Buscar

letrameneto teste2

Prévia do material em texto

Metodologias e Práticas de Alfabetização e Letramento – teste02
Parte superior do formulário
Questão 1
É correto afirmar que:
Escolha uma:
A melhor técnica para a alfabetização das crianças envolve tratar a apropriação da escrita como a aquisição de um código que substitui as unidades sonoras mínimas da fala.
A crença de que as crianças constroem ideias ou hipóteses sobre a escrita muito antes de entrar na escola é equivocada, sendo desmentida por Ferreiro e Teberosky em seus estudos.
Ferreiro e Morais defendem que apenas memorizar os grafemas que correspondem aos distintos fonemas de uma língua é suficiente para que alguém consiga aprender a ler e a escrever.
Para aprender a ler e a escrever, é necessário que as crianças compreendam o que a escrita alfabética representa e de que maneira ela representa os segmentos sonoros das palavras. x
Questão 2
Para Martins (1994) Na aprendizagem de qualquer habilidade existem três fases correspondentes, quais são?
Escolha uma:
fase cognitiva, fase de domínio, fase de automatização x
fase de domínio, fase cognitiva, fase de automatização
fase cognitiva, fase de automatização, fase de domínio
fase de domínio, fase de automatização, fase cognitiva
Questão 3
Identifique o pensamento com seu autor
1-  Decroly
2 - Emília Ferreiro
3 - Piaget
4- Vygotsky
(  ) “Acredito que o olho na criança pode transtornar em grande medida a aquisição das associações visuais, motoras e gráficas”.
(  ) A perspectiva linguística de____ faz incidir a sua focagem  no contexto social em que a criança nasce .
(  ) A teoria construtivista e a “aplicação” da  psicogênese da língua escrita, trouxe grandes mudanças na forma de pensar e agir e sua autora é.
(  ) A posição cognitiva de _____se centra na criança e na primazia do desenvolvimento intelectual inerente ao contacto e à ação da criança no seu meio.
Assinale a alternativa que registra a sequência numérica que, com acerto, registra a relação certa entre o pensamento e autor
Escolha uma:
Escolha uma:
1 - 4 - 2 – 3 x
1 – 4 – 3– 2
3 – 1 – 4 – 3
2 – 4 – 3 – 3
Questão 4
A alfabetização é constituída de prática concretizada em sala de aula, liderada por um especialista – nesse caso, o professor. É o conjunto de saberes, por isso, pode-se concluir que o trabalho didático para o desenvolvimento da consciência fônica contribui diretamente para a melhoria:
Escolha uma:
Escolha uma:
do desempenho da leitura
das habilidades de produção textual
da competência ortográfica
da aquisição de leitura e da escrita. x
Questão 5
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Na hipótese silábico-alfabética a criança ainda não compreende que existe relação entre a escrita e a pauta sonora, assim usa letras, números, rabiscos e até mesmo desenhos para escrever
O aluno alfabético ortográfico compreende a função social da escrita (a comunicação), apresenta estabilidade na escrita das palavras, procura adequar a escrita à fala e produz textos de forma convencional
Entender como o aluno está concebendo o que a escrita representa, apesar de ajudar a criança na alfabetização, não colabora no planejamento de atividades e de intervenções que o impulsione à reflexão sobre o funcionamento da notação alfabética
São características do aluno pré-silábico: não relacionar a escrita com a fala, não diferenciar letras de números e supor que a palavra representa o objeto e não seu nome x
Questão 6
Marque “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as falsas e assinale a alternativa correspondente.
(  ) Atividade de diagnóstico, ou sondagem, serve para o professor descobrir em qual fase das hipóteses da escrita cada aluno da sua turma de alfabetização se encontra, sendo usada para a avaliar a evolução do processo de aprendizagem.
(  ) A sondagem pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno.
(  ) É dever do professor verificar o conhecimento prévio de cada aluno, constatando as condições necessárias para garantir a aprendizagem.
Escolha uma:
F-V-F.
Todas as afirmações estão corretas.x
V-F-F.
Todas as afirmações estão incorretas.
Questão 7
Assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
“ O aspecto visual da leitura é de extrema importância nesta acepção de leitura. O significado vai do texto ao leitor, através dos olhos”. Para entender as ideias contidas em um texto ao realizar a leitura, o leitor também explora as imagens contidas no texto. (LEFFA, 1996, p.13)
“Os alunos precisam ler porque a leitura é um componente da educação e a educação, sendo um processo, aponta para a necessidade de buscas constantes do conhecimento ao longo de sua formação escolar e pessoal. (SILVA, 1998, p.19)
“ O leitor precisa possuir, além das competências fundamentais para o ato da leitura, a intenção de ler”. A decodificação e a ortografia, por exemplo, são competências fundamentais para o ato da leitura. (BRASIL 2000, p.17). x
Questão 8
Assinale a alternativa que identifica as alternativas corretas.
I – Recomenda-se atenção para o fato de que não é aconselhável dar-se ênfase só ao que a criança deve aprender; mas também estudar a relação cérebro-comportamento para que possamos compreender como a criança aprende.
II– O professor que conduz o processo de aquisição de leitura/ escrita deve saber que o sistema cognitivo é complexo precisa dominar um sistema de representação da realidade por palavras orais e que passarão para a escrita por outro meio de representação que são as letras
III– A cópia e o ditado de palavras são atividades determinantes para que haja uma boa alfabetização e letramento.
IV– Diz Viana: “A leitura é uma atividade criativa e formativa que favorece o desenvolvimento integral da criança.”
 Assinale a alternativa que reúne as afirmações corretas:
Escolha uma:
Escolha uma:
II – III – IV
SÓ A III
I – II – IV x
I – III- IV
Questão 9
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correspondente.
1- Os exercícios de síntese oral não precisam envolver fonemas, tendo que as crianças possuem maior dificuldade na identificação destes.
2- O objetivo dos exercícios de síntese oral é ajudar o aluno a compreender que palavras são formadas por unidades menores de som.
3- Para a criança, é mais fácil juntar pedaços de palavras (sílabas) do que fonemas individuais (letras), por isso é importante que alguns exercícios de síntese oral envolvam a decomposição de palavras em sílabas.
Escolha uma:
Todas as afirmações estão incorretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas e a 1 está incorreta.x
As afirmações 1 e 2 estão corretas e a 3 está incorreta
As afirmações 1 e 3 estão corretas e a 2 está incorreta.
Questão 10
Assinale a alternativa que apresenta cada uma das etapas, na ordem como são apresentadas abaixo. De acordo com os estudos na área da Psicogênese da língua escrita, os estágios de aprendizagem da leitura/escrita são caracterizados por:
I – a criança compreende que se escreve com base em uma correspondência entre sons menores que as sílabas (fonemas e grafemas)
II – a criança estabelece uma quantidade de letras utilizadas e a quantidade de silabas orais das palavras.
III – a criança começa a perceber que uma única letra não é suficiente para registrar as silabas.
IV – a criança ainda não compreende que existe relação entre a escrita e a pauta sonora, podendo usar letras, pseudoletras e até mesmo desenhos para escrever.
Escolha uma:
Escolha uma:
Alfabético, Silábico, Silábico-Alfabético e Pré-Silábico x
Silábico-Alfabético, Alfabético, Silábico e Pré-Silábico.
Pré-silábico, Alfabético, Ortográfico, Silábico.
Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético e Alfabético.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Finalizar tentativa ...

Continue navegando