A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Introdução a Estatistica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Introdução a Estatistica
Como definir Estatística?
É o ramo da matemática que se ocupa em reunir, organizar, analisar e descrever dados numéricos. Ou seja, é um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza. É o único modo de se lidar com uma grande quantidade de observações ou de valores e aplica-se somente a observações redutíveis a uma forma quantitativa. Tem tratamento idêntico às Ciências Sociais, Humanas ou Tecnológicas.
Quais são suas aplicabilidades?
Vejamos algumas:
• possibilita a apresentação e a descrição, de forma coerente, de informações que precisam ser interpretadas em grande quantidade tanto por empresários como por profissionais da área das ciências sociais, por exemplo;
• auxilia na determinação de planos de ação;
• permite tomadas de decisões bem embasadas;
• torna possível tirar conclusões sobre grandes populações com base em amostras;
• permite obter previsões confiáveis.
Como definir população e amostra em estatística?
População é um conjunto definido de elementos que possuem determinadas características (por exemplo: conjunto de alunos matriculados em uma universidade).
Amostra é um subconjunto da população (por exemplo: alunas matriculadas no curso de Serviço Social).
O que é amostragem?
Amostragem é o método através do qual as unidades amostrais (participantes de pesquisas, por exemplo) são selecionadas. É uma parte de elementos selecionada de uma população estatística.
As amostragens podem ser probabilísticas quando os elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados em uma amostra, e as não probabilísticas, quando os elementos são escolhidos de acordo com o julgamento e a vontade do pesquisador.
O que são métodos aleatório e não aleatório?
No método aleatório o pesquisador realiza um sorteio dos elementos da população que farão parte da amostra.
Já no método não aleatório, o pesquisador elege elementos segundo algum critério de pesquisa.
Quais são os benefícios das técnicas de amostragem?
Uma das vantagens da amostragem é que ela permite que a empresa reduza seu custo de operação, pois, em vez de colher os dados de todos os indivíduos nos processos existentes, colhe-se apenas uma fração da população, reduzindo assim o tempo para coleta dos dados, utilizando menos mão de obra e proporcionando maior rapidez na depuração e na investigação dos dados.
Já no método não aleatório, o pesquisador elege elementos segundo algum critério de pesquisa.
Como definir variável em estatística?
Variável é a atribuição numérica a cada característica observada em determinado estudo estatístico. As variáveis podem ser qualitativas (atributos) ou quantitativas (numéricas). As qualitativas são classificadas em nominal e ordinal, enquanto que as quantitativas em discretas e contínuas. Conforme a imagem:
Quiz Unidade 1
Pergunta 1
1. Com relação à população em estatística, refere-se ao conjunto de elementos que partilham ou apresentam características comuns e a representação desses elementos denomina amostra. Para obter as amostras, são aplicados métodos estatísticos de amostragem. Nesse contexto, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - No método aleatório, o pesquisador realiza um sorteio dos elementos da população que farão parte da amostra.
II - No método aleatório, a probabilidade de qualquer elemento da população estar presente no grupo amostral é a mesma.
III - No método não aleatório, o pesquisador elege elementos segundo algum critério de pesquisa.
IV - A vantagem dos métodos aleatórios é a obtenção de dados que se comportam de forma mais semelhante aos dados da população.
a) Estão corretas as afirmativas: I, II, III e IV.
b) Estão corretas somente as afirmativas: I, III e IV.
c) Estão corretas somente as afirmativas: II, III e IV.
d) Está correta somente a afirmativa: III.
e) Estão corretas somente as afirmativas: I e III.
✓ Resposta Correta! Confira a explicação abaixo:
b) Alternativa correta: Estão corretas somente as afirmativas: I, II, III e IV.
Explicação:
Há dois métodos para selecionar uma amostra:
O método de amostragem probabilística, na qual todos os indivíduos possuem a mesma probabilidade de ser escolhido; e o método de amostragem não probabilística, em que há uma escolha deliberada dos elementos na amostra.
Pergunta 2
2. Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Em relação às variáveis, está correto o que se afirma em:
I - Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros.
II - Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais os valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas por meio de algum instrumento.
III - Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
IV. Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus); estágio da doença (inicial, intermediário, terminal); mês de observação (janeiro a dezembro).
a) Estão corretas as afirmativas: I, II, III e IV.
b) Estão corretas somente as afirmativas: I, III e IV.
c) Estão corretas somente as afirmativas: II, III e IV.
d) Está correta somente a afirmativa: III.
e) Estão corretas somente as afirmativas: I e III.
✓ Resposta Correta! Confira a explicação abaixo:
Alternativa correta: Estão corretas as afirmativas: I, II, III e IV.
Explicação:
Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
Pergunta 3
3. População é um conjunto definido de elementos que possuem determinadas características (ex.: conjunto de alunos matriculados numa universidade). Já a amostra é um subconjunto da população (ex.: alunas matriculadas em determinado curso).
Variável é a atribuição numérica a cada característica observada em determinado estudo estatístico. As variáveis podem ser qualitativas (atributos) ou quantitativas (numéricas). As qualitativas são classificadas em nominal e ordinal, enquanto as quantitativas em discretas e contínuas.
Nesse contexto, a variável que pode ser colocada em ordem, por exemplo, a classe social (A, B, C, D, ou E); escolaridade (1º, 2º, 3º graus); estágio da doença (inicial, intermediário, terminal); hierarquia, entre outras, é classificada como:
a) Variável quantitativa discreta.
b) Variável quantitativa contínua.
c) Variável qualitativa ordinal.
d) Variável qualitativa nominal.
e) Variável quantitativa comparativa.
✓ Resposta Correta! Confira a explicação abaixo:
Alternativa correta: c) Variável qualitativa ordinal.
Explicação:
É uma variável qualitativa ordinal, pois está classificando o dado, em ordem de grandeza.
Variáveis qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus); estágio da doença (inicial, intermediário, terminal); mês de observação (janeiro a dezembro) etc.
Pergunta 4
4. A estatística possibilita a apresentação e a descrição, de forma coerente,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.