A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROCESSUAL PENAL

Pré-visualização | Página 2 de 2

ampla defesa e contraditório, a pessoa que acusa, investiga e julga são diferentes. Não há tarifação das provas. O início do processo depende de atuação do órgão acusador. Prova analisada conforme livre convencimento do julgador motivado. Igualdade entre as partes e presunção de inocência do acusado. O processo é público e com contraditório e ampla defesa. O Brasil, a partir da CF/88 adotou o sistema acusatório. A despeito disso, há "resquícios" do sistema inquisitório no Processo Penal brasileiro, como por exemplo, a possibilidade do juiz requisitar a instauração de inquérito policial de ofício e a produção de provas, durante a instrução (trata-se de posição majoritária, com entendimento diverso em parte da doutrina). 
3 sistema misto: é subdividido em duas fases - 1 instrução e 2 contraditório. Primeira fase é secreta e escrita, sem ampla defesa e a segunda fase é pública e oral, com contraditório e ampla defesa. 
QUESTÃO
Qual o sistema adotado no Brasil? O Brasil, a partir da CF/88 adotou o sistema acusatório. A despeito disso, há “resquícios” do sistema inquisitório no Processo Penal brasileiro, como por exemplo, a possibilidade do juiz requisitar a instauração de inquérito policial de ofício e a produção de provas, durante a instrução. (Trata-se de posição majoritária, com entendimentos diversos em parte da doutrina).