Buscar

PARTICULARIDADES DA INFECÇÃO PELO HPV

Prévia do material em texto

PARTICULARIDADES DA INFECÇÃO PELO HPV.
- as células escamosas (ectocervice), com microfraturas, são a porta de entrada para o HPV. Infecta as células basais. 
- outra porta de entrada para o HPV é as células metaplasicas. A região da zona de transformaçao (desde a parte mais interna a mais externa do colo uterino) é onde há metaplasia e deve ser coletada no CP para investigar.
- presença ou não de inflamação no material do CP pode indicar cervicite. O objetivo do cp é encontrar danos displasicos de colo uterino, nas pacientes saudáveis, rastrear.
- a infecção por HPV pode causar displasia de baixo grau, pode regredir de forma espontânea ou causar displasia de alto grau (vírus insere o DNA da célula, mutação, causando diferente ritmo de proliferação). 
- coleta CP e tem displasia de baixo grau. Coleta em 6 meses até negativar, regredir o vírus. 90% dos casos de displasia de baixo grau regridem espontaneamente. Nas displasias de alto grau, não pode só observar, pois pode causar câncer de colo de útero. Fazer colposcopia e biopsia. Pode fazer conizacao de colo uterino é retirar a displasia em forma de colo, um segmento do canal da endocervice. O centro do cone é o orifício externo do colo. O tecido se revitaliza. Pode ter dano outra vez, mas não é frequente. 
- nos danos displasicos tem que atuar ara impedir um câncer de colo de útero. 
- ler os fluxos do material. Quais as condutas para as pacientes. 
HPV de alto risco oncogenico são o 16 e 18. Tem proteína E6 e E7. Interferem em dois genes de controle da replicação. E7 reprime gene supressor tumoral, E6 bloqueia p53. Esses genes causam apoptose da célula quando pode causar uma neoplasia. Com essas proteínas há desorganização celular e proliferação celular, podendo causar neoplasia. 
Os vírus HPV penentram pelo epitélio escamoso em uma fratura, entram na camada basal, forma novas partículas de vírus. Inicialmente, nas displasias de baixo grau, o vírus so quer fazer replicação, se ocorre displasia de alto grau, o vírus coloca seu DNA na célula, ocorre mutação na célula. Se tem invasao da membrana basal, ocorre neoplasia de colo de útero, que causa danos de aspecto verrucoso, danifica orifício do colo do útero, infiltra tecido, áreas de necrose. 
Carcinoma de células escamosas do colo uterino tem pontes intercelulares, formação de folhas de creatina, deposita creatina. Pode ter invasao local de vagina, reto, bexiga. 
No Brasil, a maioria dos casos de câncer de colo de útero são carcinomas de células escamosas, por causa do HPV. 
Adenocarcinoma de colo uterino nas células glandulares.

Continue navegando

Outros materiais