Buscar

ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade IV – Projetos Integrados e Interdisciplinares no Ensino de Geografia
 
Caro Aluno,
 
A partir do texto teórico da disciplina e dos materiais complementares, dê sua opinião sobre como fazer um projeto escolar interdisciplinar. Escolha um tema dentro dos Temas Transversais definidos pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais e responda à questão: É possível fazê-lo ser interdisciplinar e envolver as diversas disciplinas? Como? 
Vamos lá?
Um projeto interdisciplinar pode ser realizado em qualquer unidade escolar desde que seja condizente com a realidade do local envolvido, seja ele o espaço escolar, a comunidade do entorno ou ainda o bairro onde a escola está inserida. 
...a elaboração de projetos que considerem a realidade escolar, das turmas, e que possam servir de aprendizado para todos envolvidos, incluindo-se aí os próprios professores.” (FIORI, pág.08)
Quando se pensa em um projeto há de se planejar algo que seja factível, para que todas as ações possam ser realizadas com vistas ao sucesso do projeto. Nesta proposta de projeto almeja-se algo que possa trazer algum benefício aos alunos e comunidade, projeto que contará com a colaboração de parceiros que possam se engajar e auxiliar os responsáveis na busca da concretização do objetivo.
Outro tipo de projeto que é com frequência desenvolvido nas escolas e que na maioria das vezes sua culminância destina-se a apresentação final em algum evento da própria escola dizem respeito a assuntos ligados diretamente ao conteúdo da disciplina e podem ser realizados somente com uma única turma e envolver uma ou mais disciplinas.
Pensando assim, é necessário definir o foco do projeto e todas as etapas a fim de desenvolvê-lo, porém faz-se necessário o envolvimento de todos e para que isso aconteça há de ser ter um tema e cabe ao idealizador do projeto sensibilizar os futuros envolvidos a fim de torná-lo interessante e desafiante. Tanto um projeto que envolva a escola e comunidade quanto um que envolva uma ou mais turmas deverão ser parte integrante do PPP, no caso que está relacionado ao conteúdo, este está previsto no Plano de Ensino anual para o nível. 
Desta forma faz-se um estudo a partir do tema para saber quais disciplinas e turmas poderão ser envolvidas e então inicia-se o planejamento. O envolvimento das disciplinas possibilitará um trabalho integrado no qual é possível estabelecer relações interdisciplinares mostrando ao aluno diferentes formas de aquisição do conhecimento.
Para que ocorra êxito no desenvolvimento do projeto e consequentemente haja a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que contribuirão para a formação do aluno, há de se pensar em uma metodologia que seja envolvente, motivadora, onde as velhas práticas sejam substituídas pelas novas concepções nas quais envolvam a pesquisa, a discussão e a reflexão e utilizando –se de recursos tecnológicos e outras fontes colocando de lado o ensino mecanizado e maçante que de nada acrescentam ao aluno.
É possível um projeto interdisciplinar sim, partindo da premissa da orientação legal no que se refere a Educação Nacional que prevê a interdisciplinaridade como uma forma de revisão dos currículos sem contudo perder a sua função de intermediar os diferentes saberes. O documento escrito poderá ter por base o roteiro previsto conforme descrito na apostila de estudo de Geografia.
Pensaremos como exemplo, um projeto previsto no PPP, que compreenda uma realidade local, assim poderá ser abordado o Tema Meio Ambiente, este fará interface a disciplina de Geografia e poderá ainda integrar o tema Ética, Trabalho e Consumo, como também a disciplina de Língua Portuguesa.
O projeto em questão visará a revitalização de uma praça ao lado da Escola “Professor Antonio dos Santos Veiga” (nome fictício), onde há alguns anos, era local de diversão para as crianças e descanso para os adultos, além das práticas de atividades físicas e que ora vem sendo usada como depósito de sucata não oficial ou seja as pessoas deixam sucata de todos os tipos lá como local de descarte. As plantas e árvores já não existem mais e as áreas de lazer e descanso também foram desativadas. A comunidade será convidada a participar nas ações externas que serão organizadas em forma de mutirões para a limpeza, separação de sucata, destinação, plantio entre outras.
As ações serão articuladas e desenvolvidas tendo como foco primordial a revitalização, porém durante a realização do projeto o aprendizado, o conhecimento adquirido, a aquisição de habilidades e desenvolvimento de competências serão as intenções relacionadas à todo o processo.
A integração com o tema Ética baseia-se nos conteúdos respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade em consonância com os conteúdos de Geografia de valorização dos lugares e fortalecimento da identidade, bem como, pretende-se que o aluno ao se deparar com as questões sociais possa responder com atitudes éticas. 
Em Trabalho e Consumo: O Consumismo relacionado aos problemas ambientais e as atividades de trabalho que poderão estar envolvidas no projeto.
Em Geografia está no eixo 2 do 3ºciclo “A natureza e as questões socioambientais” com o parâmetro sugerido nos PCNs : industrialização, degradação do ambiente e modo de vida.
Com Língua Portuguesa intenciona-se que os alunos possam se tornar críticos, que possam refletir acerca das questões levantadas no projeto e que isso possa contribuir para a sua formação e o torne capaz e mudar sua realidade. Ainda poderão ser desenvolvidas atividades práticas de escrita ligadas a produção de textos, visto que poderão sair em busca de parcerias e isso requer que se tenha domínio da escrita para fazer solicitações através de documentos ou ainda textos para placas a serem colocadas na praça com aviso, regras ou mesmo a escrita da história do projeto.
Ao final do projeto espera-se que os alunos e demais envolvidos possam ter compreendido a necessidade de mudança de comportamento, da importância da preservação da natureza e dos espaços de convívio, das ações conjuntas e do relacionamento solidário na concretização de ações que favoreçam um bem comum.
 
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais .(PCNs).Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília. MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal. mec.gov.br. Acesso em 30/05/2020.
______ . Parâmetros Curriculares Nacionais .(PCNs).Geografia. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília. MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal. mec.gov.br. Acesso em 30/05/2020.
FIORI, Vivian. “Projetos Integrados e Interdisciplinares no Ensino de Geografia”. Apostila do curso de Geografia plataforma virtual da Universidade Cruzeiro do Sul. Prática de Ensino (Professora Nivalda Maria Pereira da Silva.)
HAMZE, Amélia. Gestão Educacional. Os Temas Transversais na Escola Básica – brasilescola. Goiânia: redeomnia.com, 2020. Disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/os-temas-transversais-na-escola-basica/>.Acesso em: 28 de mai. 2020.
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LUCK, Heloísa. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete temas transversais. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/temas-transversais/>. Acesso em: 28 de mai. 2020.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Sucesso! Seu envio aparece nesta página. O número da confirmação do envio é 30568934-a236-40d1-bf34-7b36dcf82568. Copie e salve este número como prova de seu envio. Veja todos os seus comprovantes de envio em Minhas notas.

Continue navegando

Outros materiais