Buscar

Trabalho Case N1 Auditoria Tributaria e Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance
Case N1 – Trabalho Auditoria Tributária e Trabalhista
Aluna: 
Relatório de Auditoria da Empresa W L 10 veículos
 A empresa W L 10 veículos, atuando a mais de 20 anos no mercado, com vendas de veículos novos e usados, querendo expandir seus negócios implantou uma oficina para conserto de automóveis e venda de autopeças, ao averiguar seus resultados comprovou-se que estavam inferiores aos esperados.
 O auditor contratado deu início à uma auditoria interna e detectou várias irregularidades. Para chegar a identificação dessas irregularidades o Auditor Interno passou por cinco etapas, sendo elas: planejamento e levantamento do processo; programa de trabalho (destinada à definição de objetivos, de metas e script de procedimentos detalhados); Execução; Relatório de Conclusão e Monitoramento das Recomendações. Após essas etapas e análises, identificou-se a necessidade da contratação de Auditoria Externa, pois nela há independência em relação à Administração da empresa, portanto não ocorrerá conflitos de interesses.
 O Auditor Externo tem a função de examinar e atestar a integridade e veracidade das contas de uma companhia. Na Auditoria Trabalhista, objetiva-se evitar erros e ônus adicionais nas rotinas laborais, como pagamentos a maior de verbas trabalhistas, reclamatórias; multas, pagamentos indevidos ou a maior de INSS, FGTS, Contribuições Sindicais, retenção indevida ou insuficiente do Imposto de Renda na Fonte, entre outros. 
De acordo com Teixeira (2009, p.11), “a auditoria trabalhista é uma ferramenta que pode ser aplicada para orientação técnica, assessoramento, prevenção e consultoria, visando sempre ao aperfeiçoamento do processo de gestão do departamento de recursos humanos”. 
 Já a Auditoria tributária constituirá na análise e revisão dos procedimentos da organização, visando identificar se as referidas obrigações (tanto principais-pagamento de tributos devidos, quando secundárias - como demonstrativos e declarações a fisco) estão sendo cumpridas adequadamente, nos termos da legislação regente.
 A auditoria tributária objetiva o exame e a avaliação de planejamento tributário e a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles adotados para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer outros ônus de natureza fisco-tributária que incidam nas operações, bens e documentos da empresa. (Crepaldi, 2015.p.20).
 Portanto, além de auxiliar na identificação de erros, as auditorias ajudam os gestores a traçar estratégias específicas, focadas para o crescimento da organização e a minimização de falhas ou desvios nos processos.
Referência Bibliográfica:
https://portaldeauditoria.com.br/diferencas-basicas-entre-auditoria-interna-e-auditoria-externa/
http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/o-que-e-Auditoria-Externa.asp
https://www.moorebrasil.com.br/blog/a-importancia-da-auditoria-externa-para-as-empresas-terceiros-e-investidores/

Continue navegando