Buscar

Questões de Micologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O Reino Fungi, criado em 1969, é formado por organismos eucariontes, heterotróficos, uni ou multicelulares, com parede formada predominantemente por quitina e que armazenam glicogênio. Extremamente diversos, estima-se que existem mais de 1,5 milhões de espécies espalhadas pelo mundo. Desse modo, quais as principais características macroscópicas e microscópicas que diferem os fungos boloriformes das leveduras? 
Microscopicamente, a principal diferença é que as leveduras são unicelulares e os fungos filamentosos são multicelulares. 
Macroscopicamente, as colônias de leveduras geralmente possuem aspecto cremoso ou pastoso, já as colônias de filamentosos podem ser pulverulentas, algodonosas, aveludadas, etc. 
2) Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza, possuindo um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza. Tendo isso em mente, descreva as principais características que diferem os fungos das bactérias. 
As colônias de fungos possuem hifas (ou seja, podem ser multicelulares), são eucariontes, possuem mitocôndrias e retículo endoplasmático no citoplasma, possuem esporos reprodutivos sexuados e a parede celular possui ergosterol. 
3) Sendo largamente utilizada na terapia antifúngica de micoses graves e invasivas, a anfotericina B não é conhecida apenas por ser um fármaco eficaz, mas também por ser relativamente tóxico. Nesse sentido, explique o motivo pelo qual boa parte dos medicamentos antifúngicos causam efeitos adversos? 
Isso ocorre principalmente devido a grande semelhança que as células fúngicas possuem com as células animais. Uma dessas semelhanças é que ambas são eucariontes. Além disso, a membrana plasmática dos fungos é formada por o ergosterol o que é uma molécula lipídica semelhante ao colesterol das células animais. Sendo assim, os medicamentos antifúngicos acabam se tornando inespecíficos. 
4) A estrutura somática dos fungos filamentosos é representada pelas hifas, cujo conjunto constitui o denominado micélio. Este, por sua vez, pode se apresentar com características específicas e exercer diferentes funções. Sendo assim, descreva as formas e funções do micélio. 
Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo. 
5) Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras. E devido a essa variabilidade de espécies, os fungos possuem diferentes formas de reprodução. Sendo assim, descreva as diferentes formas de reprodução assexuada dos fungos. 
A reprodução assexuada nos fungos pode ocorrer de três formas: fragmentação, brotamento e esporulação. 
- Na fragmentação, o micélio se quebra devido a fatores bióticos ou abióticos, gerando clones. 
- O brotamento, também denominado de gemulação, ocorre quando o fungo emite brotos laterais, que se desenvolvem e podem ou não se separar da célula-mãe. 
- Na esporulação, os fungos possuem estruturas chamadas de esporangióforos, que nada mais são do que hifas especiais que saem de determinados pontos do micélio. Na extremidade de cada esporangióforo, encontramos o local onde são produzidos os esporos, que é chamado de esporângio. Quando os esporos estão maduros, o esporângio adquire coloração escura e se quebra, liberando os esporos no ambiente. 
6) Quando o micélio de um fungo atinge um determinado estágio de crescimento, começa a produzir esporos diretamente nas hifas somáticas ou em hifas esporíferas especiais (produtoras de esporos), que podem ser dispostas livremente ou agrupadas em estruturas chamadas “corpos de frutificação”. Sendo assim, diferencie os esporos sexuados dos assexuados, assim como suas subdivisões (endósporos e ectósporos). 
Os endósporos assexuados são chamados de esporangiósporos. São produzidos dentro de uma estrutura contendo esporos chamada de esporângio. A hifa que sustenta o esporângio é chamada de esporangióforo. 
Os ectósporos assexuados são chamados de conidiósporos (ou conídios). Estes são mantidos nas pontas das hifas especializadas, chamadas de conidióforo. Os endósporos sexuados são denominados de ascósporos. Esses esporos são resultantes de divisão meiótica, ocorrendo no interior de uma estrutura denominada asco, geralmente em número de oito por asco. 
Os ectósporos sexuados são chamados de basidiósporos. Estes são resultantes de divisão meiótica que ocorre na extremidade de uma estrutura em forma de clava, chamada basidio, geralmente em número de quatro por basidio. 
7) Em biologia, dimorfismo se refere a qualidade de um ser de assumir duas formas distintas. Dentre os seres que apresentam tal característica, estão algumas espécies de fungos. Sendo assim, defina o conceito de dimorfismo fúngico e apresente um fator que pode influir em tal processo. 
Dimorfismo Fúngico é um processo pelo qual existe uma alteração morfológica nos fungos, afetando seu caráter nutricional e a temperatura da sua evolução e desenvolvimento. Ele acontece quando ocorre um aumento milecilial entre 22ºC e 28ºC ou então leveduriforme entre 35°C e 37°C.
8) A forma primária de observação dos fungos em viabilidade biológica capaz de assimilar nutrientes reproduzir é denominada de _____________________ (forma vegetativa). 
9) Algumas vezes, durante o processo de brotamento nos fungos, pode não ocorrer a separação do broto e a formação de um novo indivíduo. Quando a célula original mantêm-se unida aos brotos, forma cadeias denominadas de: 
a) hifas. 
b) esporos. 
c) gêmulas. 
d) pseudomicélios.

Outros materiais