A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
58 pág.
Análise de conjuntura II

Pré-visualização | Página 8 de 18

Estatística Descritiva Básica.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, o que são as variáveis quantitativas contínuas:
Nota: 0.0
	
	A
	Variáveis contínuas, como a temperatura, inclui a contagem determinística de valores absolutos.
	
	B
	Variáveis contínuas, como a contagem do número de votos, devem incluir apenas valores absolutos.
	
	C
	Variáveis contínuas, como a medição das preferências individuais, podem incluir uma descrição numérica complexas.
	
	D
	Variáveis contínuas, como o comprimento, podem assumir inúmeros valores, de modo que podem incluir valores quebrados.  
Gabarito comentado:
Como foi possível observar no decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, uma variável contínua pode assumir uma infinidade de valores, obtendo valores quebrados. Podemos citar como exemplo de variável contínua: comprimento, velocidade, temperatura, distância etc.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
	
	E
	Variáveis contínuas, como a aferição das ideologias dos partidos, precisam apresentar a observação de valores fracionados.  
Questão 6/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir:
De acordo com os conteúdos da disciplina Análise de Conjuntura, a intermediação financeira pode ser definida como a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa. Segundo Lopes e Rosseti (2002), nós podemos falar em três importantes motivos que impulsionaram a intermediação financeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, análise as afirmações abaixo, que versam sobre as vantagens da intermediação financeira e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Com a intermediação financeira as instituições tendem a se especializar ao longo do tempo, oferendo assim novos produtos financeiros.
II. Os bancos e demais agentes econômicos absorvem os riscos das transações financeiras, uma vez que limitam a sua atuação a esferas especificas do setor financeiro.
III. Uma das vantagens da intermediação financeira é que ela torna o processo de solicitação e aquisição de empréstimos por agentes econômicos, como uma família ou uma empresa, mais claro e simplificado.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Gabarito comentado:
Como vimos na disciplina Análise de Conjuntura, apenas as afirmativas I e III estão corretas. A afirmação I está correta porque as instituições se especializam com o tempo, oferendo novos produtos financeiros. Exemplo disso, o empréstimo de recursos para financiamento de automóveis. A afirmação III está correta porque a empresa ou família possui maior facilidade de encontrar um financiamento por meio de um intermediário do que teria via financiamento direito, isto é, é mais fácil solicitar um empréstimo em um banco do que captar recurso com várias pessoas. No entanto, a afirmação II está incorreta porque os bancos e outros agentes podem abranger diferentes setores e regiões, fornecendo, portanto, mais opções e diluição de riscos.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 7/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura observamos que a econometria é uma metodologia tradicionalmente empregada pelos economistas para a análise de um problema econômico. Esse método se expandiu ao longo do tempo e é utilizado hoje por diversas áreas, como mercado financeiro, previsões em esportes, análise de políticas educacionais, comportamento do consumidor, entre outras.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura sobre a econometria, análise as afirmações a seguir, que abordam esse assunto e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. A análise econométrica é um método simples, demandando que os pesquisadores sigam apenas duas etapas básicas de pesquisa.
II. A primeira etapa da análise econométrica é a exposição da teoria, uma vez que comumente esse tipo de análise parte de uma teoria para embasar a relação existente entre as variáveis.
III. A segunda etapa da análise econométrica envolve a especificação do modelo matemático da teoria, havendo a possibilidade de traduzir essa teoria em uma fórmula.
IV. A teoria keyneseana sobre a relação entre a renda e o consumo pode ser considerada um exemplo de uma análise econométrica.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Gabarito comentado:
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. A afirmação I está incorreta porque o método econométrico segue de seis etapas a oito: 1) Exposição da teoria ou hipótese; 2) Especificação do modelo matemático da teoria; 3) Especificação do modelo estatístico ou econométrico; 4) Obtenção dos dados; 5) Estimação dos parâmetros do modelo econométrico; 6) Teste de hipóteses; 7) Projeção ou previsão; e 8) Uso do modelo com fins de controle ou de política. A afirmação II está correta porque a análise econométrica parte de uma teoria para embasar o relacionamento entre as variáveis, isto é, a relação causal de A para B tem a priori uma explicação teórica. Por conseguinte, a primeira etapa dessa análise é a exposição da teoria. A afirmação III está correta, porque a etapa 2 envolve a especificação do modelo matemático, de modo que como a matemática é também uma linguagem, há a possibilidade de traduzir uma teoria para fórmulas e equações. Continuando o exemplo, muitas das hipóteses formuladas por Keynes foram transformadas em equações pelo economista John Hicks. A afirmação IV está correta porque podemos citar, como exemplo de análise econométrica, a teoria de Keynes (1936, p. 96) sobre a relação entre renda e consumo: “os homens estão dispostos, como regra e em média, a aumentar seu consumo quando sua renda aumenta, mas não em proporção igual ao aumento dessa renda.”
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Econometria.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 8/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura nós conhecemos em mais detalhes o chamado risco político. Obviamente, o conceito de risco é amplo e há diversos autores que o discutem com profundidade. Todavia, poderíamos sintetizá-lo como o risco derivado do comportamento do Estado, considerando leis, políticas, ética e estabilidade institucional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 3: Risco Político.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um importante índice de classificação dos países quanto ao risco político:
Nota: 0.0
	
	A
	Political Risk Index.
Gabarito comentado:
Um dos índices mais importantes para a análise do risco político é o Political Risk Index, calculado pela Fitch Solutions e divulgado pela consultoria Marsh & McLennan. Esse índice oferece uma classificação de risco em uma escala de 0 (mais arriscado) a 100 (menos arriscado).

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.