Buscar

Atividade - Direito de Seguro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Construtora XPTO venceu uma licitação federal e firmou um contrato administrativo para a construção de uma nova rodovia interestadual cujo objetivo é interligar as Regiões Norte e Centro-Oeste aos portos de Santos e do Rio de Janeiro, tendo em vista o escoamento da produção do agronegócio.
A obra, de grande vulto, foi orçada em 980 milhões de reais, sendo necessária uma série de desapropriações antes do início dos trabalhos. O contrato foi assinado em 25 de maio de 2014, com previsão de entrega das obras em 25 de maio de 2018, e o pagamento se daria de acordo com um cronograma preestabelecido de medições.
O Governo Federal exigiu que a garantia fosse no maior valor permitido pela Lei nº 8666/90. Nesse sentido, a construtora ofereceu um seguro garantia cujas condições gerais seguem o texto padrão da Susep.
Em 20 de fevereiro de 2016, a seguradora foi surpreendida, por meio de notificação do Governo Federal, pela informação de rescisão do contrato administrativo, que se deu após regular processo administrativo movido em face exclusivamente do tomador e culminou com a aplicação de uma multa à Construtora XPTO no valor de 120 milhões de reais. Ante a inércia da Construtora XPTO, o Governo Federal cobrava a multa da seguradora, invocando o seguro garantia para tal fim.
A seguradora negou cobertura, em notificação recebida pelo Governo Federal em 03 de março de 2016, com o argumento de que o segurado não cumpriu com as suas obrigações previstas em apólice.
Nesse contexto, imagine que a seguradora tenha solicitado à sua consultoria a elaboração de um parecer com prognóstico de êxito sobre o caso.
Sendo assim, nesta atividade, você deve elaborar um parecer com um prognóstico de êxito, abordando todas as questões jurídicas que possam ser utilizadas como matéria de defesa. 
Ao elaborar o seu parecer, considere as condições contratuais padronizadas previstas na Circular Susep nº 477, de 30 de setembro de 2013, para o setor público (ramo 0775), especificamente as condições expressas no Capítulo II, Modalidade II – Seguro garantia para construção, fornecimento ou prestação de serviços.

Outros materiais