A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
Relatorio de Estágio Supervisionado III

Pré-visualização | Página 1 de 6

1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CAMPUS: ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO III
PROFESSOR (A): INEGLA CARDOSO
RELATÓRIO
ESTAGIO SUPERVISIONADO III
MARCIANE MARIA DOS SANTOS
PARNAÍBA-PI
JUNHO/2016
MARCIANE MARIA DOS SANTOS
	
RELÁTORIO
DE ESTAGIO SUPERVISIONADO III
Relatório de Estagio desenvolvido pela discente Marciane Maria dos Santos para avaliação da docente Inegla Cardoso que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado III no VIII bloco do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí. 
 
PARNAÍBA-PI
JUNHO/2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................04
1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA....................................................................................06
1.1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.............................................................................07
1.2 FUNCIONAMENTO DOS SETORES DA ESCOLA.......................................................07
1.3 ENCONTROS E REUNIÕES............................................................................................08
1.4 PLANEJAMENTO E TEORIA E PRÁTICA....................................................................09
1.5 CRITÉRIO PAR ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO E SUA DISPONIBILIZAÇÃO AOS DOCENTES E DISCENTES...........................................................................................10
1.6 SISTEMA DE AVALIAÇÃO E PROJETOS EXISTENTE NA ESCOLA.....................11
2. OBSERVAÇÃO GERAL NO ENSINO MÉDIO................................................................11
2.1 OBSERVAÇÕES DO 1º ANO...........................................................................................12
2.2 OBSERVAÇÕES DO 2º ANO...........................................................................................13
2.3 OBSERVAÇÃO DO 3º ANO.............................................................................................13
3. PLANEJAMENTO...............................................................................................................14
4. REGENCIA: EXPERIENCIA VIVENCIADA NA PRÁTICA.........................................15
5. CONCLUSÃO......................................................................................................................17
REFERENCIAS BIBBLIOGRAFICAS...................................................................................19
ANEXOS..................................................................................................................................20
INTRODUÇÃO
“Ninguém é tão grande que não possa apreender e nem tão pequeno que não possa ensinar”. Paulo Freire.
O presente trabalho tem como finalidade narrar minha experiência no Estágio Supervisionado III, que foi realizado na instituição de ensino Centro Estadual de Educação Profissional Liceu Parnaibano-CEEP Liceu Parnaibano nas turmas de primeiro, segundo e terceiro anos, transcorrido entre os meses de Março e Junho do corrente ano. O Estágio tem diversas contribuições para nós acadêmicos unidos teoria e prática, principalmente este que foi no ensino médio.
De acordo com Sabino (2009) “o estágio como campo de conhecimento e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis á construção de identidade, dos saberes e das posturas especificas ao exercício profissional docente” (SABINO, p.16). Portanto compreendo que estágio é fundamental para os graduando em licenciatura, pois aqui é o momento de apreender, de erra e procurar meio para esta melhorando ainda mais a nossa prática. Schmidt ainda completa dizendo que “é um momento de construção do conhecimento” (SCHMIDT, 2009, p. 27).
É nesse momento que há uma interação maior entre estagiário e aluno em busca do conhecimento como discorre Andrade (2005) “o estágio permite a integração das teorias e da prática- o encontro do modo geral com o particular, do conceitual com o concreto, do virtual com o real”. Este autor ainda discorre falando que:
Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência- fazer bem o que lhe compete (ANDRADE, 2005, p.2). 
Percebe-se que o Estágio Supervisionado tem grande contribuição para formação do professor, seja ele em qualquer área tendo um caráter de reflexão e estudo. Portanto ao estagiar o professor passa a enxergar a educação com outro olhar, pois começa a procurar entender a realidade escolar, o comportamento dos alunos dos professores que já estão inseridos na escola, suas metodologias e de modo geral analisa todos os profissionais que compõe o quadro escolar. Portanto é muito importante essa ferramenta no processo de formação do profissional. 
Sabino ainda nos diz que a presença do estagiário dentro do contexto escolar “o estagiário ao promover a presença do aluno no cotidiano da escola, abre espaço para realidade e para vida e o trabalho do professor na sociedade” (SABINO, 2005, p.68). Entretanto percebo que além de proporcionar uma melhor atuação dentro da sala de aula, o estagio também nos permite angariar valores que são de suma importância na nossa formação.
Como ultima etapa da Educação Básica o Ensino Médio tem por finalidade a consolidação dos conhecimentos básicos que vão sendo construídos aos de suas vivencias que se inicia no ensino fundamental. Nessa modalidade requer mais atenção dos estagiários, porque muitos estão se preparando para os vestibulares. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz que o Ensino Médio é “a etapa final da educação básica, o concorre para construção de sua identidade” (Art.36). 
O presente relatório foi desenvolvido da seguinte maneira: primeiro faço uma descrição geral da escola que envolve a caracterização da escola como um todo, descrição do Projeto Político Pedagógico, as áreas de funcionamentos, uma breve explanação dos encontros, reuniões e questões relacionados ao planejamento escolar, também descrevo acerca da escolha do livro didático e os método de avaliação. Em seguida no segundo tópico relato como foram minhas observações no Ensino Médio nas turmas de primeiro, segundo e terceiro ano. Já no terceiro faço uma descrição do planejamento que é sem suma duvida importante no processo de ensino aprendizagem e no quarto tópico faço uma analise de minha experiência nas regências e por últimos faço uma conclusão, mostrando o que o Estágio Supervisionado acrescentou. 
1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Estagio Supervisionado III foi realizado no Centro Estadual de Educação Profissional Liceu Parnaibano-CEEP Liceu Parnaibano, entre os meses de Março e Junho de 2015. A escola fica situada na Avenida São Sebastião, Nº 2675, no bairro Nossa Senhora de Fátima na cidade de Parnaíba-PI. Foi fundando pela iniciativa estadual. Nesta Instituição de ensino são ofertadas as seguintes modalidades: Ensino Profissional de primeiro ao terceiro ano, também a modalidade regular de primeiro ao terceiro nos turnos manhã e tarde. Já Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite. O número de alunos matriculados nesta instituição de ensino aproximadamente 500 alunos distribuídos nos turnos citados acima. Escola é conveniada com o PIDID de Historia, Física e Biologia, programa esse que tem como objetivos melhorar aprendizagem dos discentes na forma de oficias e debates sobre vários assuntos.
O quadro de Funcionário da escola ao todo é composto por 83 pessoas, distribuídos da seguinte maneira, dois diretores, três vigia, duas zeladoras, cada curso técnico tem coordenador, um coordenador pedagógico,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.