Buscar

UNINASSAU-CONTEXTUALIZADA-TDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
NUTRIÇÃO
TÉCNICA E DIETÉTICA AVANÇADA 
	CIBELE MARIA DE ARAUJO ROCHA
JUSSARA MARIA DOS SANTOS PESSÔA
MARIA DE FÁTIMS DOS SANTOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Sim! Concordo que traga beneficio para os pacientes: 
A refeição é muito importante para um paciente no seu processo de melhora. Além disso, muitos pacientes dependendo do grau da doença que se encontra precisam de dietas mais restritas. A gastronomia hospitalar é um desafio para os profissionais de nutrição, por muitas vezes são vistas como dietas ruis e sem sabor, a técnica dietética das dietas hospitalares tem proporcionados pela gastronomia cuja proposta principal é oferecer uma dieta equilibrada sem esquecer-se do prazer e satisfação na hora da alimentação. Atualmente, os hospitais que procuram qualidade em alimentação e atendimento ao cliente, aliam a Dietoterápica é gastronomia, essa combinação acrescida de satisfação da clientela, hoje é chamada de gastronomia hospitalar.
A gastronomia passou a fazer parte dos objetivos das unidades de nutrição e dietética hospitalar para a satisfação de pacientes e acompanhantes, cuja queixa principal é, na maioria das vezes que as refeições não têm sabor e, por isso, são rejeitadas. Segundo Jorge (2008), gastronomia hospitalar é a arte, de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares dos pacientes á elaboração de refeições nutritivas e saudáveis, com o intuito de promover a associação entre os objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais da promoção da nutrição com prazer. 
Jorge (2005) cita que em 1956 Sambaguy já destacava que Gastronomia deveria associar se á dietética na assistência técnico-alimentar nos hospitais. “O doente deve comer com gosto, o ato de comer deve constituir um prazer gustativo, visual, olfativo e tátil, considerando que a principal exigência de toda preparação dietética e agradar”. Em ambiente hospitalar a adaptabilidade e o principio dietético estão separados, por participarem de esferas distribuídas do reconhecimento, em que para a gastronomia, as formas e modalidades de alimentação não visam saciar a fome e se projetam como promessa prazerosa escondida além da sociedade (GARCIA, 2006). 
A humanização do Serviço de Nutrição e Dietética deve ser o principal proposito quando se deseja integrar princípios dietéticos com a gastronomia: sendo representado, principalmente pelo atendimento nutricional individualizado com sendo, primeiramente pelo atendimento nutricional individualizado como sendo o maior diferencial para o alcance do conceito de gastronomia hospitalar.
Fonte:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/gastronomia/11651
http://www.gastronomiaverde.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=147:gastronomia-hospitalar&catid=46:gastronomia-hospitalar

Continue navegando