Buscar

Banner_Extensivo_para_JAN2019 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Auryclez Pereira Paulo¹; Lurdyanne Maria Cavalcante Belo²
Francisco Fleury Uchoa Santos Junior³
¹ ² Discente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Estácio do Ceará
³ Docente no Centro Universitário Estácio do Ceará
*Email: auryclez@yahoo.com.br
ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
A cirurgia de LCA reconstroi o ligamento e o pós-operatório tem como propósito recuperar toda funcionalidade do ligamento não apenas para sua vida diária, mas também sua vida desportiva, se necessário. (PIMENTA 2012)
Um estudo demonstrou que exercícios na água, na fase de reabilitação ligamentar inicial, recuperam mais rapidamente e com menos dor a funcionalidade dos pacientes, quando comparado com exercícios em terra. (KIM 2010)
Paciente G.A.N, sexo masculino, 21 anos. Teve ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e realizou a reconstrução através artroscopia. No exame clínico apresentou principalmente perda de força.
 Tipo de Pesquisa: relato de experiência
 Período : janeiro de 2019
 Local: Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário da Estácio
 
Foram realizados 7 atendimentos, onde no primeiro foi realizada avaliação cinético-funcional e os demais dias, foram de atendimentos de hidroterapia.
Tratamento:
 Treino de Marcha (com resistência) Salto
 Circuito Alongamento
 Bicicleta Turbulência
REFERÊNCIAS
III Encontro Científico do Projeto de Responsabilidade Social:
Vivência Clinica em Fisioterapia
Dentre as muitas vantagens da hidroterapia pode-se destacar: diminuição do estresse sobre as articulações, redução de dor e espasmo muscular e melhora da circulação assim, diminuindo o edema. (CAMPION 2000)
Explanar sobre a experiência de acadêmicas do curso de fisioterapia durante a Vivência Clínica em Fisioterapia , à partir de atendimentos a um paciente com lesão de ligamento cruzado anterior, realizados na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará.
	As principais alterações apresentadas foram perda de força, desconforto descrito como incongruência e insegurança para flexionar o joelho direito, o paciente chegou a clínica ainda utilizando muletas.
Tabela I. Avaliação de força muscular ( Escala de Oxford )
	No dia 29/01/2019 paciente disse que na Escala Analógica Visual (E.V.A) de 0 a 10 o desconforto era 1, enquanto no primeiro dia de tratamento relatou desconforto 6. Além disso, nos últimos atendimentos o mesmo realizou agachamento unipodal e demonstrou bastante confiança durante um treino de corrida no dia da reavaliação. Expondo assim, uma visível evolução.
 A vivência clínica traz uma experiência além da grade curricular e permite grande absorção de novos conhecimentos. Também permite uma disposição de valiosos conhecimentos práticos e teóricos através dos preceptores. 
 Portanto, sendo significativo para o crescimento profissional dos discentes do curso de fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará, uma vez que proporciona capacitação e discussões sobre os casos clínicos. Permitindo não apenas a experiência prática com os pacientes, mas também, leva os alunos a uma nova perspectiva de tratamentos.
 Pode-se dizer que, a vivência clínica em fisioterapia é valiosíssima para o desenvolvimento profissional de seus alunos.
Avaliação cinético-funcional:
 Anamnese
 Testes específicos
 Exames radiológicos
CAMPION M.R ,Hidroterapia Principios e Praticas, 1º edição brasileira, Manole 2000
DORTA H.S, A atuação da hirdoterapia na lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). Brazilian Jornal of heath, vol.2, p 151-156, dezembro 2011
KIM E, et al. Exercícios Aquáticos Versus em Terra como Reabilitação Funcional Precoce para Atletas de Elite com Lesão Ligamentar Aguda da Extremidade Inferior: Um Estudo Piloto, The American Academy of Physical Medicine and Reabilitation, vol. 2, p. 703-712, julho 2010
MACHADO Licínio, Efectividade de um programa de exercícios terapeuticos em meio aquático na ligamenplastia de LCA, 2011 , 71 f. Dissertação de Mestrado-Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal, 2011.
PIMENTA T.S et al. Protocolos de Tratamento Fisioterápico após Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior. Acta Biomedica Brasiliensia, vol. 3, junho 2012
	
Participar do Projeto de Vivência Clínica em Fisioterapia foi muito valioso, pois proporcionou não somente novos conhecimentos, mas aproxima o discente da realidade da profissão. As experiências trocadas entre alunos, preceptores e pacientes traz um olhar clínico e uma humanização. Desperta o aluno a curiosidade e mais vontade de pôr em prática todo conhecimento adquirido. Foi gratificante ver o paciente sair dos atendimentos com sorriso no rosto e saber que a experiência trouxe a eles melhora da dor e da qualidade de vida.
APRENDIZADO NO PROJETO
METODOLOGIA
CONCLUSÃO
OBJETIVOS
INTRODUÇÃO
RESULTADOS
	Data de avaliação	V Joelho Direito	/ Joelho E
	09/01/2019	4º	5º
	29/01/2019	5º	5º
*Foto autorizada pelo paciente