Buscar

Básico sobre HEMOSTASIA- coagulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BÁSICO SOBRE HEMOSTASIA/ COAGULAÇÃO
•Após a vasoconstrição, há a hemostasia primária, que é dividida em 3 fases:
1-Adesão das plaquetas: as plaquetas aderem ao colágeno subendotelial que fica exposto, isso através de proteínas secretadas por elas. 
A plaqueta se liga a glicoproteína Ib (GPIb), que se liga ao fator de von Willebrand (FvW), que se liga ao colágeno. Também se liga a GPVI, a qual se liga diretamente ao colágeno.
2-Reação de liberação dos grânulos das plaquetas: as plaquetas aderentes são ativadas e liberam seus grânulos.
Iniciada pela ligação à receptores de superfície celular, que ativa a cascata de fosforilação de proteínas, que causam a liberação dos grânulos e estimula a vasoconstrição. Os grânulos secretam ADP (torna as plaquetas mais viscosas para ligarem-se umas às outras), Ca2+, ATP, serotonina, FvW e fator plaquetário 4.
A 2° via de ativação da plaqueta é iniciada pelo fator tecidual (complexo liberado pelo tecido traumatizado), que junto com o fator VIIa, ativa o fator IX, que leva a uma cascata proteolítica, que resulta na geração de trombina (fator IIa), a qual induz a liberação de ADP, serotonina e tromboxano A2 (TxA2) pelas plaquetas e ativam outras plaquetas e amplificam o sinal para formação de trombo.
3-Agregação plaquetária e consolidação: leva a formação de um tampão hemostático primário.
As plaquetas se ligam por meio de ligação com o fibrinogênio indiretamente e com a GPIIb-IIIa diretamente.
•Hemostasia secundária (cascata de coagulação): forma um coágulo de fibrina estável, onde as principais reações de ativação da cascata ocorrem na membrana plasmática, onde há plaquetas ativadas, células endoteliais ativadas e, possivelmente, leucócitos ativados. É dividida em 2 vias, as quais ambas, usando o fator V, levam à ativação do fator X, o qual cliva a protrombina em trombina.
REGULAÇÃO DA HEMOSTASIA:
-Precisa ser restrita ao local específico da lesão vascular;
-O tamanho dos tampões hemostáticos deve ser restrito, de modo que o lúmen vascular permaneça obstruído.
→Existem 5 mecanismos de regulação:
 -Prostaciclina: sintetizada e secretada pelo endotélio, ela aumenta os níveis de AMPc no interior das plaquetas, que inibe a agregação plaquetária e também induz o relaxamento do músculo liso e promove a vasodilatação.
-Antitrombina III: inativa a trombina e outros fatores de coagulação por meio da formação de um complexo estequiométrico com o fator de coagulação.
-Proteína C e S: diminuem a velocidade da cascata de coagulação por meio da inativação de fatores de coagulação Va e VIIIa.
-Inibidor da vida do fator tecidual (IVFT)
-Plasmina: clivagem proteolítica da fibrina em produtos de degradação da fibrina.

Continue navegando