A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ATIVIDADE 4 IBMR - BRANDING E IDENTIDADE VISUAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	NOEL JUNIOR TAVARES SILVA
	Curso
	CM0197 BRANDING E IDENTIDADE VISUAL EAD20.2 - 202020.133138.08
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	03/11/20 21:02
	Enviado
	26/11/20 14:12
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	4 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	545 horas, 9 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma empresa pode gerenciar várias marcas, similares ou distintas entre si, mas estas marcas diferentes precisam estar organizadas em uma arquitetura. Esta arquitetura de marca é a organização das marcas, uma estrutura na qual se montam as marcas dentro do portfólio da empresa.
 
Qual é a alternativa correta que completa as lacunas 1 e 2, do texto a seguir?
(1) _____________________ é a maneira pela qual marcas dentro do portfólio de uma empresa estão relacionadas e como são diferenciadas umas das outras. A (2)_____________ deve definir as diferentes linhas de branding dentro da organização, como marcas e submarcas corporativas se relacionam e apoiam, e como as submarcas refletem e reforçam o objetivo central do marca corporativa à qual pertencem.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
(1) Arquitetura de marca, e (2) arquitetura.
	Resposta Correta:
	 
(1) Arquitetura de marca, e (2) arquitetura.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A arquitetura de marca é a maneira pela qual marcas dentro do portfólio de uma empresa estão relacionadas e como são diferenciadas umas das outras.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Comunicação corporativa, no que tange o gerenciamento do branding, é entendida como um conjunto de mensagens, símbolos e comportamentos que direcionam a empresa de modo conjunto em todos os relacionamentos e pontos de contato com os mais diversos públicos. Como protagonista, a comunicação é integrada e passa a carregar mais funções, atingir mais canais e dialogar com mais públicos.
 
Qual das alternativas a seguir tem relação com a comunicação corporativa da marca na atualidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É entendida como uma forma de divulgação de produtos e serviços.
	Resposta Correta:
	 
É entendida em uma visão ampla e integrada, agindo como protagonista.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A comunicação corporativa não se trata de divulgação de produtos e serviços da empresa, nem de promoção de vendas; não é somente um processo, mas tem assumido protagonismo que une as ações gerais da empresa, com visão ampla e integrada.
 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Gestão de marca pressupõe-se controle e avaliação ao longo do tempo. É importante que as instituições revejam suas táticas com regularidade para verificar de que maneira a comunicação corporativa está apresentando a imagem da marca e fornecendo promessa e valores para seu público-alvo.
 
Em relação ao controle e avaliação da gestão de marca, leia os três textos a seguir e indique verdadeiro ou falso:
1. (  ) A gestão da marca é uma atividade permanente, e por isso a pró-atividade é importante. Ter pesquisas sistemáticas e constantes para verificar e analisar o projeto se faz fundamental.
3. (  ) A construção da marca é um sistema único, em que a organização faz o trabalho apenas uma vez e aguarda por bons resultados.
3. (  ) Uma postura reativa à marca, pode levá-la a uma direção ruim. Se uma organização se torna estrategicamente reativa, ela perde competitividade e força de adaptar-se às mudanças do mercado, à volatilidade do clima econômico.
Responda qual a alternativa correta, em termos de se as asserções anteriores são verdadeiras (V) ou falsas (F):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I (V), II (F) e III (V).
	Resposta Correta:
	 
I (V), II (F) e III (V).
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A asserção I e III são verdadeiras (V), mas a II é falsa (F). A gestão da marca é uma atividade permanente, e não é um sistema único, em que se faz uma única vez, para aguardar bons resultados - essa postura reativa pode levar a uma direção ruim.
	
	
	
1. Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Casali (2002, p. 9) afirma que: “[...] a ideia da comunicação integrada é a coordenação de mensagens para um impacto máximo. [...] As mensagens e seus conceitos repetem unidades essenciais de significado ao longo do tempo através de diferentes veículos e provenientes de diferentes fontes, estas quando integradas, irão unir-se para criar estruturas de conhecimento e atitudes coerentes no receptor”.
CASALI, Adriana Machado. Comunicação integrada e novas tecnologias de informação (2002). Disponível em: < http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FBbKcElLAuMJ:www.eca.usp.br/associa/alaic/material%2520congresso%25202002/congBolivia2002/trabalhos%2520completos%2520Bolivia%25202002/GT%2520%25206%2520%2520margarida%2520kunsch/Adriana%2520Machado%2520Casali%2520-%2520CO%2520y%2520RP.doc+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br >. Acesso em: 15 mai. 2019.
 
Qual das alternativas a seguir tem relação com o texto anterior acerca de comunicação integrada?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Este impacto é obtido por meio da sinergia, as conexões que são criadas na mente do receptor como resultado de mensagens que se integram para criar um impacto, embora não tenham força maior que mensagens individuais.
	Resposta Correta:
	 
Este impacto é obtido por meio da sinergia, em que a integração das mensagens tem poder maior do que mensagens individuais; buscam-se  conexões possíveis de serem criadas na mente do receptor..
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Não se trata de coordenação, nem de racionalidade das mensagens enviadas, mas da sua sinergia, de modo que elas se integrem criando conexões na mente do receptor, que são mais poderosas que uma série de mensagens individuais.
 
	
	
	
1. Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	A realização de projetos de identidade de marca envolve a criação do brandbook, mas continua na etapa de aplicação e manutenção dos objetivos, porque não bastam ótimos projetos, é necessário garantir que os objetivos sejam passados de maneira clara e possam ser monitorados.
 
Qual a alternativa correta que explica a etapa de finalização do projeto de criação de uma marca?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A etapa de explicação dos objetivos da marca.
	Resposta Correta:
	 
A etapa de aplicação e manutenção da marca.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A finalização do projeto não se encerra com a criação do brandbook, mas sim na aplicação e manutenção da marca. Em relação à etapa de explicação dos objetivos, isto ocorre na etapa de apresentação do projeto (etapa anterior). Feed-back não é uma etapa, é um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o processo.
 
	
	
	
1. Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	No fechamento do projeto de criação de uma marca, desenvolve-se o brandbook, que regula o uso da identidade visual e também o humor e personalidade da marca, mas é preciso envolver os stakeholders, primeiramente os colaboradores internos, e, depois, os externos.
 
Em relação à divulgação e envolvimento do projeto da marca, qual a alternativa correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Deve-se envolver primeiramente os funcionários, para que estes se sintam participantes do processo, para, depois, envolver público externo.
	Resposta Correta:
	 
Deve-se envolver primeiramente os funcionários, para que estes se sintam participantes do processo, para, depois, envolver público externo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Deve-se envolver primeiramente os funcionários, para que estes se sintam participantes do processo, para, depois, envolver público externo.
	
	
	
1. Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Aaker (1999), em uma entrevista à revista HSM Management, pontuou os dez mandamentos utilizados em arquitetura de marca: 1) identidade; 2) proposição (ampliação de benefícios emocionais e funcionais); 3) posição (posicionamento com diretrizes claras); 4) execução (em vários canais); 5) coerência (metáforas duráveis); 6) sistema (sinergia