A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prova Online
Disciplina: 101284 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Em que consistem as atividades de sistematização?
a )
São atividades que surgem de alguma oportunidade não planejada, mas que permitem realizar algum trabalho significativo.
 
b )
São atividades em que os aprendizes colocam em prática o que aprenderam nas demais modalidades organizativas.
c )
São atividades que oferecem contextos para o trabalho pedagógico.
d )
São atividades destinadas à leitura de diversos exemplares de um mesmo gênero textual.
e )
São atividades realizadas uma vez por semana ou a cada quinze dias, durante vários meses ou ao longo de todo o ano escolar.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Leia as seguintes características dos textos escritos e comportamentos leitores e, depois, assinale a alternativa que apresenta apenas aquelas que a criança pequena pode aprender.
1. As palavras são constituídas de partes menores (fonemas) e a junção de fonemas forma as sílabas.
2. Um livro deve ser folheado da direita para a esquerda.
3. As palavras são lidas de cima para baixo e da esquerda para a direita.
4. É necessário escrever com letra cursiva, pois é o melhor tipo de letra para aprender a ler e escrever em qualquer situação.
5. É possível ler um texto em voz alta, mas também silenciosamente.
6. Existem famílias silábicas.
a )
1, 3, 6
b )
3, 4, 6
c )
1, 2, 4
 
d )
2, 3, 5
e )
2, 4, 5
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Para se apropriar do sistema de escrita alfabética, é necessário que o aprendiz conheça as propriedades desse sistema. Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que corresponde corretamente a uma dessas propriedades.
a )
Uma letra não pode se repetir no interior de uma palavra ou em diferentes palavras.
b )
As sílabas são invariáveis quanto às combinações entre consoantes e vogais, pois a única estrutura no português é a sílaba CV (consoante-vogal).
 
c )
Nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.
d )
Escreve-se com letras que podem ser inventadas, desde que sejam diferentes de números e de outros símbolos.
e )
Todas as letras têm valores sonoros variáveis, ou seja, têm mais de um valor sonoro e certos sons podem ser notados com mais de uma letra.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
De que maneira as ideias de Vygotsky se relacionam com as ideias da teoria da psicogênese da língua escrita?
a )
Porque Vygotsky, que era contrário às ideias de Piaget, criou a ideia de professor como guia, conceito que foi aproveitado pela teoria da psicogênese da língua escrita para desenvolver o conceito de mediação.
 
b )
Porque, tanto para Vygotsky quanto para a psicogênese da língua escrita, as interações sociais são fundamentais para a alfabetização e a escrita é vista como um sistema de representação da realidade.
c )
Porque, para Vygotsky, os erros das crianças devem ser considerados como erros construtivos, o que inspirou a teoria da psicogênese da língua escrita.
d )
Porque Vygotsky, com Piaget, idealizou a teoria construtivista, a qual criou alicerces para a formulação da teoria da psicogênese da língua escrita.
e )
Porque Vygotsky, que baseou sua teoria nas ideias de Piaget, criou a ideia de aprendizagem mediada, conceito que foi aproveitado pela teoria da psicogênese da língua escrita para desenvolver os níveis de aprendizagem da língua escrita.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
De acordo com Soares (2017), quais são as três principais facetas de inserção no mundo da escrita?
 
a )
Linguística, interativa e sociocultural.
b )
Interativa, linguística e política.
c )
Política, sociocultural e econômica.
d )
Linguística, sociocultural e política.
e )
Sociocultural, política e econômica.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
O planejamento da rotina na alfabetização é necessário?
 
a )
Sim, o planejamento evita desperdício de tempo, permitindo ao professor concentrar-se nas necessidades reais de seus alunos e evitar o improviso.
b )
Não, o planejamento é um desperdício de tempo, principalmente quando o professor já tem alguns anos de prática de ensino; portanto, basta aplicar o que já funcionou em anos anteriores.
c )
Sim, o planejamento evita desperdício de tempo, permitindo ao professor concentrar-se nas necessidades reais de seus alunos, e qualquer situação fora dele é caracterizada como improviso.
d )
Não, o planejamento é um desperdício de tempo, pois impede que o professor se concentre nas necessidades reais de seus alunos, as quais ele só vai conhecer quando estiver com a classe.
e )
Sim, o planejamento evita desperdício de tempo, permitindo ao professor criar um passo a passo que deve ser seguido a todo custo, pois qualquer situação fora dele é caracterizada como improviso.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Considerando a relação entre fala e escrita proposta por Kleiman (2005), marque V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) São dois sistemas semióticos complementares, que utilizam canais (auditivo e visual) e modalidades de comunicação diferentes para criar significados.
( ) São dois sistemas semióticos complementares, que utilizam canais e modalidades de comunicação muito parecidos para significar.
( ) São dois sistemas semióticos que se opõem, ou seja, quando está sendo usado o canal auditivo, não é possível usar o canal visual e vice-versa.
a )
F, F, F
 
b )
V, F, F
c )
F, F, V
d )
F, V, F
e )
V, F, V
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Sobre a formação de leitores e escritores autônomos, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Apenas o acesso à leitura e à produção de textos é suficiente para formar leitores e escritores autônomos.
( ) Para formar leitores e escritores autônomos, é necessário que sejam dadas aos aprendizes oportunidades de compreensão das características, da função de cada gênero textual e da linguagem utilizada para construir cada um deles.
( ) Não é preciso ensinar aos alunos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabética para formar leitores e escritores autônomos, pois isso é aprendido automaticamente.
a )
V, F, F
b )
F, V, V
c )
V, F, V
 
d )
F, V, F
e )
F, F, F
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário