Buscar

Exercício de Teoria da Aquisição da Linguagem e Estudos Linguísticos - Exercício de Fixação 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Teoria da Aquisição da Linguagem e Estudos Linguísticos - Exercício de Fixação 3
Questão 1 de 10
A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo com as mais variadas finalidades: informar, divulgar, descrever dentre outras. Também podemos escrever de maneira formal ou informal. 
Se você estiver em uma situação na qual deverá escrever uma carta para solicitação de emprego como irá redigi-la?
A - apresentará elementos não verbais.
B - evidenciará a norma padrão
C - Fará uso do internetês
D - utilizará abreviaturas
E - utilizará o registro informal
Questão 2 de 10
Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato único e homogêneo. Embasada nas regras da gramática normativa ou em outros termos, da gramática tradicional, a escola passou a noção de que a língua se constitui em um padrão único e tudo o que se afastava desse padrão era sempre considerado errado, visto como um desvio de uma norma pronta, única e acabada. Cada aluno entra na escola portando o “dialeto” próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o falar próprio da sua região e da época em que ele vive. Portanto, o professor deverá partir da variedade utilizada pelo grupo com que trabalha e, por meio de diferentes atividades, conduzi-lo ao domínio da norma culta. Para tanto, duas atitudes fundamentais devem ser tomadas: a primeira é a eliminação, por parte do professor, de seu vocabulário, da dicotomia correto/incorreto, substituindo-a por formal/ informal; a segunda é o respeito ao padrão linguístico de seus alunos. Dessa forma, o modo pelo qual a língua se diferencia, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural dos falantes é denominado de:
A - Norma culta.
B - Norma padrão.
C - Uso de gírias e dialetos.
D - Variação da norma culta.
E - Variação Linguística.
Questão 3 de 10
Segundo Russo e Vian (2001, p. 53), a primeira preocupação no processo de alfabetização deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos para o aluno, e sabe-se que o que tem mais significado para uma criança é seu próprio nome, que a identifica e lhe dá identidade. A lista de chamada dos alunos de uma classe é um material didático importantíssimo e pode ser aproveitada para atividades diversificadas dentro das áreas de estudo, nos primeiros anos. Para trabalhar com os nomes dos alunos o professor pode dispor de dois recursos impressos onde os nomes são registrados. Essa metodologia é bastante interessante e conhecida pelos educadores experientes, sendo elas:
A - Cartazes e banners.
B - Cartazes e tirinhas.
C - Crachás e prismas.
D - Dobraduras e prismas.
E - Dobraduras e recortes.
Questão 4 de 10
É comum o fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transcrição da fala ou que se escreve tal como se fala. Não há dúvidas de que a escrita é a representação gráfica da linguagem falada, porém essa representação se realiza de uma forma especial. Vale salientar que não existe uma correspondência unívoca entre a linguagem falada e escrita, ou seja, apesar de cada som possuir um correspondente gráfico, nem sempre o mesmo fonema é representado pelo mesmo grafema e nem sempre a mesma forma gráfica representa o mesmo som. Assim, nota-se que há muitas diferenças entre a fala e a escrita devido à própria natureza das duas modalidades. Considerando o tema abordado no texto, assinale a opção correta sobre a língua escrita e a falada:
A - A fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização.
B - Assim como a aquisição da fala acontece naturalmente não é preciso ensinar a leitura e a escrita. A criança aprenderá sozinha.
C - Como não existem referências concretas na linguagem falada sobre sua utilização, a criança sempre cometerá erros graves de pontuação, impedindo sua aprendizagem.
D - Memorizar a grafia de determinadas palavras garantirá que jamais sejam cometidos erros ortográficos.
E - Sempre que se quiser aprender uma língua, basta saber como ela é escrita graficamente, para saber sua pronúncia oral.
Questão 5 de 10
Benveniste, citado por Fuzer (2004) no cap. 2 da apostila, em sua teoria sobre a língua e a fala, afirma que:
A - A função é mais importante que a forma linguística.
B - A realidade define a linguagem da língua e da fala
C - O discurso da comunidade
D - O falante primeiro apreende primeiro o discurso.
E - Primeiro o ouvinte fala das suas experiências e acontecimentos.
Questão 6 de 10
Podemos estabelecer que não haja apenas uma norma, se entendermos como norma os padrões habituais e coletivos de um grupo de falantes em determinada comunidade linguística.  Essas caracterizam a diversidade de grupos que existe na sociedade brasileira. Levando em consideração a questão da diversidade linguística é correto afirmar que:
A - A discussão em torno do que é correto ou errado em termos de língua,  apresenta para a sociedade o debate sobre quem tem a competência, ou o direito, de determinar os convencionalismos da língua nacional e quem tem a responsabilidade de definir o que deve ser ensinado nas escolas.
B - A existência de uma gramática internalizada pode ser observada por dois fatos linguísticos: o primeiro é a criança produzir formas não usadas por falantes adultos. Por exemplo, é comum a criança utilizar a conjugação dos verbos regulares (comi, escrevi) para os verbos irregulares (fazi, trazi). Este fato demonstra que ela tem uma regra internalizada para o uso de verbos, porém, por não conhecer as exceções (os irregulares), aplica a regra a todos os verbos
C - Segundo Calvet, quando o falante acredita que não domina a forma prestigiosa de falar a língua, busca adquiri-la. Contudo, essa busca pode desencadear o fenômeno de hipercorreção no momento em que o falante, na tentativa de imitar a forma prestigiosa, termina por “exagerá-la”.
D - Todas as questões se encontram em paridade com o conceito de diversidade linguística
E - Visto que qualquer língua é essencialmente heterogênea, cabe à escola enfatizar o conhecimento das regras, a fim de que os falantes desenvolvam a competência discursiva.
Questão 7 de 10
Segundo a Teoria de Jakobson (1985 Cap. 2, pág.38), sobre a língua e fala, ocorre:
A - a língua constitui a linguagem
B - dicotomia
C - fala concretiza a língua
D - interdependência mútua
E - língua e fala são dependentes uma da outra
Questão 8 de 10
Considere a afirmação:
 “No discurso, os termos estabelecem entre si relações baseadas em nível linear da língua, excluindo a possibilidade de prenunciação de dois elementos simultaneamente. Esses termos são alinhados de modo posposto na cadeia da fala.” SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, [s/d]. p. 142
 
A essa afirmação são atribuídas o nome de:
A - Diacrônicas
B - Paradigmas
C - Semióticas
D - Simultâneas
E - Sintagmas
Questão 9 de 10
Quanto à Linguística Sincrônica e a Linguística Diacrônica é correto afirmar que:
I. A primeira relaciona-se com aspectos estáticos da língua enquanto a segunda trata da língua a respeito de seu aspecto evolutivo.
II. A primeira relaciona-se com o estado evolutivo da língua enquanto a segunda preocupa-se com seu aspecto estático.
III. A primeira relaciona-se com as características de significância enquanto a segunda ocupa-se de aspectos significantes.
IV. Tanto a primeira como a segunda ocupa-se das significações dos signos linguísticos na Linguística Evolutiva.
A única assertiva correta está em:
A - I
B - II e IV
C - II
D - III
E - IV
Questão 10 de 10
O professor deve ter em mente a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. As atividades precisam ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada criança, associadas às várias áreas. Também, o professor precisa estar atento e ter conhecimentos e habilidades necessárias, já que classes homogêneas não existem.Cada atividade deve ser planejada para que a criança interaja, em todos os momentos, com seus pares, seu professor, seu ambiente, a fim de efetivamente “compreender”. O processo de compreensão deve envolver a construção de representações dos atos de fala, das interações comunicativas, da situação contextual, tendo como resultado o movimento ativo de recepção e construção de leitura do texto, do discurso, do outro. A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, precisam despertar o interesse das crianças em participar, sem impor regrar rígidas, permitindo atingir o objetivo maior que é:
A - Que as crianças decorem as regras da gramática.
B - Que as crianças não cometam mais erros.
C - Que as crianças se alfabetizem o mais rápido possível.
D - Que as crianças se tornem crianças-leitoras.
E - Que todas as crianças da turma dominem a leitura e a escrita ao mesmo tempo.

Continue navegando