A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 4 de 18

título CDI é empregado como uma moeda discricionária, uma vez que ele permite que o banco credor desconte apenas metade do valor.
	
	C
	O título CDI é utilizado como um crediário, uma vez que ele garante ao banco credor que o banco devedor pagará o título comprado.
	
	D
	O título CDI é empregado como um fundo fiduciário, uma vez que ele permite que o Estado parcele em prestações o seu pagamento.
	
	E
	O título CDI é utilizado como um crédito automático, uma vez que ele garante o saque imediato e completo do investimento.
Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a qual distribuição de probabilidade teórica a imagem acima diz respeito:
Nota: 0.0
	
	A
	Distribuição panorâmica.
	
	B
	Distribuição dos fatores.
	
	C
	Distribuição qualitativa.
	
	D
	Distribuição normal.
Gabarito comentado:
Como vimos no decorrer da disciplina, a imagem acima se refere à distribuição de probabilidade teórica, mais conhecida na estatística como a distribuição normal, cuja figura em forma de sino é relativamente familiar para aqueles que possuem certo conhecimento em estatística. Usualmente, essa distribuição aparece em várias aplicações, como distribuição de altura, peso e inteligência na população. Teoricamente, qualquer variável que for resultado de outras variáveis aleatórias apresentará uma distribuição normal, por exemplo, o erro de um conjunto de máquinas durante certo período de tempo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Distribuição normal.
	
	E
	Distribuição de contagem.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível conhecer um pouco mais sobre os produtos financeiros do mercado de renda fixa, que oferecem rendimentos estipulados e são disponibilizados aos investidores por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos. Nesse grupo de produtos financeiros os mais conhecidos e procuradores pelos investidores são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), os Recibo de Depósito Bancário (RDB), o Depósito Interbancário (DI), a Letra de Câmbio (LC), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, análise as afirmações abaixo, que versam sobre os produtos financeiros e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas: 
I. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é considerado um título de crédito, enquanto o Recibo de Depósito Bancário (RDB), como o próprio nome já diz, é um recibo.
II. No momento da contratação, tanto do Certificado de Depósito Bancário (CDB) como do Recibo de Depósito Bancário (RDB), o prazo final e a taxa de rendimentos são previamente definidos.
III. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB) são inovações do mercado financeiro brasileiro, sendo utilizados apenas por bancos digitais e startups financeiras.
IV. Ao contratar o Recibo de Depósito Bancário (RDB) o investidor tem a vantagem de poder retirar o recurso aplicado e ainda assim receber os rendimentos do período.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito comentado:
A afirmação I está correta porque, como explica Fortuna (2007), o CDB é um título de crédito e o RDB é um recibo. A afirmação II está correta porque nos dois casos, as características são determinadas no momento da contratação – o prazo final e a taxa de rendimento são previamente definidos. A afirmação III está incorreta porque o CDB e o RDB são os títulos mais antigos e comuns na captação de recursos pelos bancos comerciais, bancos de investimentos e bancos múltiplos. Os recursos captados pelas instituições por meio desses produtos financeiros são repassados aos clientes bancários na forma de empréstimo. A afirmação IV está incorreta porque no RDB não há nenhum rendimento caso o investidor queira retirar o recurso aplicado antes do prazo estipulado.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Mercado de Renda Fixa.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foram feitas inúmeras descrições metodológicas gerais que podem, em princípio, ser aplicadas a macro sistemas – mundo, país, segmento econômico – cujo futuro se deseja antecipar como apoio à toma de decisão dos gestores. Todavia, para a aplicação da metodologia de análise de conjuntura e cenários em nível regional, como explica Buarque (2003), devemos considerar a região como um subsistema de uma cadeia mais ampla e complexa, do qual recebe influências e impactos.
Agora observe a imagem a seguir:
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Análise de Cenários Regionais.
Considerando o trecho citado, a imagem acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo, que versam sobre a análise de cenários regionais e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Por mais que haja influência da região para o macro contexto, em uma análise de conjuntura essa influência é considerada limitada e pouco relevante. 
II. Os cenários mundiais acabam exercendo pouca relevância e influência para a análise de conjuntura no nível nacional. 
III. A metodologia proposta na figura acima acaba restringindo a análise a apenas um tipo específico de combinação, de modo que é pouco utilizada. 
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa I está correta.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Apenas a afirmação I está correta. A afirmação I está correta porque existe uma relação bilateral entre os subsistemas regionais e nacionais, isto é, existe em algum grau uma influência da região sobre o macro contexto como, por exemplo, uma grande concentração de indústrias em certo município que geram uma grande arrecadação fiscal para o país; todavia, como aponta Buarque (2003), para a análise de conjuntura é interessante considerar que essa influência da região sobre os macros sistemas são limitadas e pouco relevantes. A afirmação II está incorreta porque sempre deve-se pensar na análise de conjuntura do Brasil observando o desempenho presente e futuro do sistema internacional e de política externa. Da mesma forma, os cenários regionais serão robustos, se considerados os impactos advindos dos cenários nacionais possíveis. A afirmação III está incorreta, porque a visão proposta na figura do enunciado apresenta uma metodologia que acaba por abrir excessivamente o leque de alternativas. Para solucionar de certa maneira, e entendendo que as combinações têm diferentes graus de consistência e de sustentabilidade, deve-se utilizar três critérios, conforme recomendação de Buarque (2003): i) o primeiro critério será a análise de consistência, isto é, iremos descartar os cenários que não conversam de maneira lógica entre si; ii) o segundo critério é união das combinações com alto grau de semelhança qualitativa final, ou seja, cenários com consequência semelhantes podem ser agrupados em um só; iii) o último critério é a seleção das combinações que apresentam maior grau de sustentação política por parte das instituições e da população.
Referência:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.