
Conselho de Classe do CE Coelho Neto
VEIGA
DEMO,PEDRO
LIBÂNEO.
1

Continue navegando