Buscar

avaliação da educação e da aprendizagem (respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
(ENADE-2008) Na escola Novos Horizontes desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Em uma reunião com o corpo docente, o diretor trouxe, para reflexão, os argumentos abaixo.
I. O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo.
II. Aprendemos que relevante no nosso fazer é "o quê", possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado.
III. Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente.
IV. Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las.
Para a implantação pretendida, os argumentos coerentes são
a ) II e III, apenas.
b ) I e II, apenas.
c ) I e IV, apenas.
d ) II e IV, apenas.
e ) III e IV, apenas.
Questão 2
Para Hoffmann, a ação docente perpassa por processo de reflexão constante, em um movimento dialético que absorve em si próprio o princípio da contradição. Nesse movimento fica claro a indissociabilidade de duas ações, e o ato de decidir circunscreve a ação de olhar, refletir e registrar. Assinale a alternativa que contém ações que explicitam essas duas ações.
a ) Selecionar e nivelar.
b ) Diagnosticar e decidir.
c ) Organizar e estabelecer conceitos.
d ) Observar e classificar.
e ) Planejar e selecionar.
Questão 3
Os registros no processo de avaliação formativa são significativos para o processo de ensino-aprendizagem. Considera-se um desses registros grande instrumento avaliativo, se utilizado de forma adequada, pois possibilita contemplar informações muito específicas de cada educando, e sendo assim, deve ser utilizados pelos professores como meio de compreender o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que expressa o instrumento avaliativo citado.
a ) Parecer descritivo.
b ) Lista de critérios.
c ) Portfólio.
d ) Histórico escolar.
e ) Boletim escolar.
(ENADE-2011) Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa
por determinações do contexto da escola.
II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
a ) III e IV.
b ) I.
c ) I e III.
d ) II e IV.
e ) II.
Questão 5
(ENADE-2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.)
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em
a ) I e III.
b ) III e IV.
c ) II e IV.
d ) I e II.
e ) II e III.
Questão 6
(ENADE-2011) O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos. Para projeto de tal envergadura, é necessária a parceria de universidades, de entidades de classes, empresários, gestores educacionais e escolares, professores, técnicos e, também, da cúpula dos órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino. Todos têm saberes, experiências e expectativas que não aparecem em questionários e enquetes. É necessário, sobretudo, deixar o aluno falar, manifestar suas angústias, desejos, anseios, o que pode contribuir para a elaboração de um projeto pedagógico situado e contextualizado.
(SANTOS, C. R. A Gestão Educacional e Escolar para a Modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 61.)
Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Pedagógico (PP)
a ) tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.
b ) necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.
c ) parte da Gestão Escolar que procura envolver professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para a solução de problemas específicos levantados.
d ) deve envolver toda comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
e ) deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.
Questão 7
(ENADE-2008) A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como
a ) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
b ) implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
c ) desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
d ) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
e ) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
Questão 8
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96), no artigo 4.º, "o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio; II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
Diante desse artigo, a educação infantil
a )  é gratuita somente até os cinco anos de idade.
b ) é considerada a primeira etapa da educação básica.
c ) não faz parte da educação básica.
d ) é considerada a primeira modalidade de educação.
e ) não tem de forma clara sua definição na lei.

Continue navegando