Buscar

Resposta do Réu

Prévia do material em texto

Direito Processual do Trabalho Procedimento Comum Resposta do Réu
Professor: Carlo Cosentino.
Resposta do Réu – Bilateralidade da Ação e da Defesa
Na ação, o autor formula um pedido endereçado ao órgão jurisdicional tendo por escopo produzir efeitos na esfera jurídica de outra pessoa: o réu;
Ao réu também se reconhece o direito de formular um pedido endereçado ao órgão jurisdicional, no sentido de que a pretensão do autor seja rejeitada;
Os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório tem natureza dúplice, pois tem como destinatários tanto o autor como o réu;
Garantia fundamental;
Resposta do Réu – Direito de Resposta do Réu
Princípio do Devido Processo Legal, da Ampla defesa e do Contraditório
	CF art. 5º, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;
Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição
	CF art. 5º, XXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;t
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu
CPC\2015, Art. 335: O réu poderá oferecer contestação, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo da inicial será data, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção.
Tendo em vista o princípio da concentração dos atos processuais, o reclamado poderá, na própria audiência para a qual foi notificado, excepcionar, contestar ou reconvir;
art. 847 CLT. O reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu - Exceções
em sentido lato significa defesa;
em sentido restrito significa defesa de mérito indireta consistente na alegação de fatos geradores do direito de impedir os efeitos da ação, sem negar o fato jurídico constitutivo da pretensão d Autor (Moacyr Amaral Santos.
 Art. 146 CPC\2015.  No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a (parte) alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.
O CPC em vigor deu tratamento metodológico restrito ao instituto da exceção. A palavra “exceção” passou a ter sentido específico de defesa indireta do processo, na medida em que seu único objetivo repousa no afastamento do processo do juiz suspeito, impedido ou relativamente incompetente.
Exceção
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu - Exceções
De incompetência
Art. 64 CPC\2015
Art. 795, §1º CLT
Art. 651 CLT
De Impedimento
Art. 144 CPC\2015
De Suspeição
Art. 145 CPC\2015
Art. 305 CPC\2015
Exceções
Relativa - Territorial
Alegada em exceção
Súmula 33 STJ
Absoluta
Alegada em preliminar
matéria
Motivos
extrínsecos
CLT não Regula
Aplicação subsidiária do CPC
Motivos
intrínsecos
Resposta do Réu - Espécies de Resposta do Réu - Exceções
Questões relativas a litispendência, coisa julgada e incompetência absoluta devem ser alegadas em contestação, como preliminares;
	Art. 799 CLT. Nas causas da jurisdição da Justiça do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspensão do feito, as exceções de suspeição ou incompetência.
	§ 1º - As demais exceções serão alegadas como matéria de defesa.
	§ 2º - Das decisões sobre exceções de suspeição e incompetência, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, não caberá recurso, podendo, no entanto, as partes alegá-las novamente no recurso que couber da decisão final.
A expressão “exceção de imcompetência terminativa do feito” significa que se o juiz acolhê-la, deverá remeter os autos para outro órgão jurisdicional diverso da Justiça do Trabalho. A decisão que acolhe a “exceção terminativa do feito”, embora seja interlocutória, o processo “sai” da Justiça do Trabalho e é remetido para outro ramo do judiciário;
Resposta do Réu - Espécies de Resposta do Réu - Exceções
A CLT emprega o vocábulo Exceção no sentido amplo, descurando, assim, da metodologia adotada pelo CPC e silenciando, inclusive, quanto à exceção de impedimento.
Aplicação subsidiária do CPC. 
O réu poderá oferecer mais de uma exceção ao mesmo tempo. Por razões lógicas, a exceção de suspeição (ou impedimento) precede à de incompetência, pois o juiz suspeito (ou impedido) sequer poderá declarar-se incompetente;
Se o fato que ocasionou a suspeição for posterior à audiência, a parte (autor ou réu) deverá alegar a nulidade na primeira vez que tiver de falar em audiência ou nos autos, sob pena de preclusão (CLT, art. 795).
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu - Exceções
	CLT Art. 801 - O juiz, presidente ou vogal, é obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relação à pessoa dos litigantes:
 a) inimizade pessoal;
 b) amizade íntima;
 c) parentesco por consangüinidade ou afinidade até o terceiro grau 	civil;
 d) interesse particular na causa.
	
	Parágrafo único - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, não mais poderá alegar exceção de suspeição, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeição não será também admitida, se do processo constar que o recusante deixou de alegá-la anteriormente, quando já a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propósito o motivo de que ela se originou.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu - Exceções
SÚMULA N. 214 DO TST - DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. IRRECORRIBILIDADE (nova redação) - Res. 127/2005, DJ 14, 15 e 16.03.2005 
Na Justiça do Trabalho, nos termos do art. 893, § 1º, da CLT, as decisões interlocutórias não ensejam recurso imediato, salvo nas hipóteses de decisão
(...) 
c) que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, § 2º, da CLT. 
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu - Exceções
Art. 146 CPC\2015.  No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.
 § 1o Se reconhecer o impedimento ou a suspeição ao receber a petição, o juiz ordenará imediatamente a remessa dos autos a seu substituto legal, caso contrário, determinará a autuação em apartado da petição e, no prazo de 15 (quinze) dias, apresentará suas razões, acompanhadas de documentos e de rol de testemunhas, se houver, ordenando a remessa do incidente ao tribunal.
Trata-se de uma faculdade conferida ao réu, propiciando-lhe facilitação do acesso à justiça;
 § 1o incompatível com o processo do trabalho. No processo laboral a resposta do réu deve ser apresentada em audiência, com a presença obrigatória das partes.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Exceções – procedimento da exceção de suspeição e de impedimento
Art. 802 CLT - Apresentada a exceção de suspeição, o juiz ou Tribunal designará audiência dentro de 48 (quarenta e oito) horas, para instrução e julgamento da exceção.
§ 1º - Nas Juntas de Conciliação e Julgamento e nos Tribunais Regionais, julgada procedente a exceção de suspeição, será logo convocado para a mesma audiência ou sessão, ou para a seguinte, o suplente do membro suspeito, o qual continuará a funcionar no feito até decisão final. Proceder-se-á da mesma maneira quando algum dos membros se declarar suspeito.
§ 2º - Se se tratar de suspeição de Juiz de Direito, será este substituído na forma da organização judiciária local.
A partir do instante em que a Vara do Trabalho passa a funcionar apenas com o juiz singular, o julgamento da exceção de suspeição ou impedimento deveria ser da competência do juízo ad quem, aplicando-se, neste caso, as regras dos arts. 146 § 1º § 5º do CPC\2015 - Esse, porém não é o entendimento majoritário.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu– Contestação
Na linguagem comum contestação significa negação, resistência, discussão, debate;
Para a ciência processual, contestação é uma das modalidades de resposta do réu pela qual ele exerce seu direito fundamental de defesa em face da ação ajuizada pelo autor;
A CLT não define a Contestação, emprega genericamente o vocábulo “defesa” – possível a aplicação subsidiária do art.336 do CPC\2015:
Art. 336 CPC\2015. Compete ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.
Parte final do artigo 336 do CPC\2015 é inaplicável ao processo do trabalho;
Contestação por negação geral é ineficaz;
A contestação pode ser dirigida contra o processo ou contra o mérito;
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação Contra o Processo ou Defesa Processual
CPC\2015, Art.337. Compete ao réu antes de discutir o mérito alegar:
Inexistência ou nulidade de citação;
Incompetência absoluta e relativa;
Incorreção do valor da causa;
Inépcia da petição inicial;
Perempção;
Litispendência;
Coisa Julgada;
Conexão;
Incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização;
Convenção de arbitragem;
Ausência de legitimidade ou interesse processual;
 Falta de caução ou de prestação que a lei exige como preliminar;
Indevida concessão do beneficio da gratuidade da justiça
pressupostos processuais
CPC, arts. 337, I,II,III,V,VI,VII e VIII, e 485, IV);
Condições da ação
(CPC\15, arts. 337, X, e 485, VI);
Onde se alega falta de
Na contestação contra o processo, o réu ataca não a lide, o pedido, a pretensão ou o bem da vida vindicado pelo autor, e sim o processo ou a ação;
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação Contra o Processo ou Defesa Processual
Inexistência ou nulidade de citação;
(CPC\2015, art.239) sem citação há vício insuperável, pois não existirá processo e conseqüentemente, a sentença nele proferida.
A citação nula é existente, mas apresenta defeito que pode tornar inválido o processo.
 CPC\2015, art. 239 :
§ 1º O comparecimento espontâneo do réu supre, entretanto, a falta de citação.
§ 2º. Comparecendo o réu apenas para argüir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão.
Perempção;
	
	Não tem aplicação no processo do trabalho, porém, com a ampliação da competência poderá ser utilizada.
	
	Art. 732 CLT - Na mesma pena do artigo anterior incorrerá o reclamante que, por 2 (duas) vezes seguidas, der causa ao arquivamento de que trata o art. 844.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação Contra o Processo ou Defesa Processual
Litispendência e Coisa Julgada;
	
	§ 1º do art. 337 do CPC\2015. Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada, quando se reproduz ação anteriormente ajuizada.
	Dá-se litispendência quando se repete ação que está em curso, isto é, quando há duas ou mais ações idênticas tramitando perante o mesmo ou juízos diversos. Já a coisa julgada ocorre quando se repete ação que já foi decidida por sentença, de que não caiba recurso.
	Existe litispendência entre ação individual e coletiva?
Incapacidade da parte, defeito de representação ou falta e autorização;
	
No processo do trabalho podemos mencionar a exigência de autorização da assembleia geral da categoria para o ajuizamento de dissídio coletivo (CLT, art.859);
art.337 do CPC\2015 deve ser interpretado sistematicamente com o art.485 CPC\2015;
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito
Na contestação indireta do mérito, também cognominada de “exceção substancial”, o réu reconhece o fato constitutivo do direito do autor, mas opõe um outro fato impeditivo, modificativo ou extintivo do pedido formulado na petição inicial.
Fatos Impeditivos ➔ são os que provocam a ineficácia dos fatos constitutivos alegados pelo autor
Fatos Modificativos ➔ são os que implicam alteração dos fatos constitutivos alegados pelo autor
Fatos extintivos ➔ são os que eliminam, extinguem ou tornam sem valor a obrigação assumida pelo réu, por não ser ela mais exigível.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Prescrição e Decadência
A prescrição e a decadência são exemplos de fatos extintivos, porque, quando acolhidas, extinguem o processo com resolução do mérito
Por não estarem catalogadas no rol das preliminares previstas no art. 337do CPC\2015, devem ser alegadas como defesa indireta de mérito, isto é, como prejudiciais, e não como “preliminares do mérito”.
 art. 240 CPC\2015. O juiz pronunciará, de ofício, a prescrição.
							
	Aceitação não pacífica no processo do trabalho:
1ª Corrente ➔ Deve ser aplicada integralmente, pois, se do ponto de vista metodológico, o direito material e processual do trabalho sempre se socorreram subsidiariamente das mesmas (e antigas) regras do CPC e do CC alusivas a prescrição, não há embasamento científico para deixar de fazê-lo diante de suas novas redações.
2ª Corrente ➔ A nova regra prescricional não deve ser aplicada ao processo do trabalho devido à indisponibilidade do crédito trabalhista;
3ª Corrente ➔ Admite-se a aplicação da nova regra, desde que o juiz, antes de decretar ex ofício a prescrição, abra vistas aos autos ao autor, para que demonstre a existência de causa impeditiva, interruptiva ou suspensiva da prescrição (CC, arts. 197 a 204), e ao réu, para que se manifeste a respeito da prescrição, valendo o silêncio como renúncia tácita. 
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Prescrição e Decadência
Nº 268 PRESCRIÇÃO. INTERRUPÇÃO. AÇÃO TRABALHISTA ARQUIVADA (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos. 
Art. 440 da CLT. Contra os menores de 18 (dezoito) anos não corre nenhum prazo de prescrição.
Não a lugar para prescrição nas ações coletivas destinadas à tutela de interesses difusos ou coletivos, pois o titular de tais demandas não é o titular do direito (metaindividual) deduzido em juízo, mesmo porque tais direitos pertencem não a um indivíduo, mas a uma coletividade ou a um grupo, classe ou categoria de pessoas.
Quanto aos direitos individuais homogêneos, também não poderá ser decretada, de ofício, a prescrição, pois na ação coletiva em defesa de tais direitos não há identificação, no processo de conhecimento, dos titulares do direito material, o que somente ocorrerá na liquidação e execução a título individual.
A propositura da ação coletiva em defesa de direitos individuais homogêneos interrompe o prazo de prescrição dos créditos dos substituídos?
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Prescrição e Decadência
OJ Nº 130 SDI-1, TST. PRESCRIÇÃO. MINISTÉRIO PÚBLICO. ARGÜIÇÃO. "CUSTOS LE-GIS". ILEGITIMIDADE (nova redação) - DJ 20.04.2005. Ao exarar o parecer na remessa de ofício, na qualidade de “custos legis”, o Ministério Público não tem legitimidade para argüir a prescrição em favor de entidade de direito público, em matéria de direito patrimonial (arts. 194 do CC de 2002 e 219, § 5º, do CPC). 
Esse entendimento deve ser alterado em função da novel redação art. 240 do CPC\2015, pois se o juiz deve pronunciar de ofício a prescrição, então, com maior razão, o MPT tem a legitimidade e o interesse para arguí-la, especialmente quando a prescrição favorecer a proteção do patrimônio público.
SÚMULA Nº 153 TST, PRESCRIÇÃO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Não se conhece de prescrição não argüida na instância ordinária (ex-Prejulgado nº 27). 
EC n. 45/2004 – com a ampliação da competência da Justiça do trabalho, deverá o juiz aplicar as regras alusivas à prescriçãodo direito material dobre que versar a demanda – processo é instrumento.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Prescrição e Decadência
Súmula n. 403, STF. É de decadência o prazo de trinta dias para instauração do inquérito judicial, a contar da suspensão, por falta grave, de empregado estável.
Súmula n. 62 ABANDONO DE EMPREGO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 
prazo de decadência do direito do empregador de ajuizar inquérito em face do empregado que incorre em abandono de emprego é contado a partir do momento em que o empregado pretendeu seu retorno ao serviço. 
Súmula n. 100. TST. AÇÃO RESCISÓRIA. DECADÊNCIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 13, 16, 79, 102, 104, 122 e 145 da SBDI-2) - Res. 137/2005, DJ 22, 23 e 24.08.2005 
I - O prazo de decadência, na ação rescisória, conta-se do dia imediatamente sub-seqüente ao trânsito em julgado da última decisão proferida na causa, seja de mérito ou não. (ex-Súmula nº 100 - alterada pela Res. 109/2001, DJ 20.04.2001) 
II - Havendo recurso parcial no processo principal, o trânsito em julgado dá-se em momentos e em tribunais diferentes, contando-se o prazo decadencial para a ação rescisória do trânsito em julgado de cada decisão, salvo se o recurso tratar de preliminar ou prejudicial que possa tornar insubsistente a decisão recorrida, hipótese em que flui a decadência a partir do trânsito em julgado da decisão que julgar o recurso parcial. (ex-Súmula nº 100 - alterada pela Res. 109/2001, DJ 20.04.2001) 
III - Salvo se houver dúvida razoável, a interposição de recurso intempestivo ou a interposição de recurso incabível não protrai o termo inicial do prazo decadencial. (ex-Súmula nº 100 - alterada pela Res. 109/2001, DJ 20.04.2001) 
IV - O juízo rescindente não está adstrito à certidão de trânsito em julgado juntada com a ação rescisória, podendo formar sua convicção através de outros elementos dos autos quanto à antecipação ou postergação do "dies a quo" do prazo decadencial. (ex-OJ nº 102 da SBDI-2 - DJ 29.04.2003) 
V - O acordo homologado judicialmente tem força de decisão irrecorrível, na forma do art. 831 da CLT. Assim sendo, o termo conciliatório transita em julgado na data da sua homologação judicial. (ex-OJ nº 104 da SBDI-2 - DJ 29.04.2003) 
VI - Na hipótese de colusão das partes, o prazo decadencial da ação rescisória somente começa a fluir para o Ministério Público, que não interveio no processo principal, a partir do momento em que tem ciência da fraude. (ex-OJ nº 122 da SBDI-2 - DJ 11.08.2003) 
VII - Não ofende o princípio do duplo grau de jurisdição a decisão do TST que, após afastar a decadência em sede de recurso ordinário, aprecia desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento. (ex-OJ nº 79 da SBDI-2 - inserida em 13.03.2002) Súmulas A-31 
VIII - A exceção de incompetência, ainda que oposta no prazo recursal, sem ter sido aviado o recurso próprio, não tem o condão de afastar a consumação da coisa julgada e, assim, postergar o termo inicial do prazo decadencial para a ação rescisória. (ex-OJ nº 16 da SBDI-2 - inserida em 20.09.2000) 
IX - Prorroga-se até o primeiro dia útil, imediatamente subseqüente, o prazo decadencial para ajuizamento de ação rescisória quando expira em férias forenses, feriados, finais de semana ou em dia em que não houver expediente forense. Aplicação do art. 775 da CLT. (ex-OJ nº 13 da SBDI-2 - inserida em 20.09.2000) 
X - Conta-se o prazo decadencial da ação rescisória, após o decurso do prazo le-gal previsto para a interposição do recurso extraordinário, apenas quando esgota-das todas as vias recursais ordinárias. (ex-OJ nº 145 da SBDI-2 - DJ 10.11.2004) 
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Prescrição Intercorrente
A prescrição intercorrente é aquela que surge no curso da ação, há divergência jurisprudencial difícil de contornar:
Súmula Nº 327 STF. O DIREITO TRABALHISTA ADMITE A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. 
Súmula Nº 114 TST. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. É inaplicável na Justiça do Trabalho a prescrição intercorrente. 
CLT. Art. 884 - Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. 
	§ 1º - A matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da divida.
O presente artigo consagra a prescrição intercorrente, uma vez que não pode admitir que o parágrafo primeiro esteja se referindo a prescrição incidente sobre a coisa julgada.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Compensação, Retenção e Dedução
Na compensação, que é forma indireta de extinção dos obrigações, duas pessoas reúnem reciprocamente as qualidades de credor e devedor. Assim, sempre que o reclamado entender que é o credor do reclamante poderá requerer ao juiz que a dívida do empregado possa ser compensada com os eventuais créditos deste.
CLT. Art. 767 - A compensação, ou retenção, só poderá ser argüida como matéria de defesa
SÚMULA Nº 48 do TST. COMPENSAÇÃO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. A compensação só poderá ser argüida com a contestação. 
SÚMULA Nº 18 DO TST. COMPENSAÇÃO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. A compensação, na Justiça do Trabalho, está restrita a dívidas de natureza trabalhista. 
§ 5º do art. 477 da CLT. Qualquer compensação no pagamento de que trata o parágrafo anterior não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Compensação, Retenção e Dedução
Compensação ≠ Dedução ≠ Retenção
A compensação depende de pedido expresso do reclamado na contestação (CLT, art. 767)
A dedução pode ser autorizada de ofício pelo juiz e decorre da aplicação do princípio non bis idem, evitando-se, com isso, o enriquecimento sem causa de uma parte em detrimento da outra.
A retenção consiste no direito que o reclamado tem de reter alguma coisa do reclamante até que este quite sua dívida em relação àquele – deve ser requerida pelo reclamado na contestação, sob pena de preclusão.
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação do Mérito – Contestação Indireta do Mérito – Compensação, Retenção e Dedução
SÚMULA Nº 401 DO TST. AÇÃO RESCISÓRIA. DESCONTOS LEGAIS. FASE DE EXECUÇÃO. SENTENÇA EXEQÜENDA OMISSA. INEXISTÊNCIA DE OFENSA À COISA JULGADA (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 81 da SB-DI-2) - Res. 137/2005 – DJ 22, 23 e 24.08.2005. Os descontos previdenciários e fiscais devem ser efetuados pelo juízo executório, ainda que a sentença exeqüenda tenha sido omissa sobre a questão, dado o caráter de ordem pública ostentado pela norma que os disciplina. A ofensa à coisa julgada somente poderá ser caracterizada na hipótese de o título exeqüendo, expressamente, afastar a dedução dos valores a título de imposto de renda e de contribuição previdenciária. (ex-OJ nº 81 da SBDI-2 - inserida em 13.03.2002) 
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação Direta do Mérito – Negativa dos Fatos Constitutivos
Dá-se a contestação direta, também chamada de defesa direta de mérito, quando o réu ataca o fato constitutivo do direito alegado pelo autor, seja pela negativa de sua existência, seja pela negativa de seus efeitos jurídicos.
Negativa dos Fatos Constitutivos – se o réu negar a existência dos fatos constitutivos do direito do autor, fará com que ao autor caiba provar tais fatos constitutivos, durante a instrução.
CPC\2015. Art. 341.  Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas,salvo se:
	I - se não for admissível, a seu respeito, a confissão;
(ações que que contemplam pedido de adicional de insalubridade ou periculosidade – nesses casos o juiz não poderá prescindir prova técnica)
	II - se a petição inicial não estiver acompanhada do instrumento público que a lei considerar da substância do ato;
(esta hipótese é de remota aplicação no processo do trabalho)
	III - se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
(cabe ao juiz avaliar os fatos constitutivos em relação à contestação como um todo)
	Parágrafo único. Esta regra, quanto ao ônus da impugnação especificada dos fatos, não se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público
Resposta do Réu – Espécies de Resposta do Réu – Contestação – Contestação Direta do Mérito – Negativa dos Efeitos dos Fatos Constitutivos
O réu poderá, na contestação, reconhecer a real existência e veracidade dos fatos alegados pelo autor, mas negar-lhes as consequências jurídicas alvitradas na petição inicial;
Neste caso, ante a confissão do réu a respeito dos fatos constitutivos do autor, este fica liberado do ônus de prová-los;
Ex: O reclamante pede adicional de transferência e o reclamado, reconhecendo o fato da transferência, alega que não é devido o adicional porque a transferência é definitiva, e não provisória, como exige o art. 469 § 3º, parte final, da CLT.
Reconvenção
É uma ação que o réu propõe, em face do autor, dentro do mesmo processo em que o primeiro é demandado, buscando tutela jurisdicional em que se resguarde um direito seu que alega ter sido lesado ou ameaçado de lesão pelo autor;
“reconvenção é um modo de exercício do direito de ação, sob a forma de contra-ataque do réu, contra o autor, dentro do processo já iniciado, ensejando processamento simultâneo com a ação principal (‘simultaneus processus’), a fim de que o Juiz resolva as duas lides na mesma sentença.” (Nelson Nery Júnior)
Há quem sustente a inaplicabilidade da reconvenção no processo do trabalho, mas tal posicionamento viola o princípio constitucional da inafastabilidade do acesso do Poder Judiciário (CF, art. 5º, XXXV);
Reconvenção – Requisítos Específicos
Pressupostos Processuais;
Condições da Ação;
CPC,Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
Que o Juiz da causa principal não seja absolutamente incompetente para julgar a reconvenção(CPC\2015 Art 54)
Haver compatibilidade entre os ritos procedimentais da ação principal e da ação reconvencional;
Haver processo pendente (CLT, art.847);
Haver conexão (CPC\2015, art. 55)
Reconvenção – Reconvenção e Inquérito Judicial
Nas ações de natureza dúplice não é pacifico o entendimento sobre o cabimento da reconvenção;
Exemplo mais comum no processo do trabalho:
	 CLT Art. 495 - Reconhecida a inexistência de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigado a readmiti-lo no serviço e a pagar-lhe os salários a que teria direito no período da suspensão.
Se o inquérito for julgado improcedente, não há necessidade de o empregado reconvir, pois o empregador é obrigado a readimití-lo no serviço e a efetuar o pagamento da remuneração referente a todo o período anterior ao afastamento.
Se ajuizar reconvenção é carecedor do direito de ação;
Se o objeto da ação for mais amplo é possível.
Reconvenção – Reconvenção e Ação de Consignação em Pagamento
A ACP tem natureza dúplice – não é preciso reconvir;
Contudo, se o objeto da reconvenção for mais amplo, ai residirá o seu interesse processual;
Art. 545 CPC\2015.  Alegada a insuficiência do depósito, é lícito ao autor completá-lo, em 10 (dez) dias, salvo se corresponder a prestação cujo inadimplemento acarrete a rescisão do contrato.
§ 1o No caso do caput, poderá o réu levantar, desde logo, a quantia ou a coisa depositada, com a conseqüente liberação parcial do autor, prosseguindo o processo quanto à parcela controvertida.
§ 2o A sentença que concluir pela insuficiência do depósito determinará, sempre que possível, o montante devido e valerá como título executivo, facultado ao credor promover-lhe o cumprimento nos mesmos autos, após liquidação, se necessária.
Reconvenção – Reconvenção e Compensação
Dedução ≠ Compensação ≠ Reconvenção
Dedução – pode ser autorizada de ofício pelo juiz na sentença de cognição, diante da prova produzida, impedindo o enriquecimento sem causa.
Compensação é um instituto de direito material, podendo ser invocado no processo do trabalho:
Como matéria de defesa (CLT, art. 767), desde que o montante a ser compensado seja igual ou inferior a uma remuneração mensal do empregado (CLT, art. 477m §§ 4º e 5º);
Por meio de reconvenção (CLT, art.769, c.c art. 343do CPC\2015);
	“DEDUÇÃO – COMPENSAÇÃO – RECONVENÇÃO – NÃO SE CONFUNDEM – Não há de se confundir a mera dedução de quantias pagas sob o mesmo título, com a compensação. Enquanto aquela pode ser efetuada naturalmente pela sentença de cognição, quando a prova vem aos autos, impedindo o enriquecimento ilícito, a compensação (instituto de direito material) é invocada através de reconvenção que é instituto de direito processual. Ou seja, ação que o réu move ao autor, no mesmo processo deste, porque, diz o CPC art. 315, poder fazê-lo toda vez que a reconvenção seja conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa”(TRT 6ª R. – RO 1565/99 – 1ª T. – Rel. Juiz Milton Gouveia – DOEPE 20.1.2000).
Reconvenção – Defesa na Reconvenção - 
Revelia e Confissão Ficta na reconvenção;
A resposta do reclamado, abrange a defesa e a reconvenção, é feita na própria audiência, dita inaugural, dispondo o reclamado-reconvinte de vinte minutos para tanto;
A defesa na reconvenção não se limita à contestação, podendo oferecer exceções, (de suspeição, impedimento ou incompetência relativa), quando apresentar a contestação, levantando preliminares (CPC\2015, art.337) ou discutindo o mérito, de forma direta ou indireta.
Revelia e Confissão Ficta na reconvenção;
Se o reclamante-reconvindo presente à audiência não apresentar defesa à reconvenção, sofrerá ele os efeitos da confissão presumida ou ficta quanto à matéria de fato deduzida pelo reclamado-reconvinte. 
Pelo artigo 841 da CLT deverá se adiar a audiência concedendo-se prazo de 5 dias para contestação da reconvenção;
Reconvenção – Defesa na Reconvenção 
A Resolução do Processo da Ação e Reconvenção 
Julgamento Simultâneo da Ação e Reconvenção:
A Resolução do Processo da Ação Reconvenção:	
CPC, Art. 343 § 2o A desistência da ação ou a ocorrência de causa extintiva que impeça o exame de seu mérito não obsta ao prosseguimento do processo quanto à reconvenção.
Julgamento Simultâneo da Ação e Reconvenção:
CPC\2015 Art. 343 § 6º  O réu pode propor reconvenção independentemente de oferecer contestação.
É nula a sentença que julga apenas a ação principal;
“RECONVENÇÃO – JULGADO – OMISSÃO – NULIDADE – A ação e a reconvenção devem ser julgadas na mesma sentença, em atendimento ao disposto no art. 318 do CPC, acarretando a omissão quanto a esta última na nulidade do julgado”(TAMG – Ap 0238216-3 – 7ª C.Cív. – Rel. Juiz Fernando Bráulio – J.28.8.1997).

Continue navegando